HEPARINA SODICA

Billi Farmacêutica Ltda

Atualizado em 08/12/2014

Composição da Heparina Sodica

SOLUCAO AQUOSA ESTERIL, CONTENDO 5.000 UI DE HEPARINA SODICA (POR 1 ML E POR 0,25 ML).

Indicações da Heparina Sodica

ANTICOAGULANTE1. PARA USO INTRAVENOSO, INTRAMUSCULAR E SUBCUTANEO2 PROFUNDO.

Apresentação da Heparina Sodica

CAIXAS COM 5 FRASCOS-AMPOLA DE 5 ML E CAIXAS COM 25 AMPOLAS DE 0,25 ML.

Composição da Heparina Sodica

CADA ML DO PRODUTO CONTEM HEPARINA SODICA 5.000 UI; VEICULO AQUOSO Q.S.P. 1 ML.

Posologia e Administração da Heparina Sodica

A CRITERIO MEDICO DEPENDENDO DOS RESULTADOS DO TEMPO DE COAGULACAO3. A SOLUCAO INJETAVEL DE HEPARINA PODE SER ADMINISTRADA POR INJECAO4 OU INFUSAO ENDOVENOSA OU, AINDA, POR VIA INTRAMUSCULAR. PARA SE FIXAR O ESQUEMA POSOLOGICO INDIVIDUAL, DEVE-SE EFETUAR OS TESTES DE COAGULACAO3 IMEDIATAMENTE ANTES DE CADA APLICACAO, DURANTE O PRIMEIRO DIA DE TRATAMENTO. RECOMENDA-SE, NO ENTANTO, QUE A DOSE DIARIA NAO DEVA SER INFERIOR A 40.000 UI, POIS DOSES INFERIORES PODEM MASCARAR O RISCO DE EMBOLIA5 POR ATENUAR A SINTOMATOLOGIA CLINICA SEM, NO ENTANTO, IMPEDIR A CONTINUACAO DO PROCESSO TROMBOTICO6. AS DOSES ESTABELECIDAS DEVEM SER EMPREGADAS ATE QUE SE OBTENHA UMA MELHORA DA SINTOMATOLOGIA CLINICA (DIMINUICAO DA TEMPERATURA CORPOREA, ATENUACAO DAS DORES, REABSORCAO DE EDEMA7), O QUE, EM GERAL, OCORRE DENTRO DE 2 A 3 DIAS.

Precauções da Heparina Sodica

PARA OS PACIENTES SOB TERAPEUTICA8 ANTICOAGULANTE1 E OBRIGATORIO O TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO E PROVAS LABORATORIAIS FREQUENTES. A HEPARINA PODE PROLONGAR O TEMPO DA PROTROMBINA9 (``ONE-STAGE''), O QUE DEVERA SER LEVADO EM CONSIDERACAO QUANDO OUTROS ANTICOAGULANTES10 FOREM ADMINISTRADOS SIMULTANEAMENTE, COMO WARFARINA SODICA OU DICUMAROL. DEVERA SER UTILIZADA COM CAUTELA EM PACIENTES COM HIPER-SENSIBILIDADE A PROTEINAS11 ANIMAIS. DEVE-SE OBSERVAR EXTREMA CAUTELA AO SE ADMINISTRAR O PRODUTO NA PRESENCA DE DOENCA RENAL12 OU HEPATICA13 LEVE, HIPERTENSAO14 E EM PACIENTES QUE CONVIVAM COM CATETER E NA AMEACA DE ABORTO. DOSES MAIORES DE HEPARINA PODEM SER NECESSARIAS EM ESTADOS FEBRIS. UM AUMENTO DA RESISTENCIA A HEPARINA E FREQUENTEMENTE ENCONTRADO EM CASOS DE TROMBOSE15, TROMBOFLEBITE16, E EM CASOS DE TENDENCIA A TROMBOSE15, INFARTO DO MIOCARDIO17, CANCER18 E EM PACIENTES POS-OPERADOS. USO NA GRAVIDEZ19: HEPARINA SODICA DEVE SER USADA COM CERTA CAUTELA NA GRAVIDEZ19, ESPECIALMENTE NO ULTIMO TRIMESTRE E IMEDIATAMENTE APOS O PERIODO DE POS-PARTO. NAO HA INFORMACAO ADEQUADA SE A HEPARINA PODE AFETAR OU NAO A FERTILIDADE HUMANA OU TER POTENCIAL TERATOGENICO20 OU OUTROS EFEITOS ADVERSOS AO FETO21. HEPARINA NAO ATRAVESSA A BARREIRA PLACENTARIA E NAO E EXCRETADA NO LEITE MATERNO. - INTERACOES MEDICAMENTOSAS: AS SEGUINTES DROGAS FORAM RELATADAS COMO INIBIDORAS DAS REACOES DE AGREGACAO PLAQUETARIA E DEVERAO SER UTILIZADAS COM CAUTELA EM PACIENTES SOB USO DO PRODUTO: SALICILATOS, DIPIRIDAMOL, GLICERIL-GUAIACOLATO, ACIDO ETACRINICO E ACIDO ASCORBICO.

Reações Adversas da Heparina Sodica

NAO E NECESSARIO INTERROMPER A HEPARINOTERAPIA POR CAUSA DE HEMORRAGIA22 DE POUCA IMPORTANCIA OU POR CAUSA DE PEQUENOS HEMATOMAS23. EM COMPENSACAO, NAS HEMORRAGIAS24 GRAVES, A ADMINISTRACAO DE HEPARINA DEVE SER INTERROMPIDA AO MESMO TEMPO QUE A HEPARINA AINDA PRESENTE NO SANGUE25 E NEUTRALIZADA POR MEIO DE INJECOES DE CLORIDRATO DE PROTAMINA. E PRECISO TOMAR CUIDADO COM AS HEMORRAGIAS24 PROVENIENTES DE FERIDAS OPERATORIAS OU COM AS QUE SE PRODUZEM NOS PONTOS DE INJECAO4, BEM ASSIM COMO EM HEMATOMAS23 QUE SE FORMAM EM PONTOS DE PRESSAO. CONVEM EVITAR TANTO QUANTO POSSIVEL AS INJECOES INTRAMUSCULARES DE OUTROS MEDICAMENTOS ENQUANTO DURAR O TRATAMENTO ANTICOAGULANTE1; EM CASO DE NECESSIDADE, E PRECISO UTILIZAR A VIA VENOSA. NOS CASOS, MUITO RAROS, DE HIPERSENSIBILIDADE A HEPARINA, O TRATAMENTO DEVE SER INTERROMPIDO OU ENTAO PROSSEGUIDO COM OUTRO ANTICOAGULANTE1. A ALOPECIA26 QUE PODE MANIFESTAR-SE EM SEGUIDA A UM TRATAMENTO PELA HEPARINA E ESPONTANEAMENTE REVERSIVEL. - CONDUTA NA SUPERDOSAGEM: EM CASOS DE SUPERDOSAGEM COM HEPARINA SODICA, PODE OCORRER HEMORRAGIA22. NO ENTANTO, PODE-SE EVITA-LA CONTROLANDO-SE A DOSE DE ACORDO COM OS RESULTADOS DOS TESTES LABORATORIAIS. HEMORRAGIA22 DE PEQUENA MONTA PODE SER SUPERADA PELA INTERRUPCAO IMEDIATA DA HEPARINA. SE A HEMORRAGIA22 FOR SEVERA OU PERSISTENTE, APOS A ADMINISTRACAO INTRAVENOSA DE HEPARINA SODICA, INDICA-SE COMO ANTIDOTO27 ADMINISTRACAO INTRAVENOSA DE SULFATO DE PROTAMINA (1 MG DE SULFATO DE PROTAMINA PARA CADA 100 UI DE HEPARINA SODICA - 5 ML DA SOLUCAO A 1% EM 10 MINUTOS). QUANDO A HEPARINA SODICA HOUVER SIDO INJETADA SUBCUTANEAMENTE, 0,5 MG DE SULFATO DE PROTAMINA PARA 100 UI DE HEPARINA SODICA DEVERA SER ADMINISTRADA INTRAVENOSAMENTE. DOSES ADICIONAIS DE SULFATO DE PROTAMINA PODERAO SER ADMINISTRADAS A INTERVALOS DE CERCA DE 2 HORAS.

Contra-Indicações da Heparina Sodica

COMPROMETIMENTO DO LIGEIRO PARENQUIMA28 HEPATICO EXTENSO; INSUFICIENCIA RENAL29; DIATESE HEMORRAGICA30 (TODAS AS FORMAS); HIPERTENSAO14 MALIGNA (SISTOLICA - 200 MMHG); INTERVENCAO SOBRE O SNC31; ENDOCARDITE32 LENTA; ULCERA33 GASTRINTESTINAL SANGRANTE; CIRURGIA DAS VIAS URINARIAS (MACRO-HEMATURIA34); DIABETES35; GRAVIDEZ19; AMAMENTACAO36; TUMORES MALIGNOS COM E SEM METASTASES37 HEPATICAS38. A MENSTRUACAO39 NORMAL NAO CONSTITUI CONTRA-INDICACAO.

Indicações da Heparina Sodica

TROMBOSE15, AMEACA DE TROMBOSE15, EMBOLIA5. PREVENCAO DAS TROMBOSES40 POS-OPERATORIAS; INFARTO DO MIOCARDIO17. HEPARINIZACAO DO SANGUE25 EM CASO DE NECESSIDADE DE CIRCULACAO41 EXTRACORPOREA E DE RIM42 ARTIFICIAL. PROFILAXIA E TRATAMENTO DA HIPERLIPIDEMIA43.

Apresentação da Heparina Sodica

CAIXA CONTENDO 5 FRASCOS-AMPOLA COM 5 ML.

HEPARINA SODICA - Laboratório

Billi Farmacêutica Ltda
Av. Vereador José Diniz, 3465 - Santo Amaro
São Paulo/SP - CEP: 04603-003
Tel: 55 (011)5090-8705
Fax: 55 (011)5090-8735
Email: grupobilli@billi.com.br
Site: http://www.billi.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "Billi Farmacêutica Ltda"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
2 Subcutâneo: Feito ou situado sob a pele. Hipodérmico.
3 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
4 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
5 Embolia: Impactação de uma substância sólida (trombo, colesterol, vegetação, inóculo bacteriano), líquida ou gasosa (embolia gasosa) em uma região do circuito arterial com a conseqüente obstrução do fluxo e isquemia.
6 Trombótico: Relativo à trombose, ou seja, à formação ou desenvolvimento de um trombo (coágulo).
7 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
8 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
9 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
10 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
11 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
12 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
13 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
14 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
15 Trombose: Formação de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Pode ser venosa ou arterial e produz diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.
16 Tromboflebite: Processo inflamatório de um segmento de uma veia, geralmente de localização superficial (veia superficial), juntamente com formação de coágulos na zona afetada. Pode surgir posteriormente a uma lesão pequena numa veia (como após uma injeção ou um soro intravenoso) e é particularmente frequente nos toxico-dependentes que se injetam. A tromboflebite pode desenvolver-se como complicação de varizes. Existe uma tumefação e vermelhidão (sinais do processo inflamatório) ao longo do segmento de veia atingido, que é extremamante doloroso à palpação. Ocorrem muitas vezes febre e mal-estar.
17 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
18 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
19 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
20 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
21 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
22 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
23 Hematomas: Acúmulo de sangue em um órgão ou tecido após uma hemorragia.
24 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
25 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
26 Alopécia: Redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter evolução progressiva, resolução espontânea ou ser controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal.
27 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
28 Parênquima: 1. Célula específica de uma glândula ou de um órgão, contida no tecido conjuntivo. 2. Na anatomia botânica, é o tecido vegetal fundamental, que constitui a maior parte da massa dos vegetais, formado por células poliédricas, quase isodiamétricas e com paredes não lignificadas, a partir das quais os outros tecidos se desenvolvem. 3. Na anatomia zoológica, é a substância celular mole que preenche o espaço entre os órgãos.
29 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
30 Hemorrágica: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
31 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
32 Endocardite: Inflamação aguda ou crônica do endocárdio. Ela pode estar preferencialmente localizada nas válvulas cardíacas (endocardite valvular) ou nas paredes cardíacas (endocardite parietal). Pode ter causa infecciosa ou não infecciosa.
33 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
34 Hematúria: Eliminação de sangue juntamente com a urina. Sempre é anormal e relaciona-se com infecção do trato urinário, litíase renal, tumores ou doença inflamatória dos rins.
35 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
36 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
37 Metástases: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
38 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
39 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
40 Tromboses: Formações de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Podem ser venosas ou arteriais e produzem diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.
41 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
42 Rim: Os rins são órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
43 Hiperlipidemia: Condição em que os níveis de gorduras e colesterol estão mais altos que o normal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.