UROXINA Cápsulas

FARMALAB

Atualizado em 09/12/2014

Composição da Uroxina Cápsulas

cápsulas com 470 mg de ácido pipemídicotriidratado equivalente a 400 mg de ácido pipemídico e cápsulas contendo 235 mg do ácido pipemídico triidratado equivalente a 200 do ácido pipemídico.

Posologia e Administração da Uroxina Cápsulas

segundo estudos clínicos dose para adultos é de 800 mg (2 cápsulas de Uroxina 400 mg ou 4 cápsulas de Uroxina 200 mg), divididas em 2 tomadas pela manhã e à noite durante 10 dias. Deve-se assegurar diurese1 satisfatória mediante apropriada ingestão de líquidos durante a terapêutica2. Como o medicamento conserva sua atividade mesmo com variações de pH entre 5 e 9 não é necessário o ajustamento do mesmo na urina3. Em caso de infecções4 crônicas ou recidivantes5 o medicamento pode ser administrado por período superior a 10 dias.

Precauções da Uroxina Cápsulas

em razão dos riscos de eventual fotossensibilização é recomendável reduzir a exposição do paciente ao sol durante o tratamento. A Uroxina deve ser administrada com prudência durante os três primeiros meses e o último mês da gravidez6. No período de aleitamento materno7, Uroxina deve ser administrado com cautela, pois foram encontrados traços de ácido pipemídico no leite materno.

Reações Adversas da Uroxina Cápsulas

Uroxina em geral é bem tolerada. Em casos isolados foram, no entanto, observadas manifestações alérgicas (prurido8, rash9 cutâneo10) em indivíduos predispostos e distúrbios gástricos que, todavia, não obrigaram a suspensão do tratamento. Nos pacientes idosos, excepcionalmente podem ocorrer manifestações neurossensoriais, caracterizadas por vertigens11 e alteração de equilíbrio, que desaparecem com a suspensão do tratamento.

Contra-Indicações da Uroxina Cápsulas

não administrar Uroxina a crianças até que experiência clínica neste grupo etário estabeleça a segurança.

Indicações da Uroxina Cápsulas

tratamento de infecções4 urinárias causadas por germes sensíveis ao ácido pipemídico.

Apresentação da Uroxina Cápsulas

embalagens com blister de 20 cápsulas.


UROXINA Cápsulas - Laboratório

FARMALAB
Av. Brig. Faria Lima, 1734 - 2º e 3º and
São Paulo/SP - CEP: 01452-001
Tel: 55 (011) 867- 0012
Fax: 55 (011) 813-0500
Email: chiesi.brasil@ibm.net
Site: http://www.farmalabchiesi.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "FARMALAB"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diurese: Diurese é excreção de urina, fenômeno que se dá nos rins. É impróprio usar esse termo na acepção de urina, micção, freqüência miccional ou volume urinário. Um paciente com retenção urinária aguda pode, inicialmente, ter diurese normal.
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
3 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
4 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Recidivantes: Característica da doença que recidiva, que acontece de forma recorrente ou repetitiva.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Aleitamento Materno: Compreende todas as formas do lactente receber leite humano ou materno e o movimento social para a promoção, proteção e apoio à esta cultura. Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
8 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
9 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
10 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
11 Vertigens: O termo vem do latim “vertere” e quer dizer rodar. A definição clássica de vertigem é alucinação do movimento. O indivíduo vê os objetos do ambiente rodarem ao seu redor ou seu corpo rodar em relação ao ambiente.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.