CAPOTEN 12,5 mg, 25 mg e 50 mg

B-MS

Atualizado em 03/06/2015

          CAPOTEN ®


captopril


comprimidos


SQUIBB

Apresentação/Composição de Capoten

CAPOTEN ® (captopril) é apresentado como comprimidos brancos : oblongos sulcados de 12,5 mg, apresentados em cartuchos com 15 ou 30 comprimidos
quadrados bissulcados de 25 mg, apresentados em cartuchos com 16 ou 28 comprimidos
ovais sulcados de 50 mg, apresentados em cartuchos com 16 ou 28 comprimidos.

Cada comprimido de CAPOTEN ® (captopril) 12,5 mg ou 25 mg ou 50 mg contém captopril 12,5 mg ou 25 mg ou 50 mg, respectivamente. Os ingredientes inativos são : celulose microcristalina, amido de milho, lactose1 e ácido esteárico.


USO  PEDIÁTRICO E ADULTO

Informações ao Paciente de Capoten

               A conservação do medicamento deve ser feita em local com temperatura inferior a 40o C, de preferência entre 15 e 30o C e protegido da umidade.
    Prazo de validade: vide cartucho. O produto não deve ser usado após a data de vencimento mencionada na embalagem.
    Os  comprimidos de CAPOTEN ® (captopril) podem apresentar um leve odor de enxofre, que não compromete a sua eficácia.
         

               Os pacientes devem ser advertidos para relatar imediatamente ao seu médico quaisquer sinais2 ou sintomas3 que possam ser indícios de angiedema, tais como : inchaço4 da face5, pálpebras6, lábios, língua7, laringe8 e extremidades, assim como dificuldade para engolir ou respirar, ou rouquidão. Em qualquer uma dessas condições, o medicamento deverá ser suspenso (vide ADVERTÊNCIAS).
    O paciente deve ser avisado para relatar imediatamente ao seu médico qualquer sintoma9 de infecção10 (p. ex., dor de garganta11,  febre12), que não responda prontamente à terapia padrão.
    Todos os pacientes devem ser advertidos que a transpiração13 excessiva e desidratação14 podem levar a uma excessiva queda da pressão arterial15, devido à redução do volume de fluidos.
    O paciente deve ser avisado para não usar diuréticos16 poupadores de potássio, suplementos de potássio ou substitutos de sal contendo potássio sem consultar o seu médico.
    O paciente deve ser instruído que a interrupção ou a descontinuação da medicação deverá ser feita somente sob orientação médica.
    O paciente com insuficiência cardíaca17 sob terapia com captopril deve ser alertado contra o rápido aumento na atividade física.
    Os pacientes devem ser informados que CAPOTEN® (captopril) deve ser tomado 1 hora antes das refeições. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
    Pacientes do sexo feminino em idade de engravidar devem ser avisadas com relação aos riscos da exposição aos inibidores da ECA (por exemplo, CAPOTEN) no segundo e terceiro trimestres, e que estes riscos não parecem ser resultado da exposição intrauterina ao inibidor da ECA limitada ao primeiro trimestre. Informe seu médico a ocorrência de gravidez18 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando.
    A administração concomitante de CAPOTEN® (captopril) com outro medicamento ficará a critério médico.
 CAPOTEN ®  (captopril) é contra-indicado em pacientes que tiveram reações alérgicas prévias com o uso do medicamento.
    NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE19.
    TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
         

Informações Técnicas de Capoten

FARMACOLOGIA20 CLÍNICA

Mecanismo de Ação

O exato mecanismo de ação do CAPOTEN ®  (captopril) ainda não foi completamente elucidado.Os efeitos benéficos do captopril na hipertensão21 e na insuficiência cardíaca17 parecem resultar principalmente da supressão do sistema renina-angiotensina-aldosterona, resultando em concentrações séricas diminuídas de angiotensina II e aldosterona.
Entretanto, não há uma correlação consistente entre os níveis da renina e a resposta à droga.
A redução da angiotesina II leva a uma secreção diminuída de aldosterona e, como resultado, podem ocorrer pequenos aumentos de potássio sérico, juntamente com perda de sódio e fluidos.
A enzima22 conversora de angiotensina (ECA) é idêntica à bradicininase e o captopril também pode interferir na degradação da bradicinina23, provocando aumentos das concentrações de bradicinina23 ou de prostaglandina24 E2.

Farmacocinética

O captopril é rapidamente absorvido por via oral; os picos sangüíneos ocorrem em cerca de 1 hora. A absorção mínima média é de aproximadamente 75%. A presença de alimento no trato gastrintestinal reduz a absorção em cerca de 30 a 40% portanto, captopril deve ser administrado 1 hora antes das refeições. Aproximadamente 25 à 30% da droga circulante liga-se às proteínas25 plasmáticas. A meia vida de eliminação aparente no sangue26 é, provavelmente, menor do que 3 horas. Mais de 95% da dose absorvida é eliminada na urina27 : 40 a 50% como droga inalterada e o restante, como metabólitos28 (dímero dissulfeto do captopril e dissulfeto captopril-cisteína). O comprometimento renal29 pode resultar em acúmulo da droga.
Estudos em animais indicam que o captopril não atravessa a barreira hemato-encefálica30 em quantidades significativas.

Farmacodinâmica

Reduções máximas da pressão arterial15 são freqüentemente observadas 60 à 90 minutos após administração oral de uma dose individual de CAPOTEN ® (captopril). A duração do efeito é relacionada à dose. A redução da pressão arterial15 pode ser progressiva; assim, para se atingir os efeitos terapêuticos máximos, podem ser necessárias várias semanas de tratamento. Os efeitos hipotensores do captopril e dos diuréticos16 tipo tiazídicos são aditivos. A pressão arterial15 é reduzida com a mesma intensidade, tanto na posição ereta, quanto supina. Os efeitos ortostáticos e taquicardia31 são infreqüentes, porém, podem ocorrer em pacientes com depleção32 de volume. Não foi observado nenhum aumento abrupto da pressão arterial15 após a interrupção súbita de CAPOTEN ® (captopril).

Em pacientes com insuficiência cardíaca17, demonstrou-se reduções significativas da resistência vascular33 periférica (sistêmica) e da pressão arterial15 (pós-carga), redução da pressão capilar34 pulmonar (pré-carga) e da resistência vascular33 pulmonar. Demonstrou-se aumento do débito cardíaco35 e do tempo de tolerância ao exercício (TTE). Estes efeitos clínicos e hemodinâmicos ocorrem após a primeira dose e parecem persistir durante todo o período da terapia. Observou-se melhora clínica em alguns pacientes onde os efeitos hemodinâmicos agudos foram mínimos.

O tratamento com captopril resultou em melhoria da sobrevida36 a longo prazo e dos resultados clínicos no estudo SAVE - "Survival and Ventricular Enlargement", com 2.231 pacientes com infarto do miocárdio37.
O estudo multicêntrico, randomizado38, duplo-cego, controlado por placebo39, envolveu pacientes (com idade entre 21-79 anos) que  demonstravam disfunção ventricular esquerda (fração de ejeção ? 40%) sem manifestação de insuficiência cardíaca17.
Especificamente, o captopril reduziu :
todas as causas de mortalidade40 (redução do risco em 19%, p = 0,022);
a incidência41 de morte cardiovascular (redução do risco em 21%, p= 0,017);
manifestações de insuficiência cardíaca17, onde se faz necessário a introdução ou o aumento de digitálicos e diuréticos16 (redução do risco em 19%, p = 0,008) ou da terapia com inibidores da ECA (redução do risco em 35%, p < 0,001);
casos de hospitalização por insuficiência cardíaca17 (redução do risco em 20%, p = 0,034);
casos de infarto do miocárdio37 clínico recorrente (redução do risco em 25%, p = 0,011);
a necessidade de condutas de revascularização coronariana (transplante secundário de aorta42 coronária e angioplastia43 coronária transluminal percutânea - redução do risco em 24%, p = 0,014).

O captopril melhorou a sobrevida36 e os resultados clínicos mesmo quando adicionada a outras terapias pós-infarto do miocárdio37, tais como com trombolíticos, beta-bloqueadores ou ácido acetilsalicílico.
Os mecanismos pelos quais o captopril resulta nessas melhorias incluem a atenuação da dilatação progressiva e da deterioração da função do ventrículo esquerdo e a inibição da ativação neuro-humoral44.

Em estudo multicêntrico, duplo-cego, controlado por placebo39 em pacientes com diabetes45 mellitus insulino-dependentes, retinopatia e proteinúria46, com ou sem hipertensão21 (permitiu-se o tratamento com agentes anti-hipertensivos convencionais para se obter o controle da pressão arterial15), o tratamento com captopril resultou em redução de 51% do risco de duplicação da creatinina47 sérica (p? 0,01), além da redução em 51% do risco de morbidade48/mortalidade40 no estágio final da doença renal29 (diálise49 ou transplante renal29) ou morte (p? 0,01). Os efeitos do tratamento com captopril sobre a manutenção da função renal29 são adicionais a qualquer benefício alcançado a partir da redução da pressão arterial15. Nos pacientes com diabetes45 mellitus e microalbuminúria50, o captopril reduziu a taxa de excreção da albumina51 e atenuou o declínio da taxa de filtração gromerular durante 2 anos de tratamento.

Indicações de Capoten

Hipertensão21
CAPOTEN ® (captopril) é indicado para o tratamento da hipertensão21.

Insuficiência Cardíaca17
CAPOTEN ® (captopril) é indicado no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva52 em associação com diuréticos16 e digitálicos. O efeito benéfico de captopril na insuficiência cardíaca17 não requer a presença de digitálicos.

Infarto do Miocárdio37
O captopril é indicado como terapia pós-infarto do miocárdio37 em pacientes clinicamente estáveis, com disfunção ventricular esquerda assintomática ou sintomática53, para melhorar a sobrevida36, protelar o início da insuficiência cardíaca17 sintomática53, reduzir internações por insuficiência cardíaca17 e diminuir a incidência41 de infarto do miocárdio37 recorrente e as condutas de revascularização coronariana.

Nefropatia54 Diabética
O captopril é indicado para o tratamento de nefropatia54 diabética (proteinúria46 >500 mg/dia) em pacientes com diabetes45 mellitus insulino-dependentes. Nestes pacientes, o captopril previne a progressão da doença renal29 e reduz seqüelas clínicas associadas (diálise49, transplante renal29 e morte).

Contra-Indicações de Capoten

História de hipersensibilidade prévia ao captopril ou qualquer outro inibidor da enzima22 conversora da angiotensina (p. Ex., paciente que tenha apresentado angiedema durante a terapia com qualquer outro inibidor da ECA).

Advertências de Capoten

Angiedema

Observou-se angiedema em pacientes tratados com inibidores da ECA, incluindo-se o captopril. Se o angiedema envolver a língua7, glote55 ou laringe8, poderá ocorrer a obstrução das vias aéreas e ser fatal. A terapia de emergência56 deverá ser instituída imediatamente.
O inchaço4 confinado à face5, membranas mucosas57 da boca58, lábios e extremidades, geralmente desaparecem com a descontinuação da captopril; alguns casos necessitaram de terapia médica.

Reações Anafiláticas59 durante dessensibilização60

Dois pacientes sob tratamento com outro inibidor da eca submetendo-se a um tratamento de dessensibilização60 com veneno de Hymenoptera, sofreram reações anafilácticas com risco de vida. Nestes mesmos pacientes, as reações foram evitadas quando a administração do inibidor da ECA foi temporariamente interrompida, mas elas reaparecem quando de uma nova administração. Portanto, cuidado é necessário em pacientes tratados com inibidores da eca e sob tais procedimentos de dessensibilização60.

Reações Anafiláticas59 durante diálise49 de alto fluxo/exposição a membranas de aferese lipoprotéica

Reações anafilácticas têm sido relatadas em pacientes hemodialisados com membrana de diálise49 de alto fluxo, tratados concomitantemente com um inibidor da eca. Reações anafilácticas também têm sido relatadas em pacientes sob aferese de lipoproteínas de baixa densidade com absorção de sulfato de dextrano. Nestes pacientes, deve-se considerar a utilização de um tipo diferente de membrana de diálise49 ou uma diferente classe de medicamentos.

Neutropenia61/Agranulocitose62

A neutropenia61 é muito rara (< 0,02%) em pacientes hipertensos com função renal29 normal (Crs < 1,6 mg/dL63, sem doença vascular33 de colágeno64).
Em pacientes com algum grau de insuficiência renal65 (creatinina47 sérica de pelo menos 1,6 mg/dl63), mas sem doença vascular33 de colágeno64, o risco da neutropenia61 nos estudos clínicos foi de cerca de 0,2%.
O uso concomitante de alopurinol e captopril foi associado à neutropenia61.
Em pacientes com doenças vasculares66 de colágeno64 (p. Ex., lúpus67 eritematoso68 sistêmico69, escleroderma) e insuficiência renal65, a neutropenia61 ocorreu em 3,7% dos pacientes em estudos clínicos.
Relata-se neutropenia61 geralmente após 3 meses do início da administração de captopril. exames da medula óssea70 em pacientes com neutropenia61 mostraram consistentemente hipoplasia71 mielóide, freqüentemente acompanhada por hipoplasia71 eritróide e diminuição no número de megacariócitos (ex.: medula óssea70 hipoplástica e pancitopenia72), algumas vezes foram observados anemia73 e trombocitopenia74.
Em geral, a contagem de neutrófilos75 voltou ao normal em cerca de duas semanas após a descontinuação do CAPOTEN ® (captopril), e as infecções76 graves se limitaram aos pacientes clinicamente complicados. Cerca de 13% dos casos de neutropenia61 tiveram um fim fatal, mas quase todas as fatalidades ocorreram em pacientes gravemente enfermos, com doenças vasculares66 de colágeno64, insuficiência renal65, insuficiência cardíaca17 ou terapia imunossupressora ou uma combinação destes fatores agravantes.
Se o captopril for utilizado em pacientes com insuficiência renal65, deve-se realizar contagem de leucócitos77 e contagens diferenciais antes do início do tratamento e a intervalos aproximados de duas semanas durante cerca de 3 meses, e periodicamente depois disso.

Em pacientes com doença vascular33 de colágeno64 ou que estejam expostos a outras drogas que conhecidamente afetam os leucócitos77 ou a resposta imunológica, principalmente quando há insuficiência renal65, o captopril deverá ser empregado, com cuidado, somente após uma avaliação do risco e benefício.
Já que a interrupção da administração de captopril e de outras drogas geralmente levam ao pronto restabelecimento da contagem leucócitária a valores normais, quando da confirmação da neutropenia61 (contagem de neutrófilos75 < 1000/mm3), o médico deverá suspender o medicamento e acompanhar cuidadosamente o paciente.

Proteinúria46

Proteína urinária total superior a 1 g/dia foi observada em cerca de 0,7% dos pacientes tomando captopril.
Cerca de 90% dos pacientes afetados apresentaram evidências de doença renal29 anterior ou receberam doses relativamente elevadas de captopril (acima de 150 mg/dia), ou ambos.
Em estudo multicêntrico, duplo-cego, controlado por placebo39, envolvendo 207 pacientes com nefropatia54 diabética e proteinúria46 (? 500 mg/dia), que receberam 75 mg/dia de captopril durante uma média de 3 anos, houve uma consistente redução da proteinúria46.
Não se sabe se a terapia a longo prazo teria efeitos similares em pacientes com outros tipos de doença renal29.
Pacientes com doença renal29 anterior ou aqueles recebendo captopril em doses superiores a 150 mg, deverão fazer uma avaliação da proteína urinária antes do tratamento (feita na primeira urina27 da manhã) e depois, realizar o teste periodicamente.

Hipotensão78

Raramente observou-se hipotensão78 excessiva em pacientes hipertensos, mas é uma conseqüência possível do uso de captopril em indivíduos sal/volume-depletados (tais como aqueles tratados vigorosamente com diuréticos16), pacientes com insuficiência cardíaca17 ou naqueles pacientes que estão sendo submetidos a diálise49 renal29.
Na hipertensão21, a chance de ocorrer efeitos hipotensores com as doses iniciais de captopril podem ser minimizadas pela descontinuação do diurético79 ou pelo aumento da ingestão de sal aproximadamente 1 semana antes do início do tratamento com captopril ou iniciando-se a terapia com doses pequenas (6,25 ou 12,5 mg). Pode ser aconselhável um acompanhamento médico por pelo menos 1 hora após a dose inicial. Uma resposta hipotensora transitória não é contra-indicação para doses subseqüentes, que podem ser administradas sem dificuldade uma vez que a pressão se eleve.
Na insuficiência cardíaca17, quando a pressão sangüínea80 foi normal ou baixa, registrou-se diminuições transitórias na pressão sangüínea80 média superiores a 20% em cerca da metade dos pacientes.
É mais provável que esta hipotensão78 transitória ocorra após qualquer das várias doses iniciais e geralmente é bem tolerada, sendo assintomática ou produzindo uma breve sensação de cabeça81 leve.
Devido à queda potencial da pressão arterial15 nestes pacientes, a terapia deverá ser iniciada sob rigoroso monitoramento médico. Uma dose inicial de 6,25 ou 12,5 mg, 3 vezes ao dia, pode minimizar o efeito hipotensivo. Os pacientes deverão ser cuidadosamente acompanhados, durante as primeiras duas semanas de tratamento e sempre que a dose de captopril e/ou diurético79 for aumentada.
A hipotensão78 por si só não é uma razão para a interrupção da administração de CAPOTEN®  (captopril). A magnitude da queda de pressão é maior no início do tratamento e este efeito se estabiliza no prazo de 1 ou 2 semanas. Este efeito geralmente volta aos níveis de pré-tratamento, sem diminuição da eficácia terapêutica82, no prazo de 2 meses..

Morbidade48 e Mortalidade40 Fetal/Neonatal

Quando usados na gravidez18 durante o segundo e terceiro trimestres, os inibidores da eca podem causar danos ao desenvolvimento e mesmo morte fetal. Quando a gravidez18 for detectada, CAPOTEN® (captopril) deve ser descontinuado o quanto antes.

Insuficiência hepática83

Em raras ocasiões, os inibidores da eca têm sido associados com uma síndrome84 que se inicia com icterícia85 colestática e progride para uma necrose86 hepática87 fulminante e morte (algumas vezes). Os mecanismos desta síndrome84 não são conhecidos. Pacientes recebendo inibidores da eca que desenvolveram icterícia85 ou elevações acentuadas das enzimas hepáticas88 devem descontinuar o tratamento com inibidores da eca e receber acompanhamento médico apropriado.

Precauções de Capoten

Gerais

Insuficiência Renal65

HIPERTENSÃOAlguns pacientes com doença renal29, principalmente com grave estenose89 de artéria renal90, apresentaram aumentos da uréia91 e creatinina47 séricas, após a redução da pressão arterial15 com captopril. A redução da posologia de captopril e/ou descontinuação do diurético79 podem ser necessárias.

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA17
Cerca de 20% dos pacientes apresentam elevações estáveis da uréia91 e creatinina47 séricas 20% acima do normal ou do patamar de referência, com tratamentos prolongados realizados com captopril. Menos de 5% dos pacientes, geralmente aqueles com graves doenças renais pré-existentes, necessitaram a descontinuação do tratamento devido aos valores progressivamente crescentes de creatinina47.

HIPERCALEMIA92
Elevações no potássio sérico foram observadas em alguns pacientes tratados com inibidores da ECA, incluindo-se o captopril. O risco de desenvolvimento de hipercalemia92, quando em tratamento com inibidores da eca, existe em pacientes com insuficiência renal65, diabete mellitus e naqueles usando concomitantemente diuréticos16 poupadores de potássio, suplementos de potássio ou substitutos do sal contendo potássio ou outras drogas associadas com aumentos de potássio sérico (p. Ex., heparina).

Tosse

Relata-se tosse com o uso de inibidores da eca. Caracteristicamente, esta é uma tosse persistente e não produtiva e desaparece após a descontinuação da terapia.
A tosse induzida por inibidor da eca deve ser considerada como parte do diagnóstico93 diferencial da tosse.

Cirurgia/Anestesia94

Durante grandes cirurgias ou durante a anestesia94 com agentes que produzem hipotensão78, o captopril irá bloquear a formação de angiotensina II secundária à liberação compensatória de renina. Se a hipotensão78 ocorrer e for considerada como sendo devido a este mecanismo, poderá ser corrigida pela expansão de volume.

Gravidez18

CATEGORIA "C" (Primeiro trimestre) E "D" (Segundo e terceiro trimestres). Vide ADVERTÊNCIAS - Morbidade48 e Mortalidade40 Fetal/Neonatal.

Lactantes95

Concentrações de captopril no leite materno correspondem a 1% daquelas existentes no sangue26 materno. Devido ao potencial do captopril em causar reações adversas severas nos lactentes96, deve-se tomar uma decisão entre se descontinuar a amamentação97 ou suspender o medicamento, levando-se em conta a importância do CAPOTEN ®  (captopril) para a mãe.

Uso Pediátrico

A segurança e a eficácia do CAPOTEN ®  (captopril) em crianças não foi estabelecida.

Interações Medicamentosas de Capoten

Hipotensão78
Pacientes em terapia com diuréticos16
Pacientes tomando diuréticos16 e principalmente aqueles nos quais a terapia com diuréticos16 foi instituída recentemente, bem como aqueles com intensas restrições dietéticas de sal ou em diálise49, poderão apresentar, ocasionalmente, uma redução brusca da pressão arterial15, geralmente na primeira hora após terem recebido a dose inicial de captopril.

Agentes com Atividade Vasodilatadora
Drogas com atividade vasodilatadora deverão ser administradas com cuidado, considerando-se o uso de dosagens menores.

Agentes que afetam a Atividade Simpática
Agentes que afetam a atividade simpática (p. ex., agentes bloqueadores ganglionares ou agentes bloqueadores de neurônios98 adrenérgicos99) devem ser usados com cautela.

Agentes que aumentam o Potássio Sérico
Agentes poupadores de potássio, tais como a espironolactona, triantereno ou a amilorida, ou suplementos de potássio, deverão ser administrados apenas para hipocalemia100 documentada e, então, com cautela, já que podem levar a um aumento siginificativo do potássio sérico. Os substitutos do sal contendo potássio deverão ser também usados com cautela.

Inibidores da Síntese Endógena de Prostaglandinas101
Há relatos de qua a indometacina pode reduzir o efeito anti-hipertensivo do captopril, principalmente em casos de hipertensão21 com renina baixa. Outros agentes antiinflamatórios não esteróides (p. ex., ácido acetilsalicílico) também podem apresentar este efeito.

Lítio
Relata-se aumento dos níveis séricos de lítio e sintomas3 de toxicidade102 do lítio em pacientes recebendo concomitantemente lítio e inibidores da ECA. Estas drogas devem ser administradas com cuidado e recomenda-se monitorização freqüente dos níveis séricos de lítio. Se um diurético79 for usado concomitantemente, os riscos de toxicidade102 pelo lítio aumentam.

Interação Entre Testes Laboratoriais-Droga de Capoten

Captopril pode resultar em falso-positivo em  teste de urina27 para acetona.

Reações Adversas de Capoten

Dermatológicas : Erupções cutâneas103, freqüentemente com prurido104 e algumas vezes com febre12, artralgia105 e eosinofilia106, ocorreram em cerca de 4 a 7% dos pacientes, geralmente durante as primeiras 4 semanas de terapia. O prurido104, sem erupção107, ocorre em cerca de 2% dos pacientes. Relata-se, também, lesão108 associada e reversível do tipo penfigóide e reações de fotossensibilidade.Relata-se raramente rubor ou palidez (? 0,5% dos pacientes).

Cardiovasculares : Poderá ocorrer hipotensão78. Taquicardia31, dores no peito109 e palpitações110 foram, cada uma delas, observadas em aproximadamente 1% dos pacientes. Angina111 pectoris, infarto do miocárdio37, síndrome84 de raynaud e insuficiência cardíaca congestiva52 ocorreram em taxas? a 0,3% dos pacientes.

Gastrintestinais : Aproximadamente 2 a 4 % dos pacientes (dependendo da dose e do estado renal29) apresentaram disgeusia112.

Hematológicas : Pode ocorrer neutropenia61/agranulocitose62, assim como casos de anemia73, trombocitopenia74 e pancitopenia72.

Imunológicas : Relata-se angiedema envolvendo as extremidades, face5, lábios, membranas mucosas57, língüa, glote55 ou laringe8 em aproximadamente 0,1% dos pacientes. O angiedema envolvendo as vias aéreas superiores pode provocar obstrução fatal das vias aéreas.

Respiratórias : Foi relatada tosse em 0,5-2% dos pacientes tratados com captopril em estudos clínicos.

Renais : Cada uma das reações adversas citadas a seguir foram relatadas raramente (? 0,2%) e sua relação com o uso da droga é incerta : insuficiência renal65, dano renal29, síndrome nefrótica113, poliúria114, oligúria115 e freqüência urinária. Relata-se proteinúria46.

Não foi possível determinar com exatidão a incidência41 ou a relação causal para os efeitos colaterais116 listados abaixo :

Gerais : astenia117, ginecomastia118.

Cardiovasculares : parada cardíaca, acidente/insuficiência119 cérebro120 vascular33, distúrbios de ritmo, hipotensão78 ortostática, síncope121.  

Dermatológicos : pênfigo bolhoso, eritema multiforme122 (incluindo síndrome de stevens-johnson123), dermatite124 esfoliativa.

Gastrintestinais : Pancreatite125, glossite126, dispepsia127.

Hematológicos : anemia73, incluindo as formas aplástica e hemolítica.

Hepatobiliares128 : icterícia85, hepatite129, incluindo raros casos de necrose86 e colestase130.

Metabólicos : hiponatremia131 sintomática53.
Músculo-esqueléticos : mialgia132, miastenia133.

Nervoso/Psiquiátricos : ataxia134, confusão, depressão, nervosismo, sonolência.

Respiratórios : broncoespasmo135, pneumonite136 eosinofílica, rinite137.

Órgãos dos Sentidos : visão138 turva.

Urogenitais : impotência139.

Assim como ocorre com outros inibidores da eca, relatou-se uma síndrome84 que inclui: febre12, mialgia132, artralgia105, nefrite140 intersticial141, vasculite142, erupção107 ou outras manifestações dermatológicas, eosinofilia106 e hemossedimentação elevada.

Mortalidade40 e Morbidade48 Fetal/Neonatal : o uso de inibidores da eca durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez18 tem sido associado com dano fetal e neonatal e morte.

Testes Laboratoriais Alterados

Eletrólitos143 do Soro144
hipercalemia92 : principalmente em pacientes com insuficiência renal65
hiponatremia131 : principalmente em pacientes sob dieta com restrição de sal ou sob tratamento concomitante com diuréticos16.

Uréia91/ Creatinina47 sérica
Elevação transitória dos níveis de uréia91 e creatinina47 sérica principalmente em pacientes volume- ou sal-depletados ou com hipertensão21 renovascular.

Hematológica
Ocorrência de títulos positivos de anti-corpo anti-núcleo.  

Testes de Função Hepática87
Podem ocorrer elevações das transaminases, fosfatase alcalina145 e bilirrubina146 sérica.

Dosagem e Administração de Capoten

CAPOTEN ® (captopril) deve ser tomado 1 hora antes das refeições. A dose deve ser individualizada.

Hipertensão21

O início da terapia exige ponderação de recentes tratamentos anti-hipertensivos, da extensão da elevação da pressão sangüínea80, da restrição de sal e das outras circunstâncias clínicas.
Se possível, interromper a droga anti-hipertensiva, que o paciente estava tomando anteriormente, uma semana antes de iniciar o tratamento com CAPOTEN ® (captopril).

A dose inicial de CAPOTEN ® (captopril) é 50 mg uma vez ao dia ou 25 mg duas vezes ao dia. Se não houver uma redução satisfatória da pressão sangüínea80 após duas ou quatro semanas, a dose pode ser aumentada para 100 mg uma vez ao dia ou 50 mg duas vezes ao dia. A restrição concomitante do sódio pode ser benéfica, quando o CAPOTEN ® (captopril) for usado isoladamente.

Se a pressão sangüínea80 não for satisfatoriamente controlada após uma ou duas semanas nesta dose (e o paciente ainda não estiver tomando um diurético79), deverá ser acrescentada uma pequena dose de diurético79 do tipo tiazídico (p. ex., 25 mg/dia de hidroclorotiazida). A dose de diurético79 poderá ser aumentada em intervalos de uma a duas semanas, até que seja atingida sua dose anti-hipertensiva usual máxima.

Se o CAPOTEN ® (captopril) estiver sendo introduzido em um paciente sob diureticoterapia, o tratamento com CAPOTEN ® (captopril) deverá ser iniciado sob rigorosa supervisão médica.

Se for necessária uma redução subseqüente da pressão sangüínea80, a dose de CAPOTEN ® (captopril) poderá ser aumentada pouco a pouco (enquanto persistindo com o diurético79) e um esquema de dosagem de três vezes ao dia poderá ser considerado. A dose de CAPOTEN ® (captopril) no tratamento da hipertensão21 normalmente não excede 150 mg/dia. Uma dose diária máxima de 450 mg de CAPOTEN ® (captopril) não deverá ser excedida.
Para pacientes147 com hipertensão21 grave (p. ex., hipertensão21 acelerada ou maligna), quando uma descontinuação temporária da terapia anti-hipertensiva atual não é viável ou desejável ou quando a titulação imediata para níveis de pressão arterial15 mais baixos for indicada, o diurético79 deverá ser mantido, mas outras medicações anti-hipertensivas concomitantes deverão ser interrompidas e a posologia do CAPOTEN ® (captopril) deverá ser iniciada imediatamente em 25 mg, duas a três vezes ao dia, sob rigoroso controle médico.

Quando necessário, devido ao estado clínico do paciente, a dose diária do CAPOTEN ® (captopril) poderá ser aumentada a cada 24 horas ou menos sob monitoramento médico contínuo, até que uma resposta pressórica sangüínea satisfatória seja obtida ou a dose máxima de CAPOTEN ® (captopril) seja atingida. Neste regime, a inclusão de um diurético79 mais potente, p. ex., a furosemida, pode também ser indicada.

Insuficiência Cardíaca17

O início da terapia exige ponderação da terapia diurética recente e da possibilidade de uma depleção32 sal/volume grave. Em pacientes com pressão arterial15 normal ou baixa, que tenham sido vigorosamente tratados com diuréticos16 e que possam estar hiponatrêmicos e/ou hipovolêmicos, uma dose inicial de 6,25 ou l2,5 mg duas ou três vezes ao dia, poderá minimizar a magnitude ou a duração do efeito hipotensor (ver ADVERTÊNCIAS - Hipotensão78); para estes pacientes, a titulação da posologia diária usual pode então ocorrer dentro dos próximos dias.

Para a maioria dos pacientes a dose diária inicial usual é 25 mg duas ou três vezes ao dia. Após uma dose de 5O mg duas ou três vezes ao dia ter sido atingida, aumentos subseqüentes na posologia devem ser retardados, quando possível, durante pelo menos duas semanas, para determinar se ocorre uma resposta satisfatória.

A maioria dos pacientes estudados apresentou uma melhoria clínica satisfatória com uma dose diária de 150 mg ou menos.
Uma dose máxima diária de 450 mg de CAPOTEN ® (captopril) não deverá ser excedida.
CAPOTEN ® (captopril) geralmente deve ser usado em conjunto com um diurético79 e digitálicos. A terapia com CAPOTEN ® (captopril) precisa ser iniciada sob rigoroso monitoramento médico.

Infarto do Miocárdio37

A terapia deve ser inciada três dias após o episódio de infarto do miocárdio37. Após uma dose inicial de 6,25 mg, a terapia com captopril deverá aumentar para 37,5 mg/dia em doses divididas, 3 vezes ao dia conforme tolerado. A dose deve ser aumentada para 75 mg/dia administrados em doses divididas, 3 vezes ao dia conforme a tolerabilidade, durante os dias seguintes, até que se atinja a dose-alvo final de 150 mg/dia em doses divididas, 3 vezes ao dia administrados durante as várias semanas seguintes.

Se houver ocorrência de hipotensão78 sintomática53, pode ser necessária uma redução da dose. As tentativas subseqüentes para se atingir a dose de 150 mg/dia deverão ser baseadas na tolerabilidade do paciente ao captopril.

O captopril pode ser utilizado em pacientes submetidos a outras terapias pós-infarto do miocárdio37, p. ex., com trombolíticos, ácido acetilsalicílico ou beta-bloqueadores.

Nefropatia54 Diabética

Em pacientes com nefropatia54 diabética, a dose diária recomendada de captopril é de 75 mg em doses divididas, 3 vezes ao dia.

Se uma redução adicional da pressão arterial15 é necessária, outros agentes anti-hipertensivos, tais como diuréticos16, agentes bloqueadores de beta-adrenorreceptores, agentes que atuam centralmente ou vasodilatadores, podem ser usados conjuntamente com o captopril.

Ajuste da dose para pacientes147 com Insuficiência Renal65

Doses divididas de captopril 75 a 100 mg/dia são bem toleradas em pacientes com nefropatia54 diabética e insuficiência renal65 leve a moderada.
Devido ao fato de que o CAPOTEN ® (captopril) é excretado principalmente pelos rins148, a velocidade de excreção é reduzida em pacientes com função renal29 comprometida. Portanto, estes pacientes poderão responder a doses menores ou menos freqüentes.

Sendo assim, para pacientes147 com insuficiência renal65 significativa, a dose diária inicial de CAPOTEN ® (captopril) deverá ser reduzida e incrementos menores devem ser utilizados para titulação, que deverá ser bastante lenta (intervalos de uma a duas semanas).

Superdosagem de Capoten

A correção da hipotensão78 deve ser a principal preocupação. Enquanto que o captopril pode ser removido da circulação149 de um adulto por hemodiálise150, os dados sobre  à eficácia da hemodiálise150 para remover a droga da circulação149 de recém-nascidos ou crianças são inadequados. A diálise peritoneal151 não é eficaz na remoção do captopril; não há informação com relação a transfusão152 como alternativa para a remoção da droga da circulação149 geral.

Armazenagem de Capoten

Armazenar o produto em temperatura ambiente, entre 15 e 30 oc. Proteger da umidade.


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA


CAPOTEN 12,5 mg, 25 mg e 50 mg - Laboratório

B-MS
Rua Carlos Gomes, 924
São Paulo/SP - CEP: 04743-002
Tel: 55 (011) 882-2000
Fax: 55 (011) 246-0151
Site: http://www.bristol.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "B-MS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Inchaço: Inchação, edema.
5 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
6 Pálpebras:
7 Língua:
8 Laringe: É um órgão fibromuscular, situado entre a traqueia e a base da língua que permite a passagem de ar para a traquéia. Consiste em uma série de cartilagens, como a tiroide, a cricóide e a epiglote e três pares de cartilagens: aritnoide, corniculada e cuneiforme, todas elas revestidas de membrana mucosa que são movidas pelos músculos da laringe. As dobras da membrana mucosa dão origem às pregas vocais.
9 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
10 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
11 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
12 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
13 Transpiração: 1. Ato ou efeito de transpirar. 2. Em fisiologia, é a eliminação do suor pelas glândulas sudoríparas da pele; sudação. Ou o fluido segregado pelas glândulas sudoríparas; suor. 3. Em botânica, é a perda de água por evaporação que ocorre na superfície de uma planta, principalmente através dos estômatos, mas também pelas lenticelas e, diretamente, pelas células epidérmicas.
14 Desidratação: Perda de líquidos do organismo pelo aumento importante da freqüência urinária, sudorese excessiva, diarréia ou vômito.
15 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
16 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
17 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
18 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
19 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
20 Farmacologia: Ramo da medicina que estuda as propriedades químicas dos medicamentos e suas respectivas classificações.
21 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
22 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
23 Bradicinina: É um polipeptídio plasmático que tem função vasodilatadora e que se forma em resposta à presença de toxinas ou ferimentos no organismo.
24 Prostaglandina: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
25 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
26 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
27 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
28 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
29 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
30 Encefálica: Referente a encéfalo.
31 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
32 Depleção: 1. Em patologia, significa perda de elementos fundamentais do organismo, especialmente água, sangue e eletrólitos (sobretudo sódio e potássio). 2. Em medicina, é o ato ou processo de extração de um fluido (por exxemplo, sangue) 3. Estado ou condição de esgotamento provocado por excessiva perda de sangue. 4. Na eletrônica, em um material semicondutor, medição da densidade de portadores de carga abaixo do seu nível e do nível de dopagem em uma temperatura específica.
33 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
34 Capilar: 1. Na medicina, diz-se de ou tubo endotelial muito fino que liga a circulação arterial à venosa. Qualquer vaso. 2. Na física, diz-se de ou tubo, em geral de vidro, cujo diâmetro interno é diminuto. 3. Relativo a cabelo, fino como fio de cabelo.
35 Débito cardíaco: Quantidade de sangue bombeada pelo coração para a aorta a cada minuto.
36 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
37 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
38 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
39 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
40 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
41 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
42 Aorta: Principal artéria do organismo. Surge diretamente do ventrículo esquerdo e através de suas ramificações conduz o sangue a todos os órgãos do corpo.
43 Angioplastia: Método invasivo mediante o qual se produz a dilatação dos vasos sangüíneos arteriais afetados por um processo aterosclerótico ou trombótico.
44 Neuro-humoral: Relativo a sistemas regulatórios neurais e humorais (hormonais).
45 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
46 Proteinúria: Presença de proteínas na urina, indicando que os rins não estão trabalhando apropriadamente.
47 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
48 Morbidade: Morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
49 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
50 Microalbuminúria: Pequena quantidade da proteína chamada albumina presente na urina, detectável por exame laboratorial. É um sinal precoce de dano aos rins (nefropatia), uma complicação comum e séria do diabetes. A ADA (American Diabetes Association) recomenda que as pessoas com diabetes tipo 2 testem a microalbuminúria no momento do diagnóstico e uma vez por ano após o diagnóstico. Pessoas com diabetes tipo 1 devem ser testadas após 5 anos do diagnóstico e a cada ano após o diagnóstico. A microalbuminúria é evitada com o controle da glicemia, redução na pressão sangüínea e modificação na dieta.
51 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc.
52 Insuficiência Cardíaca Congestiva: É uma incapacidade do coração para efetuar as suas funções de forma adequada como conseqüência de enfermidades do próprio coração ou de outros órgãos. O músculo cardíaco vai diminuindo sua força para bombear o sangue para todo o organismo.
53 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
54 Nefropatia: Lesão ou doença do rim.
55 Glote: Aparato vocal da laringe. Consiste das cordas vocais verdadeiras (pregas vocais) e da abertura entre elas (rima da glote).
56 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
57 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
58 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
59 Reações anafiláticas: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
60 Dessensibilização: É uma maneira de parar ou diminuir a resposta a reações alérgicas a algumas coisas. Por exemplo, se uma pessoa apresenta uma reação alérgica a alguma substância, o médico dá a esta pessoa uma pequena quantidade desta substância para aumentar a sua tolerância e vai aumentando esta quantidade progressivamente. Após um período de tempo, maiores doses são oferecidas antes que a dose total seja dada. É uma maneira de ajudar o organismo a prevenir as reações alérgicas.
61 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.
62 Agranulocitose: Doença causada pela falta ou número insuficiente de leucócitos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que se manifesta como ulcerações na garganta e outras mucosas, seguidas por infecções graves.
63 Mg/dL: Miligramas por decilitro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.
64 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
65 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
66 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
67 Lúpus: 1. É uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico. 2. Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesta patologia, a defesa imunológica do indivíduo se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especializados no assunto.
68 Eritematoso: Relativo a ou próprio de eritema. Que apresenta eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
69 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
70 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
71 Hipoplasia: Desenvolvimento defeituoso ou incompleto de tecido ou órgão, geralmente por diminuição do número de células, sendo menos grave que a aplasia.
72 Pancitopenia: É a diminuição global de elementos celulares do sangue (glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas).
73 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
74 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
75 Neutrófilos: Leucócitos granulares que apresentam um núcleo composto de três a cinco lóbulos conectados por filamenos delgados de cromatina. O citoplasma contém grânulos finos e inconspícuos que coram-se com corantes neutros.
76 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
77 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
78 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
79 Diurético: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
80 Pressão sangüínea: Força exercida pelo sangue arterial por unidade de área da parede arterial. É expressa como uma razão (Exemplo: 120/80, lê-se 120 por 80). O primeiro número é a pressão sistólica ou pressão máxima. E o segundo número é a presão diastólica ou mínima.
81 Cabeça:
82 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
83 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
84 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
85 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
86 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
87 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
88 Enzimas hepáticas: São duas categorias principais de enzimas hepáticas. A primeira inclui as enzimas transaminasas alaninoaminotransferase (ALT ou TGP) e a aspartato aminotransferase (AST ou TOG). Estas são enzimas indicadoras do dano às células hepáticas. A segunda categoria inclui certas enzimas hepáticas como a fosfatase alcalina (FA) e a gamaglutamiltranspeptidase (GGT) as quais indicam obstrução do sistema biliar, quer seja no fígado ou nos canais maiores da bile que se encontram fora deste órgão.
89 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
90 Artéria Renal: Ramo da aorta abdominal que irriga os rins, glândulas adrenais e ureteres.
91 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C.
92 Hipercalemia: É a concentração de potássio sérico maior que 5.5 mmol/L (mEq/L). Uma concentração acima de 6.5 mmol/L (mEq/L) é considerada crítica.
93 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
94 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
95 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
96 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
97 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
98 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
99 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
100 Hipocalemia: Concentração sérica de potássio inferior a 3,5 mEq/l. Pode ocorrer por alterações na distribuição de potássio (desvio do compartimento extracelular para intracelular) ou de reduções efetivas no conteúdo corporal de potássio por uma menor ingesta ou por perda aumentada. Fraqueza muscular e arritimias cardíacas são os sinais e sintomas mais comuns, podendo haver também poliúria, polidipsia e constipação. Pode ainda ser assintomática.
101 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
102 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
103 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
104 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
105 Artralgia: Dor em uma articulação.
106 Eosinofilia: Propriedade de se corar facilmente pela eosina. Em patologia, é o aumento anormal de eosinófilos no sangue, característico de alergias e infestações por parasitas. Em patologia, é o acúmulo de eosinófilos em um tecido ou exsudato.
107 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
108 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
109 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original
110 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
111 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
112 Disgeusia: Termo médico que designa alterações na percepção do paladar do paciente ou a sua diminuição.
113 Síndrome nefrótica: Doença que afeta os rins. Caracteriza-se pela eliminação de proteínas através da urina, com diminuição nos níveis de albumina do plasma. As pessoas com síndrome nefrótica apresentam edema, eliminação de urina espumosa, aumento dos lipídeos do sangue, etc.
114 Poliúria: Diurese excessiva, pode ser um sinal de diabetes.
115 Oligúria: Clinicamente, a oligúria é o débito urinário menor de 400 ml/24 horas ou menor de 30 ml/hora.
116 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
117 Astenia: Sensação de fraqueza, sem perda real da capacidade muscular.
118 Ginecomastia: Aumento anormal de uma ou ambas as glândulas mamárias no homem. Associa-se a diferentes enfermidades como cirrose, tumores testiculares, etc. Em certas ocasiões ocorrem de forma idiopática.
119 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
120 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
121 Síncope: Perda breve e repentina da consciência, geralmente com rápida recuperação. Comum em pessoas idosas. Suas causas são múltiplas: doença cerebrovascular, convulsões, arritmias, doença cardíaca, embolia pulmonar, hipertensão pulmonar, hipoglicemia, intoxicações, hipotensão postural, síncope situacional ou vasopressora, infecções, causas psicogênicas e desconhecidas.
122 Eritema multiforme: Condição aguda, auto-limitada, caracterizada pelo início abrupto de pápulas vermelhas fixas simétricas, algumas evoluindo em lesões em forma de “alvo”. A lesão alvo são zonas concêntricas de alterações de coloração com a área central púrpura ou escura e a externa vermelha. Elas irão desenvolver vesícula ou crosta na zona central após vários dias. Vinte porcento de todos os casos ocorrem na infância.O eritema multiforme geralmente é precipitado pelo vírus do herpes simples, Mycoplasma pneumoniae ou histoplasmose.
123 Síndrome de Stevens-Johnson: Forma grave, às vezes fatal, de eritema bolhoso, que acomete a pele e as mucosas oral, genital, anal e ocular. O início é geralmente abrupto, com febre, mal-estar, dores musculares e artralgia. Pode evoluir para um quadro toxêmico com alterações do sistema gastrointestinal, sistema nervoso central, rins e coração (arritmias e pericardite). O prognóstico torna-se grave principalmente em pessoas idosas e quando ocorre infecção secundária. Pode ser desencadeado por: sulfas, analgésicos, barbitúricos, hidantoínas, penicilinas, infecções virais e bacterianas.
124 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
125 Pancreatite: Inflamação do pâncreas. A pancreatite aguda pode ser produzida por cálculos biliares, alcoolismo, drogas, etc. Pode ser uma doença grave e fatal. Os primeiros sintomas consistem em dor abdominal, vômitos e distensão abdominal.
126 Glossite: Inflamação da mucosa que reveste a língua, produzida por infecção viral, radiação, carências nutricionais, etc.
127 Dispepsia: Dor ou mal-estar localizado no abdome superior. O mal-estar pode caracterizar-se por saciedade precoce, sensação de plenitude, distensão ou náuseas. A dispepsia pode ser intermitente ou contínua, podendo estar relacionada com os alimentos.
128 Hepatobiliares: Diz-se do que se refere ao fígado e às vias biliares.
129 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
130 Colestase: Retardamento ou interrupção do fluxo nos canais biliares.
131 Hiponatremia: Concentração de sódio sérico abaixo do limite inferior da normalidade; na maioria dos laboratórios, isto significa [Na+] < 135 meq/L, mas o ponto de corte [Na+] < 136 meq/L também é muito utilizado.
132 Mialgia: Dor que se origina nos músculos. Pode acompanhar outros sintomas como queda no estado geral, febre e dor de cabeça nas doenças infecciosas. Também pode estar associada a diferentes doenças imunológicas.
133 Miastenia: Perda das forças musculares ocasionada por doenças musculares inflamatórias. Por ex. Miastenia Gravis. A debilidade pode predominar em diferentes grupos musculares segundo o tipo de afecção (debilidade nos músculos extrínsecos do olho, da pelve, ou dos ombros, etc.).
134 Ataxia: Reflete uma condição de falta de coordenação dos movimentos musculares voluntários podendo afetar a força muscular e o equilíbrio de uma pessoa. É normalmente associada a uma degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo. É um sintoma, não uma doença específica ou um diagnóstico.
135 Broncoespasmo: Contração do músculo liso bronquial, capaz de produzir estreitamento das vias aéreas, manifestado por sibilos no tórax e falta de ar. É uma contração vista com freqüência na asma.
136 Pneumonite: Inflamação dos pulmões que compromete principalmente o espaço que separa um alvéolo de outro (interstício pulmonar). Pode ser produzida por uma infecção viral ou lesão causada por radiação ou exposição a diferentes agentes químicos.
137 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
138 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
139 Impotência: Incapacidade para ter ou manter a ereção para atividades sexuais. Também chamada de disfunção erétil.
140 Nefrite: Termo que significa “inflamação do rim” e que agrupa doenças caracterizadas por lesões imunológicas ou infecciosas do tecido renal. Alguns exemplos são a nefrite intersticial por drogas, a glomerulonefrite pós-estreptocócica, etc. Podem manifestar-se por hipertensão arterial, hematúria e dor lombar.
141 Intersticial: Relativo a ou situado em interstícios, que são pequenos espaços entre as partes de um todo ou entre duas coisas contíguas (por exemplo, entre moléculas, células, etc.). Na anatomia geral, diz-se de tecido de sustentação localizado nos interstícios de um órgão, especialmente de vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.
142 Vasculite: Inflamação da parede de um vaso sangüíneo. É produzida por doenças imunológicas e alérgicas. Seus sintomas dependem das áreas afetadas.
143 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
144 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
145 Fosfatase alcalina: É uma hidrolase, ou seja, uma enzima que possui capacidade de retirar grupos de fosfato de uma distinta gama de moléculas, tais como nucleotídeos, proteínas e alcaloides. Ela é sintetizada por diferentes órgãos e tecidos, como, por exemplo, os ossos, fígado e placenta.
146 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
147 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
148 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
149 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
150 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
151 Diálise peritoneal: Ao invés de utilizar um filtro artificial para “limpar“ o sangue, é utilizado o peritônio, que é uma membrana localizada dentro do abdômen e que reveste os órgãos internos. Através da colocação de um catéter flexível no abdômen, é feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal. Este líquido, que chamamos de banho de diálise, vai entrar em contato com o peritônio, e por ele será feita a retirada das substâncias tóxicas do sangue. Após um período de permanência do banho de diálise na cavidade abdominal, este fica saturado de substâncias tóxicas e é então retirado, sendo feita em seguida a infusão de novo banho de diálise. Esse processo é realizado de uma forma contínua e é conhecido por CAPD, sigla em inglês que significa diálise peritoneal ambulatorial contínua. A diálise peritoneal é uma forma segura de tratamento realizada atualmente por mais de 100.000 pacientes no mundo todo.
152 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.