BENZILPENICILINA BENZATINA

Atualizado em 03/06/2015

Composição da Benzilpenicilina Benzatina

cada frasco-ampola contém respectivamente300.000 U. I., 600.000 U. I., 1.200.000 U. I. e 2.400.000 U. I. de benzilpenicilina benzatina. Cada ampola diluente contém, respectivamente, 2 ml, 3 ml e 7 ml.

Posologia e Administração da Benzilpenicilina Benzatina

a Benzilpenicilina benzatina deve ser administrada unicamente por via intramuscular profunda e preferencialmente no quadrante superior lateral da nádega, que é o local mais adequado. Em lactentes1 e crianças pequenas, pode ser usada a face2 lateral da coxa3. Quando forem necessárias doses repetidas, alternar o local da aplicação. Antes de se injetar a Benzilpenicilina benzatina, deve-se puxar o êmbolo4 da seringa5 para certificar-se de que a agulha não atingiu algum vaso sangüíneo. A injeção6 deve ser aplicada de forma lenta e contínua para que a dor não seja insuportável nem haja entupimento da agulha. Recomenda-se as seguintes dosagens: Infecções7 estreptocócicas (grupo A) do trato respiratório superior e da pele8: crianças até 30 kg: uma injeção6 única de 300.000 U.I, ou a cada 3 dias, ou ainda uma injeção6 única de 600.000 U.I., ou a cada 5-6 dias, até completo controle da infecção9; crianças maiores de 30 kg: uma injeção6 única de 900.000 U.I., ou a cada 6 dias, até completo controle da infecção9; adultos: uma única injeção6 de 1.200.000 U.I., ou a cada 7 dias, até controle total da infecção9. Sífilis10 primária: uma injeção6 de 2.400.000 U.I. Após 5 dias repetir a dose. Sífilis10 secundária e latente recente: uma injeção6 inicial de 2.400.000 U.I.; uma segunda injeção6 de 2.400.000 U.I. após 4 dias, e uma terceira de 1.200.000 U.I. após idêntico prazo. Sífilis10 latente tardia: quatro injeções de 2.400.000 U.I., com 4 dias de intervalo entre elas. Sífilis10 da gestante: uma injeção6 de 2.400.000 U.I. Sífilis10 congênita11: a dose deve ser calculada entre 75.000 a 100.000 UI/kg em crianças com menos de 32 kg. Deverão ser administradas injeções com intervalos de 2 a 3 dias, até completar a dose total de 2.400.000 U.I. Bouba, bejel e pinta: uma injeção6 única de 1.200.000 U.I. Profilaxia do tétano12: nos ferimentos suspeitos, além das medidas necessárias, recomenda-se uma injeção6 de 1.200.000 U.I. Profilaxia da febre reumática13 e da glomerulonefrite14: crianças: 600.000 a 900.000 U.I.; adultos: 900.000 a 1.200.000 U.I. Na profilaxia da febre reumática13 as injeções devem ser dadas a cada 15 a 30 dias. O tratamento é aconselhado até os 25 anos de idade e outros por toda a vida. - Superdosagem: não há relatos de superdosagem com Benzilpenicilina benzatina. Normalmente as penicilinas apresentam mínima toxicidade15 para o homem. A Benzilpenicilina pode causar alterações neurovasculares. Nestes casos o tratamento deve ser sintomático16 e de suporte.

Precauções da Benzilpenicilina Benzatina

antes de iniciar-se terapia com penicilinas, deve ser feito cuidadoso questionário sobre história anterior de sensibilidade às penicilinas, cefalosporinas ou outros alérgenos17. Foram relatadas severas reações, inclusive fatais, em pacientes sob tratamento com penicilinas. Pacientes com história de alergia18 a múltiplos alérgenos17 são mais suscetíveis a estas reações. Indivíduos que são sensíveis às penicilinas, também podem apresentar sensibilidade às cefalosporinas. Usar cuidadosamente penicilinas em pacientes com história de alergia18 e/ou asma19. É importante que nas infecções7 estreptocócicas, o tratamento com penicilinas deve eliminar os microorganismos, para se evitar graves seqüelas estreptocócicas. - Gravidez20: as penicilinas atravessam a barreira placentária, porém não foram relatados efeitos em humanos. Apesar das penicilinas serem consideradas seguras para o uso durante a gravidez20, estas deverão ser utilizadas somente sob determinação médica. - Lactação21: a Benzilpenicilina benzatina é excretada no leite materno. No entanto, não são conhecidos problemas significantes em humanos. Mulheres que estão amamentando somente devem ser tratadas com penicilinas sob orientação médica. É de fundamental importância evitar-se a injeção6 intra-arterial, intravenosa ou junto a grandes troncos nervosos, pois tais aplicações podem produzir lesões22 neurovasculares sérias, gangrena23 ou necrose24 ao redor da injeção6. Outras reações decorrentes da má administração foram palidez, cianose25, dores fortíssimas e ocorreram com maior freqüência em crianças. Injeções em nervos ou nas proximidades destes podem resultar em lesões22 permanentes. - Interações medicamentosas: a probenecida, quando administrada conjuntamente, provoca um aumento e prolongamento das concentrações séricas e prolongamento da meia-vida de eliminação da penicilina. O cloranfenicol, as eritromicinas, as sulfamidas e as tetraciclinas que são fármacos bacteriostáticos, podem interferir com os efeitos bactericidas das penicilinas. Interferências nos testes de laboratório: determinações de glicose26 na urina27, quando se utiliza teste com sulfato de cobre (Benedict ou de Fehling), podem dar falso-positivos. As provas de glicose26 por método enzimático não são afetadas.

Reações Adversas da Benzilpenicilina Benzatina

foram relatados rash28 cutâneo29, urticária30, prurido31, inchaço32, edema33 de laringe34, reações semelhantes à doença do soro35 (febre36, calafrios37, artralgia38 e prostração39). Reações anafiláticas40 intensas têm sido relatadas. Como em outros tratamentos para sífilis10, casos de reação de Jarisch-Herxheimer foram relatados.

Contra-Indicações da Benzilpenicilina Benzatina

em pacientes com hipersensibilidade às penicilinas.

Indicações da Benzilpenicilina Benzatina

no tratamento das infecções7 causadas por germes sensíveis à penicilinoterapia, como infecções7 estreptocócicas - grupo A - (trato respiratório superior e da pele8); infecções7 venéreas (sífilis10, bouba, bejel e pinta); profilaxia da glomerulonefrite14 aguda e febre reumática13.

Apresentação da Benzilpenicilina Benzatina

pó injetável com diluente. Caixa contendo 50 frascos-ampola e 50 ampolas diluentes.


Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
2 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
3 Coxa: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
4 Êmbolo: 1. Cilindro ou disco que se move em vaivém no interior de seringas, bombas, etc. 2. Na engenharia mecânica, é um cilindro metálico deslizante que recebe um movimento de vaivém no interior de um cilindro de motor de combustão interna. 3. Em artes gráficas, é uma haste de ferro com um cilindro, articulada para comprimir e lançar o chumbo ao molde. 4. Em patologia, é um coágulo ou outro tampão trazido pela corrente sanguínea a partir de um vaso distante, que obstrui a circulação ao ser forçado contra um vaso menor. 5. Na anatomia zoológica, nas aranhas, é um prolongamento delgado no ápice do aparelho copulador masculino.
5 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
6 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
7 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
10 Sífilis: Doença transmitida pelo contato sexual, causada por uma bactéria de forma espiralada chamada Treponema pallidum. Produz diferentes sintomas de acordo com a etapa da doença. Primeiro surge uma úlcera na zona de contato com inflamação dos gânglios linfáticos regionais. Após um período a lesão inicial cura-se espontaneamente e aparecem lesões secundárias (rash cutâneo, goma sifilítica, etc.). Em suas fases tardias pode causar transtorno neurológico sério e irreversível, que felizmente após o advento do tratamento com antibióticos tem se tornado de ocorrência rara. Pode ser causa de infertilidade e abortos espontâneos repetidos.
11 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
12 Tétano: Toxinfecção produzida por uma bactéria chamada Clostridium tetani. Esta, ao infectar uma ferida cutânea, produz uma toxina (tetanospasmina) altamente nociva para o sistema nervoso que produz espasmos e paralisia dos nervos afetados. Pode ser fatal. Existe vacina contra o tétano (antitetânica) que deve ser tomada sempre que acontecer um traumatismo em que se suspeita da contaminação por esta bactéria. Se a contaminação for confirmada, ou se a pessoa nunca recebeu uma dose da vacina anteriormente, pode ser necessário administrar anticorpos exógenos (de soro de cavalo) contra esta toxina.
13 Febre reumática: Doença inflamatória produzida como efeito inflamatório anormal secundário a infecções repetidas por uma bactéria chamada estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Caracteriza-se por inflamação das articulações, febre, inflamação de uma ou mais de uma estrutura cardíaca, alterações neurológicas, eritema cutâneo. Com o tratamento mais intensivo da faringite estreptocócica, a freqüência desta doença foi consideravelmente reduzida.
14 Glomerulonefrite: Inflamação do glomérulo renal, produzida por diferentes mecanismos imunológicos. Pode produzir uma lesão irreversível do funcionamento renal, causando insuficiência renal crônica.
15 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
16 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
17 Alérgenos: Substância capaz de provocar reação alérgica em certos indivíduos.
18 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
19 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
20 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
21 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
22 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
23 Gangrena: Morte de um tecido do organismo. Na maioria dos casos é causada por ausência de fluxo sangüíneo ou infecção. Pode levar à amputação do local acometido.
24 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
25 Cianose: Coloração azulada da pele e mucosas. Pode significar uma falta de oxigenação nos tecidos.
26 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
27 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
28 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
29 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
30 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
31 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
32 Inchaço: Inchação, edema.
33 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
34 Laringe: É um órgão fibromuscular, situado entre a traqueia e a base da língua que permite a passagem de ar para a traquéia. Consiste em uma série de cartilagens, como a tiroide, a cricóide e a epiglote e três pares de cartilagens: aritnoide, corniculada e cuneiforme, todas elas revestidas de membrana mucosa que são movidas pelos músculos da laringe. As dobras da membrana mucosa dão origem às pregas vocais.
35 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
36 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
37 Calafrios: 1. Conjunto de pequenas contrações da pele e dos músculos cutâneos ao longo do corpo, muitas vezes com tremores fortes e palidez, que acompanham uma sensação de frio provocada por baixa temperatura, má condição orgânica ou ainda por medo, horror, nojo, etc. 2. Sensação de frio e tremores fortes, às vezes com bater de dentes, que precedem ou acompanham acessos de febre.
38 Artralgia: Dor em uma articulação.
39 Prostração: 1. Ato ou efeito de prostrar(-se); prosternação 2. Debilidade física; fraqueza, abatimento, moleza. 3. Abatimento psíquico ou moral; depressão.
40 Reações anafiláticas: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.