LISADOR GOTAS

FARMASA

Atualizado em 09/12/2014

LISADOR GOTAS

Dipirona sódica, cloridrato de adifenina e cloridrato de prometazina

Formas Farmacêuticas e Apresentações de Lisador Gotas

LISADOR (dipirona sódica, cloridrato de adifenina e cloridrato de prometazina) comprimidos - embalagens com 16 e 200 comprimidos.LISADOR (dipirona sódica, cloridrato de adifenina e cloridrato de prometazina) gotas - frascos com 10, 15 e 20 mL.
LISADOR (dipirona sódica, cloridrato de adifenina e cloridrato de prometazina) injetável - embalagens com 3 e 100 ampolas de 2 mL.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição de Lisador Gotas

Comprimidos - cada comprimido contém 500 mg de dipirona sódica, 10 mg de cloridrato de adifenina e 5 mg
de cloridrato de prometazina.
Excipientes: estearato de magnésio, dióxido de silício, talco, amido de milho, açúcar1 refinado.
Gotas - cada 1,5 mL contém 500 mg de dipirona sódica, 10 mg de cloridrato de adifenina e 5 mg de cloridrato de prometazina.
Excipientes: propilenoglicol, edetato dissódico, sorbitol2,
ciclamato de sódio, sacarina3, metilparabeno, propilparabeno,
essência, corante amarelo mistura, água purificada.
Injetável - cada ampola contém 750 mg de dipirona sódica, 25 mg de cloridrato de adifenina e 25 mg de cloridrato de prometazina.
Excipientes: propilenoglicol, água para injeção4.

Atenção: este medicamento contém Açúcar1, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes5 (comprimidos).

Informações ao Paciente de Lisador Gotas

Este produto é um analgésico6 e antitérmico7 com várias formas de apresentação e que deve ter sua dose orientada pelo médico. Deve ser mantido ao abrigo da luz, em lugar fresco, seco, e conservado na embalagem original mesmo depois de aberta. Mantenha o frasco (gotas) bem fechado, para melhor conservação do produto. O prazo de validade está impresso na embalagem externa. Não usemedicamento com o prazo de validade vencido. Como não há dados suficientes sobre o uso deste medicamento na gravidez8 e na lactação9, ele somente deve ser usado nesses períodos sob orientação médica. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez8 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
As reações adversas mais comuns com o uso deste medicamento são sonolência, tontura10, cansaço e palpitações11.
Algumas pessoas mais sensíveis podem ter reações alérgicas do tipo erupção12 de pele13, urticária14 ou lesões15 da mucosa16, como aftas. Neste caso interrompa o uso do produto e avise imediatamente ao seu médico, bem como se surgir qualquer reação considerada relacionada com o medicamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Não deve ser usado simultaneamente com bebidas alcoólicas e com alguns medicamentos que têm ação no sistema nervoso central17, portanto informe ao seu médico se estiver fazendo uso de outras medicações. Não deve ser usado por pacientes sabidamente alérgicos ao medicamento, assim como por pacientes com doenças renais e hepáticas18 graves. Seu uso não está indicado para crianças com menos de 2 anos de idade.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE19.

Informações Técnicas de Lisador Gotas

Ação
Apresenta ação analgésica, antiespasmódica e antipirética exercidas através de seus três princípios ativos: a dipirona, a adifenina e a prometazina. A associação destas drogas permite uma potencialização dos efeitos, observando-se resposta rápida com qualquer das formas de apresentação.

Indicações de Lisador Gotas

Manifestações dolorosas em geral; como antitérmico7; nas dores espásticas em geral como cólicas20 do tratogastrointestinal, cólicas20 renais e hepáticas18; cefaléia21; nevralgias, mialgias22, artralgias23, dores pós-operatórias.

Contra-Indicações de Lisador Gotas

HIPERSENSIBILIDADE A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FORMULAÇÃO. LESÕES15 RENAIS OU HEPÁTICAS18 GRAVES, DISCRASIAS SANGÜÍNEAS24. PÚRPURA25 TROMBOCITOPÊNICA. CRIANÇAS COM MENOS DE 2 ANOS DE IDADE.

Gravidez8 e Lactação9 de Lisador Gotas

SEU USO DEVE SER EVITADO NO PRIMEIRO TRIMESTRE E NAS ÚLTIMAS SEIS SEMANAS DE GESTAÇÃO. MESMO FORA DESTES PERÍODOS SEU USO DEVE SER EVITADO E, SE ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO, DEVE SER ADMINISTRADO SOB RIGOROSO CONTROLE MÉDICO. NÃO HÁ DADOS SUFICIENTES SOBRE SUA EXCREÇÃO NO LEITE MATERNO, PORTANTO, DURANTE A LACTAÇÃO9, DEVEM SER CONSIDERADOS OS RISCOS E BENEFÍCIOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO.

Precauções de Lisador Gotas

NOS TRATAMENTOS PROLONGADOS, DEVE SER ADMINISTRADO COM CUIDADO, AVALIANDO-SE PERIODICAMENTE A CRASE SANGÜÍNEA. NOS CASOS DE AMIGDALITE E OUTRAS AFECÇÕES26 DA OROFARINGE27 O PACIENTE DEVE SER CUIDADOSAMENTE CONTROLADO, POIS A DIPIRONA, EMBORA RARAMENTE, PODE CAUSAR GRANULOCITOPENIA OU AGRANULOCITOSE28 COM ANGINA29 AGRANULOCÍTICA, QUE É UM QUADRO GRAVE, REQUERENDO IMEDIATA SUSPENSÃO DO TRATAMENTO E MEDIDAS ADEQUADAS.
NÃO SE RECOMENDA O USO DO MEDICAMENTO EM CRIANÇAS ABAIXO DE 2 ANOS DE IDADE DEVIDO AO POTENCIAL EFEITO DEPRESSOR RESPIRATÓRIO DO CLORIDRATO DE PROMETAZINA. PARA CRIANÇAS ACIMA DE 2 ANOS DE IDADE DEVE SER USADA A MENOR DOSE EFICAZ.

Interações Medicamentosas de Lisador Gotas

DURANTE O USO DESTE PRODUTO NÃO DEVEM SER INGERIDAS BEBIDAS ALCOÓLICAS, POIS PODE HAVER POTENCIALIZAÇÃO DE EFEITOS. NÃO DEVE SER ADMINISTRADO SIMULTANEAMENTE COM OUTROS DEPRESSORES DO SNC30 POIS PODE HAVER POTENCIALIZAÇÃO DE EFEITOS. O USO CONCOMITANTE COM A CICLOSPORINA PODE OCASIONAR REDUÇÃO DOS NÍVEIS DESTA.

Reações Adversas de Lisador Gotas

PACIENTES SENSÍVEIS PODEM TER REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE, EM GERAL DEVIDO À DIPIRONA. A FORMA MAIS GRAVE, EMBORA BASTANTE RARA, É A AGRANULOCITOSE28 OU GRANULOCITOPENIA. ASSIM, SE SURGIREM LESÕES15 DAS MUCOSAS31, PRINCIPALMENTE DA CAVIDADE ORAL32, O MÉDICO DEVE SER IMEDIATAMENTE NOTIFICADO E O MEDICAMENTO SUSPENSO. PACIENTES COM ANTECEDENTES DE SENSIBILIDADE A OUTRAS DROGAS PODEM TER RISCO MAIOR DE REAÇÃO ALÉRGICA33 À DIPIRONA.
OUTRAS REAÇÕES ADVERSAS QUE PODEM OCORRER SÃO SONOLÊNCIA, CANSAÇO E EFEITO SEDATIVO, DEVIDO À PROMETAZINA. ELA PODE SER RESPONSÁVEL POR OUTRAS REAÇÕES ADVERSAS DEVIDO AOS ANTI-HISTAMÍNICOS EM GERAL. A ADIFENINA PODE CAUSAR REAÇÕES DO TIPO ANTIMUSCARÍNICO QUE INCLUEM BOCA34 SECA E REDUÇÃO DAS SECREÇÕES DE MODO GERAL, BEM COMO EFEITOS OCULARES QUE INCLUEM FOTOFOBIA35 E DIFICULDADE DE ACOMODAÇÃO VISUAL.

Posologia de Lisador Gotas

Injetável:Dose média: 1/2 a 1 ampola por via intramuscular, a intervalos mínimos de 6 horas.
Doses maiores ou mais próximas devem ser cuidadosamente controladas pelo médico.
Comprimidos:
Dose média: 1 a 2 comprimidos, a intervalos mínimos de 6 horas.
Doses maiores, a critério médico.
Gotas:
Dose média para adultos:
30 a 60 gotas, a intervalos mínimos de 6 horas.
Doses maiores, a critério médico.
Dose média para crianças:
Acima de 2 anos: 8 a 16 gotas, a intervalos mínimos de
6 horas.

Doses maiores a critério médico.

Superdosagem de Lisador Gotas

Recomenda-se aspiração e lavagem gástrica36 ou indução de êmese37. Se não for possível, pode ser administrado carvão ativado para diminuir a absorção.
As duas medidas podem ser tomadas simultaneamente, além das medidas gerais que se façam necessárias.

Pacientes Idosos de Lisador Gotas

Este medicamento pode ser utilizado em pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as contraindicações, precauções, interações medicamentosas e reações adversas.

Venda sob prescrição médica (injetável). N° do lote, data de fabricação e prazo de validade: ver cartucho.
MS - 1.0394.0048 - Farm. Resp.: J. G. Rocha CRF-SP n° 4067 - CNPJ 61.150.819/0001-20 Indústria Brasileira

FARMASA
LABORATÓRIO AMERICANO DE FARMACOTERAPIA S.A.
Rua Nova York, 245 - 04560-908- São Paulo
SAC 0800 114033
www.farmasa.com.br <http://www.farmasa.com.br/>



LISADOR GOTAS - Laboratório

FARMASA
Rua Nova York, 245 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04560-908
Tel: 11 5049 6200
Site: http://www.farmasa.com.br
0800 0114033

Ver outros medicamentos do laboratório "FARMASA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
2 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
3 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
4 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
5 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
6 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
7 Antitérmico: Medicamento que combate a febre. Também pode ser chamado de febrífugo, antifebril e antipirético.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
10 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
11 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
12 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
13 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
14 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
15 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
16 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
17 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
18 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
19 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
20 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
21 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
22 Mialgias: Dor que se origina nos músculos. Pode acompanhar outros sintomas como queda no estado geral, febre e dor de cabeça nas doenças infecciosas. Também pode estar associada a diferentes doenças imunológicas.
23 Artralgias: Dor em articulações.
24 Discrasias sangüíneas: Qualquer alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
25 Púrpura: Lesão hemorrágica de cor vinhosa, que não desaparece à pressão, com diâmetro superior a um centímetro.
26 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
27 Orofaringe: Parte mediana da faringe, entre a boca e a rinofaringe.
28 Agranulocitose: Doença causada pela falta ou número insuficiente de leucócitos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que se manifesta como ulcerações na garganta e outras mucosas, seguidas por infecções graves.
29 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
30 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
31 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
32 Cavidade Oral: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
33 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
34 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
35 Fotofobia: Dor ocular ou cefaléia produzida perante estímulos visuais. É um sintoma freqüente na meningite, hemorragia subaracnóidea, enxaqueca, etc.
36 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
37 Êmese: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Sinônimo de vômito. Pode ser classificada como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.