LUPRON DEPOT 22,5 mg

ABBOTT

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Lupron Depot

cada frasco de dose única para administração intramuscular contém: acetato de leuprolida 22,5 mg. Excipientes q.s.p. Cada ampola de diluente contém: carboximetilcelulose 10,0 mg; D-manitol 100,0 mg; polissorbato 80 2,0 mg; água para injeção1 q.s.p. 2,0 ml.

Posologia e Administração de Lupron Depot

deve ser administrado sob supervisão do médico assistente. A posologia recomendada de Lupron Depot 22,5 mg é de uma injeção1 a cada 3 meses pelo tempo determinado pelo médico. Devido às diferentes características de liberação, o fracionamento da apresentação de Lupron Depot 22,5 mg não é equivalente para as mesmas doses das apresentações Lupron Depot 3,75 mg e Lupron Depot 7,5 mg e, portanto, não deve ser realizado. Lupron Depot 22,5 mg é apresentado em microesferas liofilizadas, devendo ser previamente reconstituído por meio de adição de diluente, para administração a cada 3 meses através de dose única intramuscular. Embora a potência da suspensão reconstituída de Lupron Depot 22,5 mg (acetato de leuprolida) tenha mostrado ser estável por 24 horas, deve ser descartada se não for usada imediatamente, visto que o produto não contém preservativos. Segundo a mesma orientação para outras medicações administradas por injeção1, os locais de aplicação2 devem ser variados periodicamente. Superdosagem: não há, contudo, um quadro clínico característico desta situação. Em estudos clínicos iniciais, em pacientes com neoplasia3 de próstata4, doses tão altas quanto 20 mg/dia, por até 2 anos, não causaram efeitos adversos diferentes daqueles observados com uma dose de 1 mg/dia.

Precauções de Lupron Depot

pacientes com lesões5 vertebrais metastáticas e/ou obstrução do trato urinário6 devem ser observados atentamente nas primeiras semanas de tratamento. Na maioria dos pacientes os níveis de testosterona se elevam acima dos valores basais na 1ª semana de tratamento, retornando a esses valores ou abaixo deles pelo fim da 2ª semana. Níveis de castração7 são alcançados dentro de 2 a 4 semanas e, uma vez obtidos, são mantidos pelo tempo que o paciente utilizar o fármaco8. Carcinogênese, mutagênese, prejuízo de fertilidade, teratogênese9: pacientes foram tratados com acetato de leuprolida durante até 3 anos com doses tão altas quanto 10 mg/dia e por 2 anos com doses tão altas quanto 20 mg/dia. Sinais10 clínicos de anormalidades pituitárias não foram observados em quaisquer desses pacientes. Estudos de mutagenicidade têm sido realizados com leuprolida em sistemas bacterianos e de mamíferos. Tais estudos não mostraram evidência de um potencial mutagênico para esse fármaco8. Estudos clínicos e farmacológicos em adultos, com análogo similar ou com o acetato de leuprolida, têm mostrado completa reversão da supressão da fertilidade quando a medicação é interrompido após administração contínua por períodos de até 24 semanas. Nenhum estudo clínico tem sido conduzido em crianças, com acetato de leuprolida, para avaliar a reversibilidade de supressão da fertilidade. Uso em idosos: não há recomendações especiais para o uso de Lupron Depot 22,5 mg em idosos. Muitos dos dados do uso em neoplasia3 avançada de próstata4 provêm de estudos nessa faixa etária. Interações medicamentosas: até o momento, não foram relatadas interações de outros fármacos com acetato de leuprolida.

Reações Adversas de Lupron Depot

na maioria dos pacientes, os níveis de testosterona aumentaram acima dos valores basais durante a 1ª semana, diminuindo depois disso a níveis basais ou inferiores, no final da 2ª semana de tratamento. Esse aumento transitório nos níveis hormonais foi ocasionalmente associado com uma piora temporária dos sinais10 e sintomas11. Atenção especial deve ser dedicada aos pacientes com metástases12 vertebrais e/ou obstrução urinária ou hematúria13, pois um potencial agravamento dos sinais10 e sintomas11 no início do tratamento pode acarretar problemas neurológicos, tais como, fraqueza e/ou parestesia14 dos membros inferiores ou piora dos sintomas11 urinários.

Contra-Indicações de Lupron Depot

pacientes com conhecida hipersensibilidade ao acetato de leuprolida ou a nonapeptídeos similares. Reação anafilática15 ao GnRH sintético tem sido relatada na literatura médica. É também contra-indicado em mulheres grávidas ou que possam engravidar durante o tratamento. Advertências: casos isolados de piora dos sinais10 e sintomas11 durante as primeiras semanas de tratamento foram relatados com os análogos de LH-RH. A piora dos sintomas11 pode contribuir para paralisias, com ou sem complicações fatais. Nos pacientes sob risco, deve-se iniciar a terapêutica16, com Lupron (apresentações para uso subcutâneo17 diário) nas primeiras duas semanas, para facilitar a interrupção do tratamento, caso isso seja necessário.

Indicações de Lupron Depot

tratamento paliativo18 da neoplasia3 avançada da próstata4, oferecendo uma alternativa no seu tratamento quando igualmente a orquiectomia19 ou estrogenoterapia não forem indicadas ou aceitáveis para o paciente. Nos estudos clínicos realizados, a segurança e eficácia do Lupron Depot 22,5 mg (acetato de leuprolida) em uso trimestral não diferem daquelas obtidas com o uso diário da injeção subcutânea20 e das apresentações depot de uso mensal.

Apresentação de Lupron Depot

cada caixa contém: 1 frasco-ampola de dose única, contendo 22,5 mg de acetato de leuprolida em microesferas liofilizadas para administração intramuscular, 1 ampola de diluente, 1 seringa21 e 2 agulhas.


LUPRON DEPOT 22,5 mg - Laboratório

ABBOTT
Rua Nova York, 245 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04560-108
Tel: 11-5536-7000
Fax: 011-5531-7205
Site: http://www.abbottbrasil.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "ABBOTT"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
2 Locais de aplicação: Locais do corpo onde a insulina é geralmente injetada.
3 Neoplasia: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
4 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
5 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
6 Trato Urinário:
7 Castração: Anulação da função ovariana ou testicular através da extirpação destes órgãos ou por inibição farmacológica.
8 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
9 Teratogênese: Formação e desenvolvimento no útero de anomalias que levam a malformações; teratogenia.
10 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
11 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
12 Metástases: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
13 Hematúria: Eliminação de sangue juntamente com a urina. Sempre é anormal e relaciona-se com infecção do trato urinário, litíase renal, tumores ou doença inflamatória dos rins.
14 Parestesia: Sensação cutânea subjetiva (ex.: frio, calor, formigamento, pressão, etc.) vivenciada espontaneamente na ausência de estimulação.
15 Reação anafilática: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
16 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
17 Subcutâneo: Feito ou situado sob a pele. Hipodérmico.
18 Paliativo: 1. Que ou o que tem a qualidade de acalmar, de abrandar temporariamente um mal (diz-se de medicamento ou tratamento); anódino. 2. Que serve para atenuar um mal ou protelar uma crise (diz-se de meio, iniciativa etc.).
19 Orquiectomia: Remoção cirúrgica do testículo.
20 Injeção subcutânea: Injetar fluido no tecido localizado abaixo da pele, o tecido celular subcutâneo, com uma agulha e seringa.
21 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.