AVIRAL

MEDLEY

Atualizado em 03/06/2015

Aviral ®

Aciclovir1
    
Creme anti-herpético

Uso pediátrico e adulto

Composição de Aviral

Cada grama2 do creme contém: Aciclovir1 0,05 g. Excipiente q.s.p. 1 g.

Informações ao Paciente de Aviral

AVIRAL Creme deve ser conservado em local fresco. Não use o medicamento se o seu prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado em sua embalagem externa. AVIRAL Creme deve ser aplicado sobre o local afetado, de preferência assim que aparecerem os primeiros sinais3 de lesão4, de quatro em quatro horas. Normalmente, o tratamento deve ser feito por 5 dias, mas se não houver cicatrização, poderá ser prolongado por dez dias. Antes de usar AVIRAL Creme, as mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem, informar seus médicos sobre esses fatos. Não interrompa o tratamento com AVIRAL Creme, sem antes consultar seu médico. Durante o tratamento com AVIRAL Creme podem aparecer reações como queimação ou ardência, que logo desaparecem. Muito raramente podem aparecer leve ressecamento e descamação5 da pele6. Se ocorrerem outras reações desagradáveis, procure seu médico.

Todo medicamento deve ser mentido fora do alcance das crianças,

Não tome remédio sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde7.

Informações Técnicas de Aviral

 

Modo de ação: O aciclovir1 é um agente antivirótico altamente ativo in vitro contra o vírus8 Herpes simplex (VHS9), tipos I e II, e o vírus8 Varicella zoster10. Sua toxicidade11 para células12 infectadas de mamíferos é baixa. O aciclovir1 é fosforilado em seu composto ativo, trifosfato de aciclovir1, após penetrar nas células12 infectadas; pelo Herpes. A primeira etapa deste processo requer a presença de timidina-cinase codificada pelo VHS9. O trifosfato de aciclovir1 age como inibidor e substrato para  a DNA-polimerase específica do Herpes, impedindo a síntese do DNA virótico, sem afetar os processos celulares normais.

Indicações de Aviral

 

AVIRAL Creme é indicado para o tratamento de infecções13 pelo vírus8 Herpes simplex da pele6, inclusive herpes genital e labial inicial e recorrente.

Contra-Indicações de Aviral

AVIRAL Creme é contra-indicado para pacientes14 com conhecida hipersensibilidade ao aciclovir1 ou ao propilenoglicol.

Precauções de Aviral

 

Não se recomenda aplicar AVIRAL Creme sobre mucosas15, tais como as da boca16, olhos17 e vagina18, uma vez que pode irritá-las. Deve-se tomar cuidado especial, a fim de que se evite introdução acidental nos olhos17. Mutagenicidade: Os resultados de uma grande série de testes de mutagenicidada in vitro e in vivo indicaram que o aciclovir1 não apresenta risco genético ao homem. Gravidez19: A experiência em seres humanos é limitada, assim, o uso de AVIRAL Creme deve ser considerado, apense quando os benefícios potenciais suplantaram a possibilidade de riscos desconhecidos. Fertilidade: Não há experiência sobre o efeito de AVIRAL Creme sobre a fertilidade da mulher. Lactação20: Limitados dados mostram que a droga passa para o leite materno após administração sistêmica. Carcinogenicidade: Em estudos a longo prazo, o aciclovir1 não demonstrou ser carcinogênico em ratos e camundongos.

Interações Medicamentosas de Aviral

A probenecida aumenta a meia-vida média e a área sob a curva de concentração plasmática do aciclovir1 administrado sistemicamente. Outras drogas que afetam a fisiologia21 renal22 poderiam potencialmente influenciar a farmacocinética do aciclovir1. Entretanto, a experiência clínica não identificou outras interações de drogas com o aciclovir1.

Reações Adversas de Aviral

Em alguns pacientes podem ocorrer queimação ou ardência após a aplicação de AVIRAL Creme Leve ressecamento e descamação5 da pele6 ocorreram em aproximadamente 5% dos pacientes. Eritema23 e prurido24 foram relatados em uma pequena proporção de pacientes.

Posologia de Aviral

Adultos e crianças: AVIRAL Creme deve ser aplicado cinco vezes ao dia, a intervalos de aproximadamente quatro horas, omitindo-se a aplicação no período noturno. AVIRAL Creme deve ser aplicado sobre as lesões25 existentes ou lesões25 emergentes tão logo quanto possível no início da infecção26. É especialmente importante iniciar o tratamento de episódios recorrentes durante o período prodrômico27 ou aos primeiros sinais3 da lesão4. O tratamento deve continuar por cinco dias. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deverá ser prolongado até 10 dias.

Superdosagem de Aviral

 

Doses de 800 mg de aciclovir1, quatro vezes ao dia (4 gramas por dia) foram administradas por 7 dias, sem que ocorressem efeitos adversos. Doses únicas intravenosas de até 80 mg/kg foram inadvertidamente administradas sem efeitos adversos. O aciclovir1 é dialisável.

Apresentações de Aviral

 

AVIRAL Creme é apresentado em bisnagas contendo 10 e 15 g.

AVIRAL - Laboratório

MEDLEY
Rua Macedo Costa, 55
Campinas/SP - CEP: 13080-180
Tel: (19 )744-8324
Fax: (019) 744-8227
Site: http://www.medley.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "MEDLEY"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
2 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
3 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
4 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
5 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
6 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
8 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
9 VHS: É a velocidade com que os glóbulos vermelhos se separam do “soro†e se depositam no fundo de um tubo de ensaio, se este tubo com sangue é deixado parado (com anticoagulante). Os glóbulos vermelhos (hemácias) são puxados para baixo pela gravidade e tendem a se aglomerar no fundo do tubo. No entanto, eles são cobertos por cargas elétricas negativas e, quando vão se aproximando do fundo, repelem-se umas às outras, como cargas iguais de ímãs. Essa força magnética de repulsão se contrapõe à gravidade e naturalmente diminui a velocidade com que as hemácias caem. Se junto com as hemácias, nadando no plasma, haja outras estruturas de cargas positivas, estas vão anular as cargas negativas das hemácias e também a repulsão magnética entre elas, permitindo sua aglutinação. Neste caso a gravidade age sozinha e a velocidade com que elas caem (velocidade de hemossedimentação) é acelerada. O VHS é expresso como o número de milímetros que o sangue sedimentou (no tubo) no espaço de uma hora (mm/h).
10 Zoster: Doença produzida pelo mesmo vírus que causa a varicela (Varicela-Zóster). Em pessoas que já tenham tido varicela, o vírus se encontra em forma latente e pode ser reativado produzindo as características manchas avermelhadas, vesículas e crostas no território de distribuição de um determinado nervo. Como seqüela pode deixar neurite, com dores importantes.
11 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
12 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
13 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
14 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
15 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
16 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
17 Olhos:
18 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
19 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
20 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
21 Fisiologia: Estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
22 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
23 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
24 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
25 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
26 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
27 Período prodrômico: É o período que antecede algo. Em medicina, é o período em que ocorrem os sinais e sintomas iniciais de uma doença.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.