ZOYLEX

MEIZLER

Atualizado em 09/12/2014

ZOYLEX
Aciclovir1
Comprimidos e Liófilo Injetável

Formas Farmacêuticas e Apresentações de Zoylex

Zoylex Comprimidos apresenta-se sob a forma de comprimidos simples, hexagonais e retangulares, de coloração azul-pálida, contendo 200mg ou 400mg de Aciclovir1, respectivamente. Caixas contendo 25, 50, 100, 300 ou 500 comprimidos.Zoylex Injetável é um pó liofilizado2 branco, para administração intravenosa, após sua reconstituição. Apresenta-se em frasco(s)-ampola(s) contendo 250mg de Aciclovir1. Caixas contendo 1, 5, 10, 50 ou 100 frasco(s)-ampola(s).

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição de Zoylex

Comprimido simples de 200 mg:
Cada comprimido contém:
Aciclovir1 .................... 200 mg
Lactose3 .................... 71 mg
Celulose Microcristalina .................... 215 mg
Estearato de Magnésio .................... 12 mg
Polivinilpirrolidona .................... 16 mg
Glicolato Sódico de Amido .................... 6 mg
Indigocarmim .................... q.s.

Comprimido simples de 400 mg:
Cada comprimido contém:
Aciclovir1 .................... 400 mg
Lactose3 .................... 100 mg
Amido de Milho .................... 25 mg
Talco .................... 3 mg
Estearato de Magnésio .................... 2 mg
Indigocarmim .................... q.s.

Liófilo injetável de 250 mg:
Cada frasco-ampola contém:
Aciclovir1 ....................250 mg
Hidróxido de Sódio ....................q.s.

Informações ao Paciente de Zoylex

Zoylex deve ser conservado em sua embalagem original, sob temperatura entre 15 ºC e    25 ºC, quando comprimidos, e inferior a 25 ºC, quando liófilo injetável, ao abrigo da luz, calor e umidade excessiva.A solução de Zoylex Injetável deve ser utilizada imediatamente após sua reconstituição.
Caso ocorra turbidez ou cristalização, após a reconstituição de Zoylex Injetável, à temperatura ambiente, o produto deve ser descartado. A solução reconstituída pode ser ainda diluída. Não agitar o frasco-ampola, para evitar a formação de espuma.
Qualquer conteúdo remanescente do produto deve ser descartado.
O prazo de validade de Zoylex é de 36 meses, a contar da data de sua fabricação, nas condições acima citadas, estando estes dados impressos em suas embalagens externas.

" NÃO USE O MEDICAMENTO SE O PRAZO DE VALIDADE ESTIVER VENCIDO"

Informe seu médico a ocorrência de gravidez4 na vigência do tratamento ou após seu término. Informe seu médico se está amamentando.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

" TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS"

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

" NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE5"

Zoylex Comprimidos é para uso exclusivamente oral.
Zoylex Injetável é para uso exclusivamente intravenoso.

Informações Técnicas de Zoylex

Modo de Ação:
Aciclovir1 é um agente antiviral altamente ativo in vitro contra o Herpes simplex tipo I e II, e Varicella zoster6. Apresenta baixa toxicidade7 para as células8 não-infectadas.
Após penetrar nas células8 infectadas pelo Herpes simplex, Aciclovir1, por intermediação da timidina cinase, é fosforilado, transformando-se em Trifosfato de Aciclovir1, sua forma ativa. Este age como inibidor e substrato para a DNA-polimerase específica, bloqueando a síntese do DNA viral, sem interferir nos processos celulares normais.

Farmacocinética:
A absorção de Aciclovir1 pelo trato gastrintestinal é variável e incompleta, estimada entre 15‰ a 30‰ de sua dose total oral.
As concentrações médias plasmáticas máximas, em estado contínuo (Cmáx), após doses de 200mg administradas a cada 4 horas, foram de 0,68mcg/mL, e as concentrações médias plasmáticas mínimas (Cmín) foram de 0,36mcg/mL. Para uma dose de 800mg, administrada a cada 4 horas, as concentrações plasmáticas correspondentes foram 1,56mcg/mL e 0,79mcg/mL, respectivamente.
Em adultos, a meia-vida plasmática final de Aciclovir1, após administração intravenosa por infusão, é aproximadamente de 2,9 horas.
A maior parte da droga é excretada de forma inalterada pelos rins9. O clearance renal10 de Aciclovir1 é, substancialmente, superior ao da creatinina11, indicando que a secreção tubular, além da filtração glomerular, contribuem para a eliminação renal10 da droga. Encontra-se na urina12 a 9-carboximetoximetilguanina como um metabólito13 significativo de Aciclovir1, em concentrações de 10‰ a 15‰ da quantidade total da droga, recuperada na urina12.
Em pacientes com insuficiência renal14 crônica, verificou-se que a meia-vida média de Aciclovir1 é de 19,5 horas. Durante a hemodiálise15, a meia-vida média de Aciclovir1 foi de 5,7 horas. Portanto, os níveis plasmáticos caíram, aproximadamente, 60‰ durante a diálise16.
Em pacientes idosos, o clearance corporal total cai em associação com os decréscimos no clearance da creatinina11. Porém, há pouca alteração na meia-vida plasmática final.
Os níveis de concentração da droga no fluido cerebrospinal são, aproximadamente, 50‰ dos níveis de sua concentração no plasma17.
A ligação de Aciclovir1 à proteínas18 do plasma17 é relativamente baixa (cerca de 9‰ a 33‰), e as interações que envolvem o local da ligação não são conhecidas.

Indicações de Zoylex

Zoylex é um agente antiviral indicado para o tratamento de infecções19 causadas pelo vírus20 Herpes simplex na pele21 e mucosas22, inclusive herpes genital e recorrente.É indicado também na profilaxia de infecções19 por Herpes simplex em pacientes imunocomprometidos. E, ainda, para o tratamento de infecções19 causadas pelo vírus20 Varicella zoster6, para o tratamento da catapora23 (varicela24) em crianças com mais de 2 anos e para o tratamento da meningencefalite aguda.

Contra-Indicações de Zoylex

Zoylex é contra-indicado para pacientes25 com conhecida hipersensibilidade ao Aciclovir1.

Precauções Gerais de Zoylex

Os aumentos rápidos dos níveis sangüíneos de uréia26 e creatinina11 podem ocorrer, esporadicamente, em pacientes tratados com Zoylex Injetável. Acredita-se que tal ocorrência esteja associada ao nível plasmático máximo e ao estado de hidratação do paciente. A fim de se evitar tal efeito, Zoylex Injetável não deve ser administrado por injeção27 tipo bolus28 intravenosa e sim por infusão lenta, durante um período de uma hora. Ao mesmo tempo, o paciente deve ser constante e adequadamente hidratado.Por via oral, o tratamento terá melhores resultados se iniciado logo após o surgimento dos sintomas29. Após cinco dias de tratamento, caso os sintomas29 não apresentem melhora ou se agravarem, aconselha-se mudar o tratamento.
O extravasamento de Zoylex Injetável para o tecido30 circundante, durante administração intravenosa, pode causar vasoalgia e enfraquecimento vasal repentino. Desse modo, deve-se administrá-lo, cuidadosamente, a fim de se evitar tal ocorrência.
Zoylex Injetável possui pH alcalino, sendo que qualquer mudança no pH pode provocar alteração na sua ação. Assim, deve-se evitar a administração simultânea de outros medicamentos.

Uso na gravidez4 e lactação31:
Poucos estudos foram realizados em seres humanos para uso de Zoylex. Assim, este medicamento só deve ser administrado em gestantes ou mulheres em idade fértil, após cuidadosa análise da sua relação risco-benefício.
Têm-se poucos dados relativos sobre os efeitos da excreção de Zoylex, durante a lactação31 em seres humanos. Porém, foi demonstrado que a droga é excretada com o leite. Deve-se, portanto, ter-se cuidado ao administrar Zoylex à lactantes32.

Uso em crianças:
Zoylex deve ser administrado cautelosamente e a duração da terapia deve ser a mais breve possível a lactentes33 e crianças.
A segurança e a eficácia do tratamento em recém-nascidos e lactentes33 não foram estabelecidas. Assim, o uso de Zoylex para estes casos deve ser restrito, considerando-se que os benefícios esperados superem os possíveis riscos.

Uso em idosos:
Em pacientes idosos, o clearance corporal total de Zoylex declina, paralelamente, ao clearance de creatinina11.
Deve-se manter uma hidratação adequada do paciente, ao se administrar altas doses de Zoylex. Para portadores de deficiência renal10, recomenda-se redução cautelosa da dose deste medicamento.

Interações Medicamentosas de Zoylex

A administração concomitante de probenecida e Zoylex têm mostrado um aumento da meia-vida média de Zoylex e a área sob a curva de concentração plasmática, aumentando também suas toxicidades.
Outras drogas que afetam a fisiologia34 renal10 também poderiam influenciar potencialmente a farmacocinética do Zoylex. Todavia, a pesquisa clínica não identificou interações de outras drogas com este medicamento.

Reações Adversas de Zoylex

Zoylex Comprimidos pode, ocasionalmente, causar as seguintes reações adversas: sonolência e vertigens35, aumento do nível sangüíneo de uréia26 e glóbulos vermelhos em precipitação na urina12, redução de glóbulos brancos e eosinofilia36, elevação do nível total de bilirrubina37 e de enzimas hepáticas38, náusea39, vômito40, diarréia41, gastrodínia e epigastralgia42, aumento dos níveis de colesterol43 total e triglicérides44 e soro45 K.Já Zoylex Injetável pode ocasionar reações adversas como: distúrbios reversíveis de consciência, tremores, letargia46 e cefaléias47, elevação do nível sangüíneo de uréia26 e de creatinina11, elevação do nível total de bilirrubina37 e de enzimas hepáticas38, náusea39, vômito40, diarréia41 e dor abdominal, anemia48, agranulocitose49 e aumento do nível de triglicérides44 no sangue50, palpitação51, formigamento das extremidades e da língua52, dispnéia53 e zonestesia torácica.
A insuficiência renal14 que pode surgir, durante o tratamento com Zoylex Injetável, responde, de modo geral, rapidamente à reidratação do paciente e à redução da dose ou supressão do medicamento. Se administrado, acidentalmente, em tecidos extravasculares54, pode haver inflamação55 local e, em alguns casos, até ulcerações56. Reações de hipersensibilidade como choque anafilático57, febre58, eritema59 e urticária60, indicam que a administração deve ser interrompida.

Posologia de Zoylex

Via oral:

*Dose em adultos:
Para o tratamento de infecções19 pelo Herpes simplex, recomenda-se 1 comprimido de Zoylex 200mg, a cada 4 horas, omitindo-se a dose noturna, por um período de 5 dias ou conforme critério médico. Para pacientes25 com imunocomprometimento grave ou pacientes com absorção estomacal deficiente, pode-se aumentar a dose para 400mg ou usar Zoylex Injetável.
Para a supressão das infecções19 por Herpes simplex em pacientes imunocompetentes, recomenda-se 1 comprimido de Zoylex 200mg, a cada 6 horas, ou 1 comprimido de Zoylex 400mg, a cada 12 horas.
Para a profilaxia das infecções19 por Herpes simplex em pacientes imunocomprometidos, recomenda-se 1 comprimido de Zoylex 200mg, a cada 4 horas. Para pacientes25 com imunocomprometimento grave ou pacientes com absorção estomacal deficiente, pode-se aumentar a dose para 400mg ou usar Zoylex Injetável. A duração do tratamento profilático é determinada pela duração do período de risco.
Para o tratamento das infecções19 causadas por Varicella zoster6, recomenda-se 800mg de Zoylex, a cada 4 horas, por um período de 7 dias. Para pacientes25 com imunocomprometimento grave ou pacientes com absorção estomacal deficiente, recomenda-se o uso de Zoylex Injetável.

*Dose em crianças:
Para o tratamento e profilaxia de infecções19 por Herpes simplex, em pacientes imunocomprometidos, recomenda-se, para crianças com idade igual ou superior a 2 anos, utilizar a mesma dose de Zoylex recomendada para adultos, e para crianças com menos de 2 anos de idade, a metade desta dose.
Para o tratamento da catapora23 em crianças com até 2 anos de idade, recomenda-se a dose
de 20mg/Kg de Zoylex, 4 vezes ao dia , por 5 dias. O tratamento terá melhores resultados se iniciado até 24 horas, após o surgimento das primeiras erupções.

*Pacientes com deficiência renal10:
Em pacientes com deficiência da função renal10, o tratamento das infecções19 por Herpes simplex, com as doses orais recomendadas, não resultará em acúmulo de Zoylex acima dos níveis estabelecidos por infusão intravenosa. Porém, para pacientes25 com deficiência renal10 grave (depuração de creatinina11 inferior a 10mL/min), recomenda-se que a dose seja reduzida para 200mg de Zoylex, a cada 12 horas.
Para o tratamento das infecções19 por Varicella zoster6 em pacientes com insuficiência renal14 grave, recomenda-se 800mg de Zoylex , de 6 a 8 horas.

*Dose em idosos:
Em pacientes idosos, o clearance corporal total de Zoylex declina, paralelamente, ao clearance da creatinina11. Deve-se manter uma hidratação adequada do paciente, quando se faz uso de doses altas deste medicamento.
Para portadores de deficiência renal10, recomenda-se a redução cautelosa da dose.

Via intravenosa:
A dose necessária de Zoylex Injetável deve ser administrada por infusão intravenosa lenta, durante 1 hora. A duração do tratamento com Zoylex Injetável é de, normalmente, 5 dias, ou conforme critério médico. O tratamento de encefalite61 causada por Herpes simplex tem, geralmente, a duração de 10 dias.

*Dose em adultos:

Indicações            Condição imunológica    Dose
__________________________________________________________
infecção62 causada por        normal ou         5mg/Kg a cada 8 h    
Herpes simplex            imunocomprometida    

infecção62 recorrente        normal            5mg/Kg a cada 8 h
causada pela
Varicella zoster6    
    
infecção62 primária e         imunocomprometida    10mg/Kg a cada 8 h    
recorrente causada pela
Varicella zoster6    

encefalite61 causada por         normal ou         10mg/Kg a cada 8 h     
Herpes simplex            imunocomprometida


Zoylex Injetável deve ser administrado com cautela em pacientes com insuficiência renal14. Assim, as seguintes modificações de dosagem são recomendadas:

Depuração de creatinina11        Dose
__________________________________________________________
25 a 50mL/min            5 ou 10mg/Kg a cada 12 h    

10 a 25mL/min            5 ou 10mg/Kg a cada 24 h    

0 (anúrico) a 10mL/min        Em pacientes sob contínua
 diálise peritoneal63 de ambulatório
                ou sob hemodiálise15, a dose de
                5 ou 10mg/Kg deve ser dividida e
                administrada a cada 24 h.
                Em pacientes sob hemodiálise15,
                a administração deve ser feita
                após a diálise16.    

*Dose em crianças:
A dose de Zoylex Injetável, para crianças com idade entre 3 meses a 12 anos, é calculada com base na área de superfície corporal.
Em crianças com infecção62 causada pelo Herpes simplex, exceto encefalite61, ou infecções19 causadas pela Varicella zoster6, Zoylex Injetável deve ser administrado em doses de 500mg/m2 de área de superfície corporal, a cada 8 horas, se não houver insuficiência renal14.

Reconstituição e Administração de Zoylex

Solução injetável:Zoylex Injetável deve ser reconstituído, adicionando-se Água Estéril para Injeções ou Solução de Cloreto de Sódio 0,9‰. Deve-se adicionar 10mL a cada frasco-ampola de 250mg, o que produzirá uma solução contendo 25mg de Aciclovir1 por mL.
Após a reconstituição, Zoylex Injetável pode ser administrado diretamente por via intravenosa, durante o período de 1 hora, através de uma bomba de infusão de velocidade controlada ou ser diluído ainda mais, para administração por infusão.
No caso de infusão intravenosa, cada frasco-ampola de Zoylex Injetável deve ser reconstituído e depois, total ou parcialmente (dependendo da dose necessária), adicionado e misturado com um líquido para infusão, em quantidade adequada, para se obter uma concentração máxima de 0,5‰ p/v de Aciclovir1. Assim sendo, cada frasco-ampola contendo 250mg de Aciclovir1 reconstituído deve ser adicionado a pelo menos 50mL de líquido para infusão.
Quando assim diluído, sabe-se que Zoylex Injetável é compatível com os líquidos para infusão abaixo relacionados e permanece estável, por até 12 horas, quando mantido sob temperatura ambiente (25 ºC):
*Solução de Cloreto de Sódio para Infusão Intravenosa (0,45‰ e 0,9‰ p/v).
*Solução de Cloreto de Sódio para Infusão Intravenosa (0,18‰ p/v) e Glicose64 (4‰ p/v).
*Solução de Cloreto de Sódio para Infusão Intravenosa (0,45‰ p/v) e Glicose64 (2,5‰ p/v).
*Solução Composta Sódio-Lactose3 para Infusão Intravenosa (Solução de Hartmann).
Depois de adicionar Zoylex Injetável a uma solução para infusão, a mistura deve ser bem homogenizada, antes de ser administrada.
A reconstituição ou diluição deve ser feita imediatamente antes da administração e, uma vez que não há qualquer conservante, qualquer porção de solução não utilizada deve ser descartada. Na ocorrência de turvação ou cristalização da solução, antes ou durante a infusão, a mistura deve ser descartada. A solução não deve ser refrigerada.

Comprimidos:
Os comprimidos de Zoylex devem ser administrados por via oral.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Superdosagem de Zoylex

Zoylex Comprimidos é apenas parcialmente absorvido pelo trato gastrintestinal e por isso, é pouco provável que ocorram efeitos tóxicos graves com a ingestão de doses altas em uma única administração.
Zoylex Injetável, quando em alguns episódios, foi administrado inadvertidamente em doses únicas de 80mg/Kg, não foi observada a ocorrência de efeitos adversos.
Nos casos onde ocorrer superdosagem de Zoylex, o paciente deve ficar sob rigorosa supervisão médica.
Zoylex é dialisável.

ZOYLEX - Laboratório

MEIZLER
Alameda Juruá, 149 - Alphaville
Barueri/SP - CEP: 06455-010
Tel: 11-4195-6613
Fax: 11-4195-6621
Email: diretoria@meizler.com.br
Site: http://www.meizler.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "MEIZLER"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Aciclovir: Substância análoga da Guanosina, que age como um antimetabólito, à qual os vírus são especialmente susceptíveis. É usado especialmente contra o herpes.
2 Liofilizado: Submetido à liofilização, que é a desidratação de substâncias realizada em baixas temperaturas, usada especialmente na conservação de alimentos, em medicamentos, etc.
3 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Zoster: Doença produzida pelo mesmo vírus que causa a varicela (Varicela-Zóster). Em pessoas que já tenham tido varicela, o vírus se encontra em forma latente e pode ser reativado produzindo as características manchas avermelhadas, vesículas e crostas no território de distribuição de um determinado nervo. Como seqüela pode deixar neurite, com dores importantes.
7 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
8 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
9 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
10 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
11 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
12 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
13 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
14 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
15 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
16 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
17 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
18 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
19 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
20 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
21 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
22 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
23 Catapora: Doença infecciosa aguda, comum na infância, também chamada de varicela. Ela é provocada por vírus e caracterizada por febre e erupção maculopapular rápida, seguida de erupção de vesículas eritematosas muito pruriginosas.
24 Varicela: Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios. Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. É contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.
25 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
26 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C.
27 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
28 Bolus: Uma quantidade extra de insulina usada para reduzir um aumento inesperado da glicemia, freqüentemente relacionada a uma refeição rápida.
29 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
30 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
31 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
32 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
33 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
34 Fisiologia: Estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
35 Vertigens: O termo vem do latim “vertere” e quer dizer rodar. A definição clássica de vertigem é alucinação do movimento. O indivíduo vê os objetos do ambiente rodarem ao seu redor ou seu corpo rodar em relação ao ambiente.
36 Eosinofilia: Propriedade de se corar facilmente pela eosina. Em patologia, é o aumento anormal de eosinófilos no sangue, característico de alergias e infestações por parasitas. Em patologia, é o acúmulo de eosinófilos em um tecido ou exsudato.
37 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
38 Enzimas hepáticas: São duas categorias principais de enzimas hepáticas. A primeira inclui as enzimas transaminasas alaninoaminotransferase (ALT ou TGP) e a aspartato aminotransferase (AST ou TOG). Estas são enzimas indicadoras do dano às células hepáticas. A segunda categoria inclui certas enzimas hepáticas como a fosfatase alcalina (FA) e a gamaglutamiltranspeptidase (GGT) as quais indicam obstrução do sistema biliar, quer seja no fígado ou nos canais maiores da bile que se encontram fora deste órgão.
39 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
40 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
41 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
42 Epigastralgia: Dor na região epigástrica, ou seja, na parte mediana superior da parede abdominal, que corresponde em profundidade, aproximadamente, ao estômago e ao lobo esquerdo do fígado.
43 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
44 Triglicérides: A principal maneira de armazenar os lipídeos no tecido adiposo é sob a forma de triglicérides. São também os tipos de lipídeos mais abundantes na alimentação. Podem ser definidos como compostos formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Os triglicérides sólidos em temperatura ambiente são conhecidos como gorduras, enquanto os líquidos são os óleos. As gorduras geralmente possuem uma alta proporção de ácidos graxos saturados de cadeia longa, já os óleos normalmente contêm mais ácidos graxos insaturados de cadeia curta.
45 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
46 Letargia: Em psicopatologia, é o estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo, do qual a pessoa pode ser despertada, mas ao qual retorna logo a seguir. Por extensão de sentido, é a incapacidade de reagir e de expressar emoções; apatia, inércia e/ou desinteresse.
47 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
48 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
49 Agranulocitose: Doença causada pela falta ou número insuficiente de leucócitos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que se manifesta como ulcerações na garganta e outras mucosas, seguidas por infecções graves.
50 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
51 Palpitação: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
52 Língua:
53 Dispnéia: Falta de ar ou dificuldade para respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente está associada a alguma doença cardíaca ou pulmonar.
54 Extravasculares: Relativos ao exterior dos vasos sanguíneos e linfáticos, ou que ali se situam ou ocorrem.
55 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
56 Ulcerações: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
57 Choque anafilático: Reação alérgica grave, caracterizada pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação, acompanhado ou não de edema de glote. Necessita de tratamento urgente. Pode surgir por exposição aos mais diversos alérgenos.
58 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
59 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
60 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
61 Encefalite: Inflamação do tecido encefálico produzida por uma infecção viral, bacteriana ou micótica (fungos).
62 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
63 Diálise peritoneal: Ao invés de utilizar um filtro artificial para “limpar“ o sangue, é utilizado o peritônio, que é uma membrana localizada dentro do abdômen e que reveste os órgãos internos. Através da colocação de um catéter flexível no abdômen, é feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal. Este líquido, que chamamos de banho de diálise, vai entrar em contato com o peritônio, e por ele será feita a retirada das substâncias tóxicas do sangue. Após um período de permanência do banho de diálise na cavidade abdominal, este fica saturado de substâncias tóxicas e é então retirado, sendo feita em seguida a infusão de novo banho de diálise. Esse processo é realizado de uma forma contínua e é conhecido por CAPD, sigla em inglês que significa diálise peritoneal ambulatorial contínua. A diálise peritoneal é uma forma segura de tratamento realizada atualmente por mais de 100.000 pacientes no mundo todo.
64 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.