

FERROTRAT 500
MEDLEY
Sulfato ferroso
Ácido fólico
Cianocobalamina
- FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Drágeas1 com revestimento entérico: caixas com 20, 50, 100 e 500 unidades.
Composição de Ferrotrat
Cada drágea2 com revestimento entérico contém: Sulfato ferroso (equivalente a 105 mg de ferro elementar)..............525 mg
Ácido fólico....................1 mg
Cianocobalamina (vitamina3 B12)....................25 mcg
Excipientes q.s.p....................1 drágea2
(estearato de magnésio, amido, talco, Eudragit, acetona, álcool isopropílico, dióxido de titânio, corante, polietilenoglicol, croscarmelose sódica, manitol, fosfato de cálcio dibásico, povidona, álcool etíico, dibutilftalato)
Informações ao Paciente de Ferrotrat
· Ação esperada do medicamento: Ferrotrat 500 é utilizado no tratamento de anemias megaloblástica, perniciosa, ferropriva, além das anemias nutricionais macrocíticas e na clorose.
· Cuidados de armazenamento: Conservar em temperatura ambiente, ao abrigo da luz e umidade.
· Prazo de validade: Não use o medicamento se o seu prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem externa do produto.
· Gravidez4 e lactação5: Informe seu médico a ocorrência de gravidez4 durante o tratamento ou após o seu término e se estiver amamentando.
· Cuidados de administração: Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
· Interrupção do tratamento: Qualquer modificação da dose ou interrupção do tratamento de ser feita sob orientação médica. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
· Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis e reações alérgicas (vermelhidão, urticária6).
· Ingestão simultânea com outras substâncias: NÃO INGERIR COM LEITE OU BEBIDAS ALCOÓLICAS.
· Contra-indicações e Precauções: Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Informações Técnicas de Ferrotrat
Ferrotrat 500 constitui uma forma cômoda de se administrar sulfato ferroso pois apresenta um revestimento protetor com capa entérica que oferece as vantagens de:a) Preservar o conteúdo das drágeas1 contra a deterioração pelo contato com a umidade e o oxigênio do ar;
b) Além da proteção do íon8 ferroso contra oxidação, dá maior segurança à sua administração como hematínico;
c) Ser impermeável e inatacável pelo suco gástrico, liberando o medicamento somente no meio alcalino duodenal, evitando o inconveniente de produzir-se irritação gástrica.
Sulfato ferroso: O ferro é um excelente reconstituinte do sangue9, muito eficaz para estimular a hematopoese. É usado nas anemias ferroprivas e o seu papel consiste em fornecer um elemento para a síntese da hemoglobina10, formada nas células11 precursoras das hemácias12 (normoblastos, reticulócitos) existentes no tecido13 eritropoético, principalmente na medula óssea14.
Ácido fólico: juntamente com vitamina3 B12, é elemento indispensável à maturação normal dos eritrócitos15, tendo ação nas anemias macrocíticas nutricionais e megaloblásticas da infância e da gravidez4. Corrige as anormalidades de formação de sangue9 e outras manifestações, como retardo de crescimento, fraqueza, letargia16, dificuldade na reprodução17 e lactação5 deficiente.
Vitamina3 B12: em conjunto com o ácido fólico propicia o desenvolvimento normal dos glóbulos vermelhos. O seu campo de aplicação nas anemias perniciosas, constitui uma terapêutica18 eficaz, fazendo regredir toda a sintomatologia que caracteriza o seu quadro clínico.
Tanto o ácido fólico quanto a vitamina3 B12 exercem importante papel na hematopoese. Tal papel parece estar basicamente relacionado com as funções destes fatores na biossíntese do ácido nucléico. Com relação a isto, a função de ambos reflete-se da maneira mais clara possível nas anormalidades hematológicas que caracterizam os estados clínicos e experimentais de carência destes fatores.
Indicações de Ferrotrat
No tratamento do quadro hematológico de certas anemias megaloblásticas e especialmente da anemia perniciosa19. Nas anemias ferroprivas de qualquer etiologia20, nas nutricionais macrocíticas e na clorose.
Contra-Indicações de Ferrotrat
Hemocromatose21 e hemossiderose22 são contra-indicações ao uso de ferro. O medicamento está contra-indicado também em pacientes com hipersensibilidade ao ácido fólico.
Precauções de Ferrotrat
As causas e natureza de uma anemia23 devem ser sempre investigadas.
O ácido fólico pode ser responsável pela emissão do quadro hematológico de anemia perniciosa19 sem, entretanto, atuar nas manifestações neurológicas da doença que continuam em progressão. Nestes casos torna-se necessário a administração concomitante de vitamina3 B12 por via parenteral.
Reações Adversas/Efeitos Colaterais24 de Ferrotrat
Pacientes mais sensíveis quando submetidos a terapias com sais de ferro podem, ocasionalmente apresentar distúrbios gastrointestinais, tais como náuseas25, vômitos26, diarréia27, dor epigástrica, cólicas28 intestinais e constipação29. Nesses pacientes a redução da dose ou a administração imediatamente após as refeições minimiza esses possíveis efeitos.Reações alérgicas tem sido raramente reportadas após o uso oral ou parenteral do ácido fólico.
Posologia de Ferrotrat
1 drágea2 ao dia ou segundo critério médico, preferencialmente entre as refeições, com um pouco de água ou suco de frutas.
Não ingerir com leite ou bebidas alcoólicas.
FERROTRAT 500 - Laboratório
MEDLEY
Rua Macedo Costa, 55
Campinas/SP
- CEP: 13080-180
Tel: (19 )744-8324
Fax: (019) 744-8227
Site: http://www.medley.com.br/
Ver outros medicamentos do laboratório "MEDLEY"
