DORIFLAN

LUPER

Atualizado em 08/12/2014

Apresentação de Doriflan

Gotas: Frasco contendo 20 ml.Drágea1: Caixa com 10 drágeas2 ou caixa com 20 drágeas2.

USO PEDIÁTRICO E ADULTO

Indicações de Doriflan

Tratamento a curto prazo das seguintes condições agudas: estados dolorosos e inflamatórios pós-traumáticos como os devidos a entorses3, por exemplo; dor e inflamação4 no pós-operatório, por exemplo, após cirurgias ortopédicas ou odontológicas; condições dolorosas e (ou) inflamatórias em ginecologia, exemplo: dismenorréia5 primária ou anexites; síndromes dolorosas da coluna vertebral6; reumatismo7 não articular; como adjuvante no tratamento de processos infecciosos severos, acompanhados de dor e inflamação4 do ouvido, nariz8 ou garganta9, como por exemplo, nas faringoamigdalites e otites10. Respeitados os princípios terapêuticos gerais de que a doença de base deve ser adequadamente tratada.

Contra-Indicações de Doriflan

Úlcera péptica11. Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer outro componente da fórmula. Como outros agentes antiinflamatórios não esteróides, o diclofenaco potássico também é contra-indicado em pacientes nos quais a crise de asma12, urticária13 ou rinite14 aguda são precipitadas pelo ácido acetilsalicílico ou por outras drogas com atividade inibidora da prostaglandina15-sintetase

Fórmula de Doriflan

Gotas:
Diclofenaco resinato (equivalente a 15 mg/ml de diclofenaco de potássio, aproximadamente 0,5 mg por gota16).
Veículo: metilparabeno, propilparabeno, sacarina17, aromatizante.

Drágea1:
Cada drágea1 contém:
Diclofenaco potássico ...... 50,0 mg
Excipiente q.s.p. ............ 1 drágea1

Posologia de Doriflan

AGITE ANTES DE USAR
Adultos: Como regra a dose inicial diária é de 100 a 150 mg. Em casos mais leves, bem como para crianças acima de 14 anos de idade, 75 a 100 mg/dia são em geral suficientes. A dose prescrita deve ser fracionada em 2 a 3 vezes ao dia.
No tratamento de dismenorréia5 primária, a dose diária, que deve ser individualmente adaptada, é geralmente de 50 a 150 mg. Inicialmente dose de 50 a 100 mg deve ser administrada e, se necessário, elevada no decorrer de vários ciclos menstruais, até o máximo de 200 mg/dia. O tratamento deve ser iniciado aos primeiros sintomas18 e, dependendo da sintomatologia, pode continuar por alguns dias. As drágeas2 devem ser tomadas inteiras com um pouco de líquido, de preferência antes das refeições.

Crianças: Com 1 ano ou mais, devem receber doses diárias de 0,5 a
2 mg/kg de peso corporal, diariamente,
2 a 3 vezes ao dia, dependendo da severidade da afecção19. Doriflan Gotas (diclofenaco potássico) é particularmente adequado para o uso pediátrico, por possibilitar a posologia adequada a cada caso, de acordo com o peso corpóreo da criança e dentro do esquema posológico recomendado para crianças (1 gota16 =
0,5 mg). Cada gota16 do produto contém 0,5 mg de diclofenaco, podendo-se administrar 1 gota16 por quilo de peso,
2 a 3 vezes ao dia. Doriflan Gotas (diclofenaco potássico) deve ser agitado antes do uso.  

DORIFLAN - Laboratório

LUPER
Rua Dr. Clementino, 608
São Paulo/SP - CEP: 03059-030
Tel: 0800-551066
Fax: (11)693-0498
Email: sac@luper.com.br
Site: http://www.luper.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "LUPER"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Drágea: Comprimido ou pílula contendo preparado farmacêutico.
2 Drágeas: Comprimidos ou pílulas contendo preparado farmacêutico.
3 Entorses: É a torção de uma articulação, com lesão dos ligamentos (estrutura que sustenta as articulações).
4 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
5 Dismenorréia: Dor associada à menstruação. Em uma porcentagem importante de mulheres é um sintoma normal. Em alguns casos está associada a doenças ginecológicas (endometriose, etc.).
6 Coluna vertebral:
7 Reumatismo: Termo que é utilizado em geral para se referir ao conjunto de doenças inflamatórias e degenerativas que afetam as articulações e estruturas vizinhas.
8 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
9 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
10 Otites: Toda infecção do ouvido é chamada de otite.
11 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
12 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
13 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
14 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
15 Prostaglandina: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
16 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
17 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
18 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
19 Afecção: Qualquer alteração patológica do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.