Propan

UCI FARMA

Atualizado em 09/12/2014

Propan

Cloridrato de buclizina e associações

Apresentações de Propan

Caixa contendo 20 comprimidosCaixa contendo frasco com 100 ml
Comprimido e Suspensão
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição de Propan

Propan® Comprimido:
Buclizina (cloridrato)....................25mg
Tiamina (mononitrato) (vit. B1)....................15mg
Riboflavina (vit. B2)....................2,5mg
Piridoxina (cloridrato) (vit. B6)....................5mg
Cianocobalamina (vit. B12)....................7,5mcg
Nicotinamida....................12,5mg
Excipiente q.s.p. ....................1 comprimido*
*(estearato de magnésio, amido, lactose1, fosfato tricálcico, dióxido de silício, gelatina, polietilenoglicol, polissorbato, croscarmelose sódica, celulose microcristalina, acetoftalato de celulose, corante amarelo crepúsculo)
Propan® Suspensão:
Buclizina (cloridrato)....................1mg
Lisina (cloridrato)....................20mg
Tiamina (mononitrato) (vit. B1)....................3,6mg
Riboflavina (vit. B2)....................0,24mg
Piridoxina (cloridrato) (vit. B6)....................1,1mg
Cianocobalamina (vit. B12)....................1,2mcg
Nicotinamida....................2,1mg
Veículo q.s.p....................1ml**
**(goma adragante, sacarina2, sorbitol3, propilenoglicol, polissorbato, ácido etilenodiaminotetracético, ácido cítrico, metilparabeno, propilparabeno, cloreto de sódio, citrato de sódio, silicone, aroma natural de tangerina, aroma artificial de caramelo, corante amarelo crepúsculo, água desmineralizada)

Informações ao Paciente de Propan

· PROPAN® é um medicamento utilizado para aumentar o apetite, indicado para crianças na fase de crescimento e adultos com deficiências nutricionais.· PROPAN® deve ser conservado em lugar seco, fresco (temperatura menor que 300º C) e protegido da luz, na sua embalagem original até o término de seu uso.
· O número do lote, as datas de fabricação e validade estão carimbados no cartucho do produto.
· Não utilize o medicamento com prazo de validade vencido.
· Para a administração correta de PROPAN® COMPRIMIDO e SUSPENSÃO, leia atentamente o item Instruções de Uso, contido na parte final desta bula.
· PROPAN® COMPRIMIDO e SUSPENSÃO não possuem açúcar4, podendo ser administrados a pacientes diabéticos.
· Pode ocorrer sonolência durante o tratamento com PROPAN®. Portanto, recomenda-se cautela na condução de veículos, na operação de máquinas e outras atividades que requerem atenção.
· A administração conjunta de PROPAN® com medicamentos antialérgicos (anti-histamínicos) pode intensificar a sonolência.
· PROPAN® pode causar secura da boca5. Se esse efeito for intenso, procure orientação médica.
· PROPAN® não deve ser utilizado durante os três primeiros meses de gravidez6.
· PROPAN® não deve ser utilizado por pacientes alérgicos a buclizina, com doença da próstata7, com dificuldade para urinar ou com doenças gastrintestinais graves.
· Durante o tratamento com PROPAN®, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
· Informe ao médico a ocorrência de gravidez6 durante o tratamento ou após o seu término.
· Informe ao médico se estiver amamentando.
· Informe ao médico sobre os medicamentos que está utilizando.
· Obedeça a posologia indicada pelo médico e não interrompa o tratamento sem o seu conhecimento.
· Informe imediatamente ao médico se ocorrerem reações indesejáveis.
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE8. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Informações Técnicas de Propan

A buclizina é um anti-histamínico, derivado da piperazina, com ação orexígena, acarretando acentuado aumento do apetite e do peso corporal, devido a ação hipoglicemiante9 do fármaco10.
A lisina é um aminoácido essencial, agindo no anabolismo11 proteico e equilíbrio nitrogenado.
As vitaminas do complexo B desempenham atividade na síntese de proteínas12, no metabolismo13 dos glicídeos, lipídeos, ácido nucleicos, enzimas e aminoácidos.

Indicações de Propan

PROPAN® é indicado como estimulante do apetite, utilizado durante o período de crescimento para manter o equilíbio pôndero-estatural.Nos adultos em estado de convalescença para suprir carências nutricionais.

Contra-Indicações de Propan

Em casos de hipersensibilidade à buclizina ou a qualquer componente da fórmula.
Durante o primeiro trimestre de gravidez6.

Precauções de Propan

Pacientes com fatores de risco, de forma comprovada ou suspeita, devem ser cuidadosamente avaliados antes do início do tratamento com a buclizina. Os fatores de risco são: glaucoma14 do ângulo fechado, hipertrofia15 prostática, obstrução urinária ou duodenal. Nesses casos recomenda-se cautela na administração do medicamento com estrito acompanhamento médico, pois esses distúrbios podem ser agravados por fármacos anticolinérgicos.Durante o tratamento com a buclizina não é aconselhável a ingestão de bebidas alcoólicas, devido a potencialização do efeito depressor quando ingeridos concomitantemente.
Durante o tratamento com a buclizina, os reflexos do paciente podem ser diminuídos. Por isso, é necessário cautela na condução de veículos, na operação de máquinas e outras atividades que requerem atenção.
Gravidez6 e lactação16: foram relatadas evidências de efeitos teratogênicos17 com o uso da buclizina em estudos realizados com animais. Estudos clínicos em mulheres grávidas com a utilização da buclizina não foram realizados. Portanto, não é recomendado a utilização da buclizina durante os primeiros três meses de gestação. O medicamento somente deve ser administrado após o terceiro mês de gestação, sob estrito acompanhamento médico, quando os benefícios para a mãe justificarem o potencial de risco para o feto18.
Não há relatos sobre a eliminação da buclizina através do leite materno. A administração deve ser cautelosa e sob orientação médica se o fármaco10 for utilizado durante a lactação16.

Reações Adversas de Propan

PROPAN® é um medicamento bem tolerado, apresentando baixa incidência19 de efeitos colaterais20. Geralmente, os efeitos adversos são leves e transitórios não causando a suspensão da terapia.
Ocasionalmente, podem ocorrer sonolência, cefaléia21, secura da boca5, nariz22 e garganta23.
Foram relatados raros casos de agitação e insônia.

Interação Medicamentosa de Propan

Agentes antimuscarínicos e outros fármacos com atividade anticolinérgica: a administração concomitante com a buclizina pode potencializar os efeitos anticolinérgicos.Depressores do sistema nervoso central24: a administração conjunta com a buclizina pode potencializar os efeitos depressores.

Posologia e Administração de Propan

A dose recomendada de PROPAN® é a seguinte:
Adultos e crianças acima de 12 anos:1 comprimido ou 25ml da suspensão duas vezes ao dia.
Crianças acima de 5 até 12 anos : meio a 1 comprimido ou 12,5 a 20ml da suspensão duas vezes ao dia.
Crianças acima de 1 até 5 anos: 5 a 10ml da suspensão duas vezes ao dia.
Crianças até 1 ano: 2,5ml da suspensão duas vezes ao dia.
Em pacientes suscetíveis a efeitos colaterais20, como idosos, pode ser necessária a redução da dose diária.
PROPAN® COMPRIMIDO e SUSPENSÃO não contêm açúcar4, podendo ser administrados a pacientes diabéticos.

Instruções de Uso de Propan

PROPAN® COMPRIMIDO e SUSPENSÃO devem ser ingeridos 30 minutos antes das principais refeições (almoço e jantar), se necessário, com o auxílio de água, leite, suco de frutas ou refrigerante.Agite bem o frasco de PROPAN® SUSPENSÃO antes da administração.
Para facilitar a administração a crianças, PROPAN® SUSPENSÃO pode ser misturado com suco de frutas, refrigerantes, leite, papinhas ou sopinhas e com alimentos em geral após o preparo.
Para a utilização posológica correta, as doses de PROPAN® SUSPENSÃO devem ser administradas utilizando-se o copo-medida contido na embalagem do produto.
O copo-medida possui indicações visuais de doses, as quais devem ser seguidas de acordo com a prescrição médica.

Superdosagem de Propan

Os principais sintomas25 de intoxicação aguda são agitação, tremor, irritabilidade, convulsões, delírio26, hipertermia, náuseas27, vômitos28, taquicardia29, hipotensão30 ou hipertensão31, insuficiência respiratória32, midríase33, retenção urinária34.
O tratamento deve ser sintomático35 e de suporte, consistindo na realização de indução ao vômito36 ou lavagem gástrica37, administração de carvão ativado e catártico e monitorização do sistema respiratório38 e cardiovascular. Fármacos como fisostigmina, benzodiazepínicos, beta-bloqueadores podem ser utilizados no tratamento dos sintomas25.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Farmacêutica Responsável: Dra. Dirce de Paula Zanetti. CRF-SP nº 7758
Registro MS nº 1.0550.0048

Propan - Laboratório

UCI FARMA
Rua do Cruzeiro, 374
São Bernardo do Campo/SP - CEP: 09725-310
Tel: (011)414-2022
Fax: (011)448-5253

Ver outros medicamentos do laboratório "UCI FARMA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
2 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
3 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
4 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
5 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
8 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
9 Hipoglicemiante: Medicamento que contribui para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais, sendo capaz de diminuir níveis de glicose previamente elevados.
10 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
11 Anabolismo: Parte do metabolismo que se refere à incorporação de substâncias no organismo do indivíduo. Diz respeito à síntese de moléculas complexas a partir de outras mais elementares ou menos complexas. Para isso é necessário um certo dispêndio de energia, (ATP). Exemplo: Formação de proteínas a partir de aminoácidos.
12 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
13 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
14 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
15 Hipertrofia: 1. Desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele devido a um aumento do tamanho de suas células constituintes. 2. Desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa). 3. Em medicina, é aumento do tamanho (mas não da quantidade) de células que compõem um tecido. Pode ser acompanhada pelo aumento do tamanho do órgão do qual faz parte.
16 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
17 Teratogênicos: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
18 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
19 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
20 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
21 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
22 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
23 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
24 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
25 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
26 Delírio: Delirio é uma crença sem evidência, acompanhada de uma excepcional convicção irrefutável pelo argumento lógico. Ele se dá com plena lucidez de consciência e não há fatores orgânicos.
27 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
28 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
29 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
30 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
31 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
32 Insuficiência respiratória: Condição clínica na qual o sistema respiratório não consegue manter os valores da pressão arterial de oxigênio (PaO2) e/ou da pressão arterial de gás carbônico (PaCO2) dentro dos limites da normalidade, para determinada demanda metabólica. Como a definição está relacionada à incapacidade do sistema respiratório em manter níveis adequados de oxigenação e gás carbônico, foram estabelecidos, para sua caracterização, pontos de corte na gasometria arterial: PaO2 50 mmHg.
33 Midríase: Dilatação da pupila. Ela pode ser fisiológica, patológica ou terapêutica.
34 Retenção urinária: É um problema de esvaziamento da bexiga causado por diferentes condições. Normalmente, o ato miccional pode ser iniciado voluntariamente e a bexiga se esvazia por completo. Retenção urinária é a retenção anormal de urina na bexiga.
35 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
36 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
37 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
38 Sistema Respiratório: Órgãos e estruturas tubulares e cavernosas, por meio das quais a ventilação pulmonar e as trocas gasosas entre o ar externo e o sangue são realizadas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.