ÁCIDO ASCÓRBICO

Infabra Ind. Farm. Bras. Ltda.

Atualizado em 03/06/2015

Composição do ácido Ascórbico

cada comprimido contém 500 mg de ácidoascórbico (vitamina1 C), de liberação prolongada.

Posologia e Administração do ácido Ascórbico

adultos e crianças maiores de 12 anos: 1 comprimido (500 mg) ao dia. Estados carenciais ou necessidades aumentadas: 1 a 2 comprimidos ao dia (500 mg a 1 g). - Superdosagem: não são conhecidos relatos de intoxicação por superdosagem do ácido ascórbico. Em caso de reações adversas, reduzir ou suspender o uso do produto e, se necessário, utilizar tratamento sintomático2.

Precauções do ácido Ascórbico

varfarina sódica - pode ocorrer aumento do tempo de protrombina3. Deferoxamina - tem atividade diminuída e potenciados os efeitos tóxicos do ferro. Vitamina1 B12 - tem atividade reduzida. O ácido ascórbico pode interferir nos resultados para determinação de glicemia4, glicosúria5 no sangue6 e urina7, e dos níveis séricos das transaminases de creatinina8 e bilirrubina9. Pode condicionar resultados falso-negativos em pesquisa de sangue6 oculto nas fezes.

Reações Adversas do ácido Ascórbico

doses altas de ácido ascórbico (acima de 1 g/dia) podem causar distúrbios gastrintestinais, tais como, náusea10, vômito11 e diarréia12, bem como provocar hemólise13 em pacientes com deficiência de glicose14-6-fosfato-desidrogenase. Em pacientes predispostos, o uso de altas doses de ácido ascórbico pode desencadear o aparecimento de litíase15 oxálica ou úrica.

Contra-Indicações do ácido Ascórbico

litíase15 urinária oxálica ou úrica; na insuficiência renal16.

Indicações do ácido Ascórbico

profilaxia e tratamento da carência de vitamina1 C devido a suprimento deficiente, ou por aumento das necessidades, como ocorre nas gripes e resfriados e nos casos de ferimentos intensos, queimaduras profundas, fraturas e infecções17 crônicas. Na profilaxia e tratamento do escorbuto18, da metemoglobinemia idiopática19, da cárie dentária, da desnutrição20, das infecções17 em geral e como acidificante da urina7.

Apresentação do ácido Ascórbico

caixa com 30 comprimidos.


Ver informações do laboratório

ÁCIDO ASCÓRBICO - Laboratório

Infabra Ind. Farm. Bras. Ltda.
Rua Conselheiro Mayrink, 365
Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20960-140
Tel: (21 )501-0799
Fax: (21 )281-0142
Site: http://www.infabra.com.br/

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
3 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
4 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
5 Glicosúria: Presença de glicose na urina.
6 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
7 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
8 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
9 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
10 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
11 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
12 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
13 Hemólise: Alteração fisiológica ou patológica, com dissolução ou destruição dos glóbulos vermelhos do sangue causando liberação de hemoglobina. É também conhecida por hematólise, eritrocitólise ou eritrólise. Pode ser produzida por algumas anemias congênitas ou adquiridas, como consequência de doenças imunológicas, etc.
14 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
15 Litíase: Estado caracterizado pela formação de cálculos em diferentes regiões do organismo. A composição destes cálculos e os sintomas que provocam variam de acordo com sua localização no organismo (vesícula biliar, ureter, etc.).
16 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
17 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
18 Escorbuto: Doença aguda ou crônica causada pela carência de vitamina C, caracterizada por hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções.
19 Idiopática: 1. Relativo a idiopatia; que se forma ou se manifesta espontaneamente ou a partir de causas obscuras ou desconhecidas; não associado a outra doença. 2. Peculiar a um indivíduo.
20 Desnutrição: Estado carencial produzido por ingestão insuficiente de calorias, proteínas ou ambos. Manifesta-se por distúrbios do desenvolvimento (na infância), atrofia de tecidos músculo-esqueléticos e caquexia.

Tem alguma dúvida sobre ÁCIDO ASCÓRBICO?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.