TAZEPIN

CLIMAX

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Tazepin

cada comprimido de Tazepin 150 mg contém:cloridrato de ranitidina 168 mg (equivalente a 150 mg de ranitidina base). Excipiente q.s.p. 1 comprimido. Cada comprimido de Tazepin Retard 300 mg contém: cloridrato de ranitidina 336 mg (equivalente a 300 mg de ranitidina base). Excipiente q.s.p. 1 comprimido. Cada ampola de Tazepin injetável 50 mg contém: cloridrato de ranitidina 56 mg (equivalente a 50 mg de ranitidina base). Excipiente q.s.p. 2 ml (1 ampola). Excipientes: comprimidos: lactose1, celulose microcristalina, estearato de magnésio, eudragit, álcool isopropílico, dióxido de titânio, talco, carbowax, corante amarelo laca. Injetável: ácido fênico, fosfato de potássio monobásico, fosfato de sódio dibásico e água para injeção2.

Posologia e Administração de Tazepin

1 comprimido (150 mg) duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, ou 1 comprimido Retard administrado uma vez à noite ao deitar. Não é necessário relacionar a dose a refeições. 1 ampola (50 mg) via intramuscular a cada período de 6-8 horas ou 1 ampola (50 mg) via intravenosa em diluição, 1 ampola para 20 ml de solução isotônica3 e aplicada lentamente, aproximadamente 2 minutos, podendo ser repetida a cada período de 6-8 horas ou por infusão intravenosa intermitente4 a uma taxa de 25 mg/hora, durante 2 horas, podendo ser repetida a cada período de 6-8 horas. - Superdosagem: devido à elevada especificidade de ação da ranitidina não é de se prever a ocorrência de problemas significativos diante de eventual superdosagem. Se necessário, no entanto, pode ser instituída terapia sintomática5 e de suporte, assim como a remoção da droga por hemodiálise6.

Precauções de Tazepin

o tratamento com antagonista7 dos receptores H\dn4 2 da histamina8 pode mascarar sintomas9 associados a carcinoma10 gástrico retardando o diagnóstico11 da condição. Dessa maneira, diante da suspeita de úlcera gástrica12, deve ser excluída a possibilidade da afecção13 maligna, antes de instituir-se a terapia com Tazepin. Em pacientes com insuficiência renal14, a dose deve ser ajustada, pois pode haver elevação dos níveis plasmáticos da ranitidina, uma vez que o fármaco15 é excretado pelos rins16. Apesar da ranitidina atravessar a barreira placentária, a administração de doses terapêuticas a pacientes em trabalho de parto ou durante cesariana não desencadeou qualquer efeito adverso para o procedimento obstétrico ou para o desenvolvimento neonatal. Por ser excretado pelo leite materno, recomenda-se precaução a seu uso por lactante17. A segurança e a eficácia para o uso pediátrico ainda não foram estabelecidas. Somente deve ser administrado durante a gravidez18 e lactação19 em casos de comprovada necessidade. Interações medicamentosas: Tazepin não inibe o sistema hepático da oxigenase de função mista ligada ao citocromo P 450, não potencializando desta maneira as ações de drogas inativadas por esta enzima20, tais como, diazepan, varfarina, propranolol, fenitoína, lidocaína e a teofilina. A absorção não é prejudicada significativamente por alimentos ou antiácidos21. - Reações de adversas: pode ocorrer cefaléia22, erupção23 cutânea24, tontura25, constipação26, diarréia27 e náusea28. Raramente podem ocorrer insônia, vertigem29, depressão, agitação, visão30 turva ou bradicardia31. A ranitidina tem sido empregada em pacientes com transplante renal32, sem relatos de efeitos adversos. - Pacientes idosos: paciente com idade de 65 anos ou superior, monitorados por ensaios clínicos33 apresentaram quadros evolutivos semelhantes aos observados em pacientes mais jovens sem maior incidência34 de reações adversas.

Contra-Indicações de Tazepin

pacientes que tenham demonstrado hipersensibilidade à ranitidina.

Indicações de Tazepin

tratamento da úlcera duodenal35, úlcera gástrica12 pós-operatória, esofagite de refluxo36, síndrome37 do Zollinger-Ellison, e nas seguintes condições nas quais é de conveniência reduzir a secreção gástrica e a produção do ácido; prevenção de hemorragia38 gastrintestinal por úlcera39 de estresse em pacientes graves, profilaxia de sangramento recorrente em portadores de úlceras40 pépticas homorrágicas, antes da anestesia41 geral em pacientes propensos à aspiração ácida (síndrome de Mendelson42), especialmente pacientes obstétricos em trabalho de parto.

Apresentação de Tazepin

embalagens contendo 10 e 20 comprimidos de Tazepin 150 mg; embalagens contendo 8 comprimidos do Tazepin Retard, 300 mg; embalagens contendo 5 ampolas com 2 ml de Tazepin injetável 50 mg.


TAZEPIN - Laboratório

CLIMAX
Rua Joaquim Távora, 822
São Paulo/SP - CEP: 04015-011
Tel: (11) 5572-6855

Ver outros medicamentos do laboratório "CLIMAX"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
2 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
3 Isotônica: Relativo à ou pertencente à ação muscular que ocorre com uma contração normal. Em química, significa a igualdade de pressão entre duas soluções.
4 Intermitente: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
5 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
6 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
7 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
8 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
9 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
10 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
11 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
12 Úlcera gástrica: Lesão na mucosa do estômago. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100 % dos casos.
13 Afecção: Qualquer alteração patológica do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
14 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
15 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
16 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
17 Lactante: Que produz leite; que aleita.
18 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
19 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
20 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
21 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
22 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
23 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
24 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
25 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
26 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
27 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
28 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
29 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
30 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
31 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
32 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
33 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
34 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
35 Úlcera duodenal: Lesão na mucosa do duodeno – parte inicial do intestino delgado.
36 Esofagite de refluxo: É uma inflamação na mucosa do esôfago (camada que reveste o esôfago) causada pelo refluxo (retorno) do conteúdo gástrico ao esôfago. Se não tratada pode causar danos, desde o estreitamento (estenose) do esôfago - o que irá causar dificuldades na deglutição dos alimentos - até o câncer. Portadores de hérnia do hiato (projeção do estômago para o tórax), obesos, sedentários, fumantes, etilistas, pessoas tensas ou ansiosas têm maior predisposição à esofagite de refluxo.
37 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
38 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
39 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
40 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
41 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
42 Síndrome de Mendelson: Síndrome da aspiração ácida, pneumonite por broncoaspiração ou Síndrome de Mendelson é uma pneumonite química. Refere-se à lesão pulmonar aguda causada por aspiração de substâncias tóxicas às vias aéreas inferiores.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.