ULCERIT

HEXAL

Atualizado em 09/12/2014

ULCERIT

Cloridrato de Ranitidina

Reg. M.S. nº 1.0047.0242

Apresentações de Ulcerit

20 comprimidos revestidos 150 mg
16 comprimidos revestidos 300 mg

Indicações de Ulcerit


Indicado para o tratamento e prevenção da úlcera duodenal1, tratamento da úlcera gástrica2 benigna, incluindo aquelas associadas com agentes antiinflamatórios não-esteróides. E também para profilaxia da hemorragia3 gastrintestinal conseqüente à úlcera4 de estresse em pacientes gravemente enfermos, profilaxia de hemorragia3 recorrente em pacientes com úlcera péptica5 e na prevenção da síndrome6 de aspiração ácida.

Contra-Indicações de Ulcerit

O uso de ULCERIT está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade a
ranitidina ou a qualquer dos seus componentes.

Cuidados e Advertências de Ulcerit


O tratamento com antagonista7 H2 pode mascarar sintomas8 associados ao
carcinoma9 do estômago10 e retardar o diagnóstico11 da doença. Em caso de pacientes com insuficiência renal12 grave a posologia deve ser ajustada. O produto só deve ser usado durante a gravidez13 e aleitamento no caso de ser essencialmente necessário. É recomendada a supervisão regular de pacientes com úlcera péptica5 e utilizando drogas antiinflamatórias não-esteróides, especialmente se idosos.
A absorção de sucralfato e de cetoconazol pode ser reduzida quando administrada em conjunto com Cloridrato de Ranitidina.
Podem ocorrer alterações transitórias e reversíveis nos testes de função hepática14. Há relatos ocasionais de hepatite15, alterações reversíveis na contagem de células16 sangüíneas, reações de hipersensibilidade.

Posologia de Ulcerit


Adultos (tratamento padrão): 150 mg duas vezes ao dia ou 300 mg á noite.
Para a prevenção de úlceras17 duodenais associadas a drogas antiinflamatórias não-esteróides, 150 mg de ranitidina duas vezes ao dia podem ser administrados concomitantemente com estas drogas.
Crianças: 2mg/kg a 4 mg/kg duas vezes ao dia até um máximo de 300 mg por dia.
Pacientes com insuficiência renal12: 150 mg à noite durante quatro a oito semanas.
Tratamento de manutenção: 150mg ao deitar.
Úlcera4 pós-operatória: 150mg duas vezes ao dia.
No controle da esofagite de refluxo18 severa, a dose recomendada é de 150mg quatro vezes ao dia durante 8 semanas.
Síndrome de Zollinger-Ellison19: 150mg três vezes ao dia inicialmente. Esta dose pode ser aumentada se necessário. Doses até 6g por dia têm sido bem toleradas.
Para pacientes20 com dispepsia21 episódica crônica a dose recomendada é de 150 mg duas vezes ao dia durante 6 semanas.
Profilaxia da Síndrome de Mendelson22: 150mg duas horas antes da anestesia23 e, preferivelmente, 150 mg na noite anterior.
Insuficiência Renal12: É recomendado que a dose diária de ranitidina nestes pacientes seja reduzida para 150mg à noite durante quatro a oito semanas.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
ESTE TEXTO É UM RESUMO, PARA INFORMAÇÕES DETALHADAS CONSULTE A BULA DO
PRODUTO.

ULCERIT - Laboratório

HEXAL
Av. Itaboraí, 1425
São Paulo/SP - CEP: 04135-001
Tel: 5585-9090
Fax: 5594-3665

Ver outros medicamentos do laboratório "HEXAL"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Úlcera duodenal: Lesão na mucosa do duodeno – parte inicial do intestino delgado.
2 Úlcera gástrica: Lesão na mucosa do estômago. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100 % dos casos.
3 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
4 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
5 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
6 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
7 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
10 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
11 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
12 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
13 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
14 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
15 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
16 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
17 Úlceras: Feridas superficiais em tecido cutâneo ou mucoso que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
18 Esofagite de refluxo: É uma inflamação na mucosa do esôfago (camada que reveste o esôfago) causada pelo refluxo (retorno) do conteúdo gástrico ao esôfago. Se não tratada pode causar danos, desde o estreitamento (estenose) do esôfago - o que irá causar dificuldades na deglutição dos alimentos - até o câncer. Portadores de hérnia do hiato (projeção do estômago para o tórax), obesos, sedentários, fumantes, etilistas, pessoas tensas ou ansiosas têm maior predisposição à esofagite de refluxo.
19 Síndrome de Zollinger-Ellison: Doença caracterizada pelo aumento de produção de gastrina devido à presença de gastrinoma. O gastrinoma (tumor produtor de gastrina) está localizado na maioria das vezes no pâncreas. A hipersecreção de gastrina produz úlceras pépticas, má digestão, esofagite, duodenojejunite e/ou diarréia. Em 20% dos casos está relacionada com neoplasia endócrina múltipla tipo I (NEM I), que acompanha-se na maioria das vezes de hiperparatireiodismo (80%) e em alguns raros casos de insulinomas, glucagomas, VIPomas ou outros tumores.
20 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
21 Dispepsia: Dor ou mal-estar localizado no abdome superior. O mal-estar pode caracterizar-se por saciedade precoce, sensação de plenitude, distensão ou náuseas. A dispepsia pode ser intermitente ou contínua, podendo estar relacionada com os alimentos.
22 Síndrome de Mendelson: Síndrome da aspiração ácida, pneumonite por broncoaspiração ou Síndrome de Mendelson é uma pneumonite química. Refere-se à lesão pulmonar aguda causada por aspiração de substâncias tóxicas às vias aéreas inferiores.
23 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.