TECNOFLUT

ZODIAC

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Tecnoflut

cada comprimido contém: flutamida 250 mg,excipiente q.s.p. 1 comprimido.

Posologia e Administração de Tecnoflut

salvo critério médico, a dose indicada é de 1 comprimido três vezes ao dia, de preferência após as refeições como monoterapia após orquiectomia1, bem como em combinação com análogos LHRH. Como tratamento de manutenção e por períodos prolongados, a dose média diária pode ser reduzida segundo critério médico.

Precauções de Tecnoflut

em tratamento prolongado recomenda-se controle periódico da função hepática2. Devido à flutamida favorecer o aumento dos níveis plasmáticos de testosterona e estradiol, poderá ocorrer retenção hídrica, devendo-se alertar os pacientes com afecções3 cardíacas ou antecedentes de edema pulmonar4. Raramente pode ocorrer metemoglobinemia. Isto foi observado, contudo, somente em provas com animais, porém não em humanos. Durante o tratamento recomendam-se medidas contraceptivas.

Reações Adversas de Tecnoflut

os efeitos secundários observados com maior freqüência são a ginecomastia5 e sensibilidade mamária; pequenas alterações nodulares nas glândulas6 mamárias, bem como colostro7 podem ocorrer ocasionalmente. Esses efeitos secundários são reversíveis com a interrupção do tratamento ou com a redução da dose. O risco de complicações cardiovasculares é mínimo. Com menor freqüência ocorrem náuseas8, vômitos9, aumento do apetite, insônia e fadiga10. Ocasionalmente, ocorre diminuição da libido11. Raramente foram observados: perda do apetite, dor semelhante à úlcera12, acidez, diarréia13, prisão de ventre, alteração transitória da função hepática2, prurido14, síndrome15 tipo lúpus16, cefaléia17, enjôo, fraqueza, astenia18, borramento da visão19, sensação de sede, sensação de medo e linfedema. Durante o tratamento prolongado pode ocorrer redução da quantidade dos espermatozóides20. Na maioria dos casos estas reações não foram tão importantes a ponto de se reduzir a posologia ou de se interromper o tratamento.

Contra-Indicações de Tecnoflut

hipersensibilidade à flutamida, insuficiência hepática21, depressão e complicações tromboembólicas.

Indicações de Tecnoflut

medicação antiandrogênica não esteróide indicada no tratamento do carcinoma22 da próstata23.

Apresentação de Tecnoflut

caixas com 20 ou 90 comprimidos de 250 mg.


TECNOFLUT - Laboratório

ZODIAC
Rua Traipu, 755
São Paulo/SP - CEP: 01235-000
Tel: (11 )263-6166
Fax: (11 3)676-0524

Ver outros medicamentos do laboratório "ZODIAC"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Orquiectomia: Remoção cirúrgica do testículo.
2 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
3 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
4 Edema pulmonar: Acúmulo anormal de líquidos nos pulmões. Pode levar a dificuldades nas trocas gasosas e dificuldade respiratória.
5 Ginecomastia: Aumento anormal de uma ou ambas as glândulas mamárias no homem. Associa-se a diferentes enfermidades como cirrose, tumores testiculares, etc. Em certas ocasiões ocorrem de forma idiopática.
6 Glândulas: Grupo de células que secreta substâncias. As glândulas endócrinas secretam hormônios e as glândulas exócrinas secretam saliva, enzimas e água.
7 Colostro: Líquido amarelado e rico em anticorpos, secretado pelas glândulas mamárias alguns dias antes e depois do parto.
8 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
9 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
10 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
11 Libido: Desejo. Procura instintiva do prazer sexual.
12 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
13 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
14 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
15 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
16 Lúpus: 1. É uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico. 2. Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesta patologia, a defesa imunológica do indivíduo se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especializados no assunto.
17 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
18 Astenia: Sensação de fraqueza, sem perda real da capacidade muscular.
19 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
20 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
21 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
22 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
23 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.

Tem alguma dúvida sobre TECNOFLUT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.