Cipro HC

ALCON

Atualizado em 08/12/2014

Cipro* HC

Cloridrato de Ciprofloxacino
Hidrocortisona
Suspensão Otológica  
    
USO ADULTO E INFANTIL.

Forma Farmacêutica e Apresentação do Cipro Hc

Frasco de vidro conta-gotas contendo 10 ml de suspensão otológica.

Composição do Cipro Hc

Cada ml contém:
Cloridrato de ciprofloxacino.................... 2,33 mg (Equivalente a 2 mg de ciprofloxacino base)
Hidrocortisona....................10,0 mg
Veículo constituído de polissorbato 20, acetato de sódio, ácido acético, lecitina, cloreto de sódio, álcool polivinílico, álcool benzílico como conservante e água purificada q.s.p. 1 ml

Informação ao Paciente do Cipro Hc

CIPRO* HC Suspensão Otológica é indicado nas infecções1 do ouvido. O produto deve ser conservado em temperatura ambiente e protegido da luz. Evite refrigeração. O prazo de validade está gravado na embalagem do medicamento. Após aberto o frasco, o prazo de validade da suspensão é de 14 dias. Descarte a suspensão não utilizada após o término do tratamento. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Informe seu médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe o médico se está amamentando. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Agite bem o frasco antes de usar. Remova a tampa do frasco e coloque o conta-gotas. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Podem ocorrer diminuição da sensibilidade a estímulos, alucinações3 sensoriais e reações de pele4 tais como coceira e erupção5 na pele4.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Uso concomitante com outras substâncias: Siga a orientação do médico.

Contra-indicações: Hipersensibilidade aos componentes do produto. Pacientes com perfuração timpânica suspeita ou comprovada. Otite média6. Deve-se evitar o uso em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Interrompa o uso de CIPRO HC Suspensão Otológica ao primeiro sinal7 de erupção5 cutânea8 ou qualquer outra reação local ou geral de hipersensibilidade. Como qualquer preparação antibiótica, o uso prolongado pode resultar no crescimento de microrganismos resistentes, inclusive fungos.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE9.

Informação Técnica do Cipro Hc

Descrição do Cipro Hc

CIPRO HC Suspensão Otológica é uma suspensão de ciprofloxacino 0,2 % e hidrocortisona 1% exclusivamente para uso tópico10 otológico.

Mecanismo de Ação do Cipro Hc

O ciprofloxacino é um antibiótico fluoroquinolônico de amplo espectro, com comprovada atividade contra bactérias causadoras da otite externa11 bacteriana. A hidrocortisona é um corticosteróide com amplas propriedades antiinflamatórias. O ciprofloxacino age inibindo a DNA-girase bacteriana. Apresenta rápida ação bactericida na fase proliferativa e na fase de repouso, embora na fase de repouso sua atividade bactericida não seja tão rápida. O ciprofloxacino é efetivo in vitro contra virtualmente todos os patógenos gram-negativos, incluindo Pseudomonas aeruginosa.
Também é efetivo contra bactérias gram-positivas tais como estafilococos e estreptococos sensíveis à meticilina. Em geral, anaeróbios são resistentes. Antes de iniciar o tratamento, devem ser feitos testes de sensibilidade.
Uma dose de 3 gotas de CIPRO HC Suspensão Otológica libera aproximadamente 300 mcg de ciprofloxacino, atingindo concentrações locais que excedem os valores da Concentração Inibitória Mínima (CIM) para os patógenos associados à otite externa11 bacteriana.

Indicações do Cipro Hc

Tratamento da otite externa11 bacteriana aguda causada por microorganismos suscetíveis à ação do ciprofloxacino, incluindo Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Acinetobacter anitratus (baumannii), Stenotrophomonas maltophilia, Enterobacteriaciae, Enterococcus faecalis e Proteus mirabilis.

Contra-Indicações do Cipro Hc

Pacientes com história de hipersensibilidade ao álcool benzílico, à hidrocortisona, à ciprofloxacina, aos derivados quinolônicos ou a qualquer dos excipientes da formulação. Pacientes com perfuração da membrana timpânica12, suspeita ou confirmada. CIPRO HC Suspensão Otológica não é indicado no tratamento da otite média6. Não deve ser prescrito durante a gravidez2 e a amamentação13, já que não há dados suficientes que assegurem o uso do medicamento nestes grupos de pacientes.

Advertências e Precauções do Cipro Hc

Descontinuar o tratamento ao primeiro sinal7 de erupção5 cutânea8 ou qualquer outra evidência de hipersensibilidade local ou generalizada. Como qualquer outra preparação antibiótica, o uso prolongado pode resultar no crescimento de microrganismos resistentes, inclusive fungos.

Interações Medicamentosas do Cipro Hc

Não são conhecidas interações medicamentosas para esta formulação e via de administração.

Reações Adversas do Cipro Hc

Nos estudos clínicos realizados, as reações adversas consideradas relacionadas à droga ocorreram em 3,5 % dos pacientes tratados. As reações adversas que ocorreram com uma freqüência situada entre 0,1 e 1 % foram as seguintes reações localizadas: hipoestesia14, parestesia15, prurido16, erupção5 cutânea8 e urticária17.

Posologia e Administração do Cipro Hc

Para crianças (de 2 anos em diante) e adultos, instilar 3 gotas da suspensão no ouvido afetado, duas vezes por dia, durante 7 dias. Agitar bem o frasco antes do uso.
O paciente deve deitar-se de lado, com o ouvido afetado para cima, para a instilação das gotas. O paciente deve manter-se nesta posição por, no mínimo, 30 segundos, para facilitar a penetração das gotas no meato acústico externo.

Superdose do Cipro Hc

Não há registro de superdose com CIPRO HC Suspensão Otológica em humanos. Em estudos pré-clínicos conduzidos em cobaias tratadas com doses pelo menos 20 vezes maiores que as utilizadas em humanos, não houve evidência de efeitos ototóxicos.

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E EMBORA AS PESQUISAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA, QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS, AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS. EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA, O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE9.

* Cipro é uma Marca Registrada de Bayer AG. Licenciada por Bayer AG.


Cipro HC - Laboratório

ALCON
AV. N. SRA. DA ASSUNCAO, 736
SAO PAULO/SP - CEP: 05359001
Tel: (011 )268-7433
Fax: (011 )819-2171

Ver outros medicamentos do laboratório "ALCON"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
6 Otite média: Infecção na orelha média.
7 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
8 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
10 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
11 Otite externa: Infecção do ouvido que acomete a região da orelha externa, revestida por pele e constituída pelo pavilhão auricular e o conduto auditivo externo, o qual termina numa membrana chamada tímpano.
12 Membrana Timpânica: Membrana semi-transparente (oval), que separa da cavidade timpânica (ORELHA MÉDIA) o Meato Acústico Externo. Contém três camadas
13 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
14 Hipoestesia: Perda ou diminuição de sensibilidade em determinada região do organismo.
15 Parestesia: Sensação cutânea subjetiva (ex.: frio, calor, formigamento, pressão, etc.) vivenciada espontaneamente na ausência de estimulação.
16 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
17 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Tem alguma dúvida sobre Cipro HC?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.