

Pratiglós
PRATI DONADUZZI & CIA LTDA
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Pratiglós
palmitato de retinol + colecalciferol + óxido de zinco
Pomada dermatológica 5.000 UI/g + 900 UI/g + 150 mg/g
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Pomada dermatológica
Embalagem com 1 bisnaga de 45 g, 90 g ou 135 g
USO TÓPICO1
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO:
Cada grama2 de Pratiglós contém:
palmitato de retinol | 5.000 UI |
colecalciferol | 900 UI |
óxido de zinco | 150 mg |
veículo q.s.p | 1 g |
Excipientes: óleo de amêndoas, butil-hidroxianisol, lanolina, edetato dissódico, propilenoglicol, dimetil hidantoína, talco, essência de lavanda, essência bouquet baunilha, base de petrolato e polietileno e água purificada.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Pratiglós é indicado para:
- assaduras;
- dermatite3 (inflamação4 da pele5) de fraldas, de contato e amoniacal;
Sua formulação com vitaminas A (palmitato de retinol) e D (colecalciferol) incorporadas a agentes emolientes e hidratantes, forma uma camada protetora contra substâncias presentes nas fezes e urina6 que causam assaduras, protegendo a delicada pele5 do bebê das assaduras, principalmente relacionadas ao uso de fraldas.
Além dessa indicação, este medicamento pode ser usado em crianças maiores e adultos para:
- intertrigo7 (inflamação4 em áreas quentes e úmidas do corpo, onde ocorre atrito entre uma pele5 e outra) mamário, perianal, interdigital (entre os dedos) e axilar;
- odores dos pés e axilas.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Pratiglós tem na sua fórmula o óxido de zinco que age neutralizando os fatores de irritação da pele5 e facilitando a reparação e cicatrização. O óxido de zinco evita a modificação da acidez normal da pele5 local e, com a vitamina8 A e D em base de óleo forma uma barreira de proteção da pele5 contra a urina6, fezes e transpiração9.
Pratiglós ajuda proteger a pele5 por meio da redução da fricção e da formação de uma camada protetora (principalmente entre a pele5 e as roupas ou fraldas).
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Pratiglós é contraindicado para crianças alérgicas ao óxido de zinco, vitamina8 A (palmitato de retinol), vitamina8 D (colecalciferol) ou a qualquer ingrediente do produto.
Se o paciente apresentar dermatite3 causada por fungos (micose10 cutânea11), as lesões12 podem piorar com o uso do produto. Não aplicar em pele5 com lesões12 (feridas abertas).
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Advertências e precauções
A melhor forma de tratamento e prevenção de assaduras é a troca frequente da fralda, o que evita o contato prolongado com a urina6 e as fezes.
Pratiglós não trata infecções13 provocadas por bactérias ou fungos.
Para não irritar a pele5 do bebê, devido à fricção mecânica durante as trocas de fraldas e limpeza do períneo14, a retirada total de Pratiglós a cada troca de fralda não é obrigatória.
Em casos raros, o óxido de zinco pode causar irritação da pele5 com o uso continuado do produto. Evite o contato do produto com os olhos15.
Deve-se evitar que as crianças venham a ingerir o produto, ainda que não se conheçam as consequências desta ingestão.
Gravidez16
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.
Interações medicamentosas
Não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações medicamentosas clinicamente relevantes, porém, recomenda-se evitar o uso concomitante com outros medicamentos tópicos.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde17.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de conservação
Você deve manter este medicamento em temperatura ambiente (entre 15–30°C), em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas do produto
Pratiglós apresenta-se na forma de uma pomada dermatológica, homogênea, de cor branca, com odor característico.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve aplicar este medicamento a cada troca de fraldas, após lavagem e secagem cuidadosa da pele5 do bebê. Para aplicar este medicamento na pele5 em contato com a fralda, siga as instruções abaixo:
- Limpe bem a pele5 da área coberta pela fralda para eliminar qualquer resíduo de urina6 ou fezes, que pode agir como irritante para a pele5 do bebê. Quando houver somente urina6, lave a região apenas com água morna. Se houver fezes, lave com água morna e sabonete neutro ou sabonete suave para bebês18 e enxágue bem.
- Em seguida, seque delicadamente, usando uma toalha macia. É importante evitar limpeza e esfregação exageradas, pois, além de desnecessárias, podem causar irritação da pele5 do bebê.
- Após a secagem cuidadosa, aplique uma camada deste medicamento na pele5 do bebê e massageie suavemente para espalhar a pomada.
Este medicamento também pode ser usado em crianças maiores e adultos contra irritação em outras regiões da pele5, aplique duas ou mais vezes ao dia nas áreas afetadas.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas19, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso você se esqueça de uma aplicação, aplique-a assim que se lembrar. O esquecimento de uma aplicação não provoca consequências, exceto eventual retardo na melhora da alteração da pele5.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Quando Pratiglós é utilizado como indicado o aparecimento de eventos adversos é raro. Em caso de reação adversa interrompa o uso imediatamente e informe seu médico. Houve relatos da seguinte reação adversa:
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Distúrbio de pele5 e tecidos subcutâneos: irritação na pele5.
Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Em caso de superdose ou ingestão acidental, procure auxílio médico imediatamente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas19 procure orientação médica.
MS - 1.2568.0173
Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi CRF-PR 5842
Registrado e fabricado por:
PRATI, DONADUZZI & CIA LTDA
Rua Mitsugoro Tanaka, 145
Centro Industrial Nilton Arruda - Toledo - PR
CNPJ 73.856.593/0001-66
Indústria Brasileira
SAC 0800 709 9333
