Preço de Hipertonic 5% em Woodbridge/SP: R$ 27,49

Hipertonic 5%

OPHTHALMOS S/A

Atualizado em 26/02/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

HIPERTONIC® 5%
cloreto de sódio

APRESENTAÇÃO:

Cartucho contendo frasco gotejador plástico com 10 mL de solução oftálmica estéril.

USO OFTÁLMICO.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO.

COMPOSIÇÃO:

Cada mL contém:

cloreto de sódio 50 mg
veículo q.s.p 1 mL

Veículo: fosfato monossódico monohidratado, fosfato dissódico dihidratado, hidroxipropilmetilcelulose, cloreto de benzalcônio e água para injetáveis.
Cada mL de Hipertonic® 5% proporciona de 21 a 26 gotas da solução (1,9 a 2,4 mg de cloreto de sódio/gota1).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este medicamento é destinado ao auxílio no tratamento do inchaço2 na córnea3 (edema4 de córnea3) causado por várias doenças, dentre elas inflamação5 da córnea3 com presença de bolhas (ceratite bolhosa).

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Ao ser aplicado topicamente no olho6, o Hipertonic® 5%, contribui com a retirada da água da córnea3, diminuindo o inchaço2 da região.
A ação do medicamento tem início assim que é aplicado no olho6.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento é contra-indicado para uso por pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Na primeira aplicação de Hipertonic® 5%, pode ocorrer ardência no olho6 momentânea, porém sem significado clínico. Informe seu médico se ocorrer outras reações tais como: olho6 vermelho, dor ou inchaço2 nos olhos7, problemas de visão8, sensibilidade à luz e dor de cabeça9.
O cloreto de sódio é amplamente utilizado em diversas formulações medicamentosas, portanto não existem relatos de interações medicamentosas.
Desprezar a solução 30 dias após a abertura do frasco. Suspender o uso se houver mudança de coloração ou odor da solução.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você esta fazendo uso de algum outro Medicamento.
Não use medicamento sem conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde10.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTES MEDICAMENTO?

Conservar o produto em temperatura ambiente (15° a 30°C). Manter a embalagem sempre fechada após o uso.
Após aberto, válido por 30 dias.

Hipertonic® 5% é uma solução límpida, transparente e inodora.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Uma gota1 de Hipertonic® 5% deve ser aplicada diretamente no olho6 afetado a cada 3 ou 4 horas ou de acordo com as recomendações médicas.

Para usar o produto, siga as instruções abaixo.

  • Lave as mãos11 cuidadosamente;
  • Incline a cabeça9 para trás, ou deite-se olhando pra cima;
  • Puxe suavemente a pálpebra inferior para baixo;
  • Coloque o frasco gotejador acima do olho6. Evite contato do frasco gotejador com os dedos e com a superfície das pálpebras12 ou do olho6, para evitar contaminação do produto;
  • Olhe para cima antes de pingar uma gota1 de colírio13;
  • Após pingar o colírio13, olhe para baixo por alguns segundos;
  • Solte a pálpebra lentamente e mantenha os olhos7 fechados por um ou dois minutos. Não feche os olhos7 com força para não extravasar o produto;
  • Aplique com os dedos uma suave pressão no canto do olho6, junto ao nariz14;
  • Não esfregue os olhos7 e evite piscar muito frequentemente;
  • Não lave o frasco gotejador;
  • Não use colírios que apresentem alterações na coloração;
  • Se tiver que aplicar mais de um colírio13 ou mais de uma gota1 do mesmo espere pelo menos cinco minutos entre as aplicações.

Siga as orientações de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento, não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Se esquecer de aplicar o medicamento no horário prescrito, aplicar o medicamento assim que se lembrar e continuar o tratamento com o intervalo de tempo entre as aplicações de acordo com o orientado pelo médico.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): é possível ocorrer ardência no olho6 na primeira aplicação de Hipertonic® 5%.
Existe a possibilidade de ocorrência de outras reações. Contudo, suas frequências não são bem estabelecidas. Sendo assim, informe seu médico imediatamente se ocorrer os seguintes sintomas15: olho6 vermelho, dor ou inchaço2 nos olhos7, problemas de visão8, sensibilidade à luz e dor de cabeça9.
O cloreto de sódio é amplamente utilizado em alimentos como fonte de nutriente dissociando-se em íons16 essenciais ao funcionamento do corpo humano17. Também é utilizado em diversas formulações medicamentosas como agente de osmolaridade18. Portanto, outros tipos de reações adversas não se tornam aplicáveis a este produto, desde que usado adequadamente.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento não possui risco, inclusive no caso em que conteúdo de uma embalagem seja ingerido acidentalmente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

 

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

 

Registro MS nº: 1.1724.0004.001-7
Farm. Responsável: Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho - CRF-SP nº 5.344

OPHTHALMOS S/A.
Rua das Nhandirobas, 471 - Jabaquara - CEP: 04349 - 030 - São Paulo - SP
CNPJ (MF): 61.129.409/0001-05
Indústria Brasileira

 

SAC 0800 7015011

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
2 Inchaço: Inchação, edema.
3 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
4 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
5 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
6 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
7 Olhos:
8 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
9 Cabeça:
10 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
11 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
12 Pálpebras:
13 Colírio: Preparação farmacológica líquida na qual se encontram dissolvidas diferentes drogas que atuam na conjuntiva ocular.
14 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
15 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
16 Íons: Átomos ou grupos atômicos eletricamente carregados.
17 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
18 Osmolaridade: Molaridade de uma solução que exerce a mesma pressão osmótica que uma solução ideal de uma substância não dissociada. É uma medida indireta da concentração somada de todos os solutos de uma determinada solução.

Tem alguma dúvida sobre Hipertonic 5%?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.