

Intratect
BIOTEST FARMACÊUTICA LTDA
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Intratect®
imunoglobulina1 G
Injetável 5%
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Solução para infusão
Embalagens contendo um frasco-ampola com 20 mL, 50 mL, 100 mL ou 200 mL
USO INTRAVENOSO
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO:
Cada 1 mL da solução para infusão contém:
imunoglobulina1 humana, com pureza mínima de 96% de IgG | 50 mg |
veículo q.s.p. | 1 mL |
Excipientes: glicina e água para injetáveis.
Distribuição das subclasses de IgG (aproximadamente):
IgG1 | 57% |
IgG2 | 37% |
IgG3 | 3% |
IgG4 | 3% |
Conteúdo máximo de IgA | 900 microgramas/mL. |
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Intratect® é utilizado em adultos, crianças e adolescentes (0-18 anos) que não têm anticorpos2 suficientes (terapia de reposição) nos casos de:
- Pacientes que nasceram com falta de anticorpos2 (síndromes de imunodeficiência3 primária).
- Hipogamaglobulinemia e infecções4 bacterianas recorrentes em pacientes com leucemia5 linfocítica crônica, em quem os antibióticos profiláticos falharam.
- Hipogamaglobulinemia e infecções4 bacterianas recorrentes em pacientes com mieloma6 múltiplo na fase de platô que não conseguiram responder à imunização7 pneumocócica.
- Hipogamaglobulinemia em pacientes após o transplante alogênico de células-tronco8 hematopoiéticas.
- AIDS congênita9 com infecções4 bacterianas recorrentes.
Intratect® é usado também em adultos, crianças e adolescentes (0-18 anos) para tratar distúrbios inflamatórios (imunomodulação), tais como:
- Trombocitopenia10 imune primária (na qual um paciente tenha sofrido redução das plaquetas11 no sangue12), em situações onde o paciente se submeterá a uma cirurgia num futuro próximo, ou está em risco de hemorragia13.
- Síndrome14 de Guillain-Barré (uma doença que danifica os nervos em todo o corpo).
- Doença de Kawasaki (uma doença em crianças que causa inflamações15 de diversos órgãos do corpo e onde as artérias16 no coração17 se tornam aumentadas).
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Intratect® é extraído a partir de sangue12 humano que contém anticorpos2 (substâncias de defesa próprias do corpo) para doenças, disponível sob a forma de uma solução para infusão. A solução vem pronta para infusão venosa (para “gotejamento”).
Intratect® contém imunoglobulina1 humana normal (anticorpos2) extraídas de sangue12 doado por um amplo grupo de pessoas e provavelmente contém anticorpos2 para as doenças infecciosas mais comuns. Doses adequadas de Intratect® podem restaurar os níveis sanguíneos de imunoglobulina1 G para os valores de referência, quando esses estão baixos.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não use Intratect®
- se você for alérgico a imunoglobulina1 humana ou a algum dos outros ingredientes deste medicamento (vide composição). Uma reação alérgica18 pode incluir erupção19 cutânea20, coceira, dificuldade de respirar ou inchaço21 da face22, lábios, garganta23 ou língua24.
- se você tiver deficiência de imunoglobulina1 A, especialmente se você tiver anticorpos2 contra imunoglobulina1 A em seu corpo.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Fale com seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de usar Intratect® caso você:
- sofra de uma condição de baixos níveis de anticorpos2 no seu sangue12 (hipo ou agamaglobulinemia).
- não tenha recebido este medicamento antes ou se houve um longo intervalo (por exemplo, várias semanas) desde a última vez que o recebeu (você deverá ser rigorosamente monitorado durante sua infusão e por uma hora após o término da sua infusão).
- tenha usado Intratect® recentemente (você deverá ser observado durante a infusão e por pelo menos 20 minutos após sua infusão).
- tenha tido uma reação a outros anticorpos2 (em casos raros, você pode correr o risco de reações alérgicas).
- tenha ou tenha tido um distúrbio renal25.
- tenha recebido medicamentos que podem prejudicar seus rins26 (se sua função renal25 piorar, pode ser necessário interromper seu tratamento com Intratect®).
Seu médico terá um cuidado especial se você estiver com sobrepeso27, for idoso, diabético ou se você sofrer de pressão arterial28 elevada, baixo volume de sangue12 (hipovolemia29), se o sangue12 for mais espesso do que o normal (viscosidade30 sanguínea alta), se você estiver acamado ou imóvel por algum tempo (imobilização) ou se você tiver problemas em seus vasos sanguíneos31 (doenças vasculares32) ou outros riscos para eventos trombóticos33 (coágulos sanguíneos).
Por favor, obeserve – reações
Você será cuidadosamente observado durante o período de infusão com Intratect® para que se tenha certeza de que você não sofrerá uma reação. O seu médico irá se certificar de que a taxa da infusão de Intratect® seja adequada para você.
Se você notar qualquer um dos seguintes sinais34 de reação, ou seja, chiado súbito na respiração, dificuldade em respirar, pulso rápido, inchaço21 das pálpebras35, face22, lábios, garganta23 ou língua24, erupção19 cutânea20 ou coceira (especialmente afetando todo o seu corpo) durante a infusão de Intratect®, informe ao seu médico imediatamente. A taxa de infusão pode ser diminuída ou a infusão pode ser completamente interrompida.
Informações sobre a transmissão de agentes infecciosos
Intratect® é feito a partir de plasma36 humano (a parte líquida do sangue12). Quando medicamentos são produzidos a partir de sangue12 ou plasma36 humano, é importante prevenir que infecções4 sejam transmitidas aos pacientes. Os doadores de sangue12 são testados para vírus37 e infecções4. Os fabricantes destes produtos também processam o sangue12 ou plasma36 para inativar ou remover vírus37. Apesar destas medidas, quando medicamentos derivados do sangue12 ou plasma36 humano são administrados, a possibilidade de transmissão de infecções4 não pode ser totalmente excluída.
As medidas tomadas são consideradas eficazes para vírus37 envelopados tais como o vírus37 da imunodeficiência3 humana (HIV38), vírus37 da hepatite39 B e vírus37 da hepatite39 C.
As medidas tomadas podem ser de valor limitado contra vírus37 não envelopados como o vírus37 da hepatite39 A e parvovírus B19.
As imunoglobulinas40 não foram associadas com infecções4 por hepatite39 A ou parvovírus B19, possivelmente porque os anticorpos2 contra estas infecções4 contidos no produto são protetores.
Gravidez41 e amamentação42
Caso você esteja grávida ou amamentando, se acha que está grávida ou está planejando ter um bebê, oriente-se com seu médico antes de tomar este medicamento.
Seu médico irá decidir se Intratect® pode ser usado durante a gravidez41 e amamentação42.
Categoria de risco na gravidez41: C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Dirigir e operar máquinas
A capacidade de dirigir e operar máquinas pode ser prejudicada por algumas reações adversas associadas a Intratect®. Os pacientes que apresentarem reações adversas durante o tratamento devem esperar até que estas se resolvam antes de dirigir ou operar máquinas.
Interações medicamentosas
Informe ao seu médico caso você esteja usando, tenha usado recentemente ou venha a usar algum outro medicamento.
Intratect® pode reduzir a eficácia de algumas vacinas, tais como:
- sarampo43
- rubéola44
- caxumba45
- catapora46
É possível que você tenha de esperar até 3 meses para poder tomar algumas vacinas e até um ano para que você possa tomar a vacina47 contra sarampo43.
Efeitos sobre exames de sangue12
Intratect® pode afetar os exames de sangue12. Se você tiver um exame de sangue12 depois de receber Intratect®, informe que você recebeu Intratect® para a pessoa que vai colher o seu sangue12 ou para o seu médico.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde48.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de conservação
Armazenar à temperatura entre 2 a 8°C, protegido da luz. Não congelar.
A solução deve ser administrada logo após a abertura do frasco.
Soluções não utilizadas devem ser descartadas, devido ao risco de contaminação.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas
A solução é límpida a levemente opalescente e incolor a amarela pálida.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Intratect® se destina a administração intravenosa (infusão na veia). É administrado a você por um médico ou enfermeiro. A dose vai depender do seu estado e do seu peso corporal. O seu médico saberá a quantidade certa a ser administrada a você.
No início de sua infusão, você receberá Intratect® em um ritmo lento. Seu médico poderá então aumentar gradualmente a taxa de infusão.
A taxa de infusão e sua frequência são dependentes do motivo pelo qual você está usando Intratect®.
Uso em crianças e adolescentes
A posologia em crianças e adolescentes (0–18 anos) não é diferente da de adultos, já que a posologia para cada indicação é dada pelo peso corporal e ajustada ao resultado clínico das condições acima mencionadas.
Para a terapia de reposição em pacientes com um sistema imunológico49 fraco (imunodeficiência3) e para pacientes50 com AIDS congênita9, a infusão é dada a cada 3 a 4 semanas.
Para tratar distúrbios inflamatórios (imunomodulação), a infusão pode ser dada da seguinte forma:
Trombocitopenia10 imune primária: para o tratamento de um episódio agudo51, uma infusão é administrada no dia 1 e esta dose pode ser repetida uma vez em 3 dias. Alternativamente, uma dosagem mais baixa pode ser administrada diariamente durante 2 a 5 dias. Síndrome14 de Guillain-Barré: a infusão é administrada durante 5 dias.
Doença de Kawasaki: a infusão deve ser administrada ao longo de 2 a 5 dias, ou como uma dose única.
Para hipogamaglobulinemia em pacientes após transplante alogênico de células-tronco8 hematopoiéticas para tratar infecção52 e prevenir rejeição, a infusão é dada a cada 3 a 4 semanas. Quando há falta de produção de anticorpos2, a infusão é dada mensalmente até que haja níveis normais de anticorpos2.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Intratect® será administrado a você em um hospital por um médico ou enfermeiro; assim, é improvável que você perca uma infusão. Contudo, informe ao seu médico se você acha que perdeu uma infusão.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Como todo medicamento, este medicamento pode causar reações adversas, embora nem todas as pessoas as tenham.
As frequências descritas abaixo foram em geral calculadas com base no número de pacientes tratados, se não for especificado de outra forma – por exemplo, pelo número de infusões.
Se você notar quaisquer efeitos abaixo, avise ao seu médico imediatamente:
- erupção19 cutânea20,
- coceira,
- chiado na respiração,
- dificuldade em respirar,
- inchaço21 das pálpebras35, face22, lábios, garganta23 ou língua24,
- pressão arterial28 extremamente baixa com sintomas53 como tontura54, confusão, desmaio, pulso rápido.
Isto pode ser uma alergia55 ou uma reação alérgica18 séria (choque anafilático56) ou uma reação de hipersensibilidade.
Informe ao seu médico imediatamente se notar qualquer um dos seguintes efeitos muito raros:
- dor no peito57 ou pressão no peito57 grave (ataque cardíaco, infarto58 cardíaco)
- fraqueza, paralisia59 ou dormência60 em um lado do corpo, perda de visão61 em um ou ambos os olhos62, dificuldades de fala (acidente vascular cerebral63)
- tosse, dor no peito57, respiração rápida, frequência cardíaca rápida (embolia64 pulmonar)
- inchaço21, dor, vermelhidão da perna (trombose venosa profunda65)
As seguintes reações adversas foram relatadas durante estudos clínicos com Intratect®:
Comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- dor de cabeça66
- febre67
Incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- rompimento das células68 vermelhas do sangue12 nos vasos sanguíneos31 levemente aumentada (hemólise69)
- alteração do paladar70
- aumento da pressão arterial28
- inflamação71 de veias72 superficiais
- sensação de enjoo (náusea73)
- vômito74
- dor abdominal
- erupção19 cutânea20 com manchas elevadas
- calafrios75
- sensação de calor
- aumento da temperatura corporal
Preparações de imunoglobulina1 humana em geral podem causar as seguintes reações adversas adicionais:
- uma queda súbita da pressão arterial28 (rara: ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- meningite76 temporária (inflamação71 do revestimento do cérebro77) (rara)
- sintomas53 semelhantes a eczema78 (reações cutâneas79 temporárias) (rara)
- um aumento na creatinina80 sérica (um produto residual) e/ou insuficiência renal81 súbita (rara)
- dor no peito57 ou pressão no peito57 grave (angina82 pectoris) (muito rara: ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- calafrios75 ou tremores (arrepios) (muito rara)
- dificuldade em respirar (dispneia83) (muito rara)
- pressão arterial28 reduzida (muito rara)
- dor nas costas84 (muito rara)
- tontura54
- dor nas articulações85
- diminuição no número de células68 vermelhas do sangue12 devido ao rompimento dessas células68 nos vasos sanguíneos31 (anemia hemolítica86)
Se uma reação adversa ocorrer, a taxa de infusão deve ser diminuída ou interrompida.
Detalhes de outras reações adversas relatadas espontaneamente:
Frequência desconhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis)
- Doenças cardíacas: dor no peito57 (angina82 pectoris)
- Perturbações gerais e condições no local de administração: rigidez
- Desordens do sistema imune87: choque anafilático56 e reações alérgicas Investigações: diminuição da pressão arterial28
- Afecções88 musculoesqueléticas e dos tecidos conjuntivos: dor nas costas84
- Doenças respiratórias, torácicas e do mediastino89: dificuldade para respirar (dispneia83)
- Doenças vasculares32: choque90
- Doenças do sangue12 e do sistema linfático91: leucopenia92
Relato de reações adversas
Caso você tenha alguma reação adversa, fale com seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Isto inclui quaisquer reações adversas não listadas nesta bula.
Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Uma superdose pode levar a sobrecarga de líquidos e aumento da viscosidade30 do sangue12, especialmente em pacientes idosos ou pacientes com função cardíaca ou renal25 prejudicada. Se você acha que recebeu muito Intratect®, informe ao seu médico, que decidirá se a infusão deve ser interrompida e dar um tratamento alternativo.
Se você tiver qualquer outra dúvida sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou enfermeiro.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
USO RESTRITO A HOSPITAIS
Reg-MS: 1.0914.0020
Farmacêutica Responsável: Natália R. de Almeida Pereira CRF-SP 70657
Importado e distribuído por:
Biotest Farmacêutica Ltda.
Rua José Ramos Guimarães, 49A
Bom Jesus dos Perdões – SP
CNPJ 33.348.731/0001-81
Fabricado por:
Biotest AG
D-63303 Dreieich Alemanha
SAC 0800 7820275
