FDC Betacaroteno

BIOWELL AMERICA LTDA

Atualizado em 19/06/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

FDC Betacaroteno
betacaroteno
Cápsula 15 mg

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇO:

Cápsula gelatinosa mole
Frasco plástico com 100 cápsulas.

VIA ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada cápsula de FDC Betacaroteno contém:

betacaroteno (equivalente a 8.325 UI de vitamina1 A – fornece 25.000 UI de Pró-vitamina1 A.) 15 mg
excipiente q.s.p. 1 cápsula

Excipientes: óleo de soja, gelatina, glicerol, cera amarela de abelha, lecitina de soja.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

É indicado como suplemento vitamínico para profilaxia e tratamento de deficiência de vitamina1 A.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O betacaroteno é absorvido no intestino e, por não apresentar ação cumulativa, é convertido a precursor da vitamina1 A no fígado2 e no intestino delgado3, conforme nossas necessidades, para prevenir e tratar as deficiências desta vitamina1. O betacaroteno é uma forma segura de suplementação4 de vitamina1 A.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

É contraindicado para pacientes5 que possuem reconhecida hipersensibilidade ao betacaroteno.

Este medicamento é contraindicado para o uso por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez6.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

A absorção de vitamina1 A pelo trato gastrointestinal pode ser reduzida pela presença de neomicina. Há um risco aumentado de hipervitaminose A se a vitamina1 A for administrada juntamente com retinoides como a isotretinoína e tretinoína.

O consumo por crianças deve ocorrer somente sob orientação médica.

Este medicamento é contraindicado para o uso por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez6.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Guardar em lugar seco e à temperatura ambiente (15–30 °C).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.

Não use se o selo de segurança estiver violado ou ausente.

Características físicas e organolépticas do produto

Este medicamento é apresentado na forma de cápsula gelatinosa mole oval e iluminada preenchida com um líquido vermelho tijolo.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Ingerir 1 (uma) cápsula inteira ao dia, por via oral.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas7, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Este medicamento não deve ser cortado

O QUE EU DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou do cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?

Reações alérgicas e de hipersensibilidade podem ocorrer quando do uso de pró-vitaminas e vitaminas. Durante o tratamento com betacaroteno, ocasionalmente pode ocorrer diarreia8 e a pele9 pode assumir uma coloração ligeiramente amarela nas palmas das mãos10, sola dos pés e face11.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

A administração de doses acima da posologia indicada por longos períodos pode provocar toxicidade12, conhecida como Hipervitaminose A, a qual é caracterizada principalmente por fadiga13, irritabilidade, anorexia14, perda de peso, e outros distúrbios gastrointestinais.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas7 procure orientação médica.
 

MS 1.2702.0012.001-7
Tec. resp.: Fabiana Paiva Galvão CRF/RN 3373

Fabricado por:
FDC Vitamins LLC., Miami, Flórida, E.U.A.

Importado e comercializado exclusivamente por:
BIOWELL AMERICA LTDA.. Av. Esplanada Silva Jardim, 86 – Ribeira – Natal-RN – Brasil – Cep: 59012-090
CNPJ: 40.809.626/0001-68


SAC 0800 970 224

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
3 Intestino delgado: O intestino delgado é constituído por três partes: duodeno, jejuno e íleo. A partir do intestino delgado, o bolo alimentar é transformado em um líquido pastoso chamado quimo. Com os movimentos desta porção do intestino e com a ação dos sucos pancreático e intestinal, o quimo é transformado em quilo, que é o produto final da digestão. Depois do alimento estar transformado em quilo, os produtos úteis para o nosso organismo são absorvidos pelas vilosidades intestinais, passando para os vasos sanguíneos.
4 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
5 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
9 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
10 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
11 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
12 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
13 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
14 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.

Tem alguma dúvida sobre FDC Betacaroteno?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.