Preço de Sabofen em Fairfield/SP: R$ 0,00

Sabofen

GEYER MEDICAMENTOS S.A.

Atualizado em 12/03/2021

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Sabofen®
iodopovidona
Sabonete 7 mg/g

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Sabonete
Embalagens com 50 g e 100 g.

USO EXTERNO
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO:

Cada grama1 de Sabofen® sabonete contém:

iodopovidona 0,007 g
excipiente q.s.p. 1 g

Excipientes: massa base (sebo bovino, óleo de babaçu), ácido etidrônico, branqueador óptico (distirilbifenil dissulfonato dissódico, EDTA tetrassódico, água), butil-hidroxitolueno, corante amarelo (CI 11680), edetato de sódio, dióxido de titânio e essência bouquet.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

O Sabofen® é indicado para a antissepsia da pele2 e couro cabeludo. O uso deste sabonete é recomendado na limpeza das mãos3 e ferimentos leves; como auxiliar na prevenção e tratamento de afecções4 cutâneas5 (furúnculos, acnes, impetigos, dermatites infecciosas e dermatomicoses6 superficiais); na higienização do corpo (banho), reduzindo odores fortes provenientes da carga microbiana da pele2 e como antisséptico7 da mucosa8 vaginal.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Sabofen® é um produto para uso tópico9 a base de iodopovidona, um complexo estável que libera gradualmente o iodo, o qual possui efeito ativo contra diversos microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus10 causadores de doenças.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Não use o Sabofen® se você tiver hipersensibilidade (alergia11) ao iodo. Em caso de sensibilidade, suspender o uso.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

O Sabofen® é somente para uso externo. Evite o contato do sabonete com os olhos12 e no caso de contato acidental, lave-os abundantemente com água corrente; se persistir o desconforto, procure seu médico.

O uso prolongado de Sabofen® em gestantes e recém-nascidos depende de orientação médica.

Em casos de ferimentos profundos e queimaduras graves, consulte seu médico antes de usar o Sabofen®.

Gravidez13 e Lactação14

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas

A absorção do iodo contido na iodopovidona pode interferir em testes da função tireoidiana.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Você deve manter o Sabofen® em temperatura ambiente (15–30°C) e proteger da umidade. O prazo de validade é de 36 meses a partir da sua data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto

O Sabofen® é um sabonete de cor amarela.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Você deve molhar as mãos3 ou a área desejada com água limpa e friccionar o Sabofen® até formar espuma, espalhando uniformemente a espuma, deixando-a em contato com a pele2 por algum tempo que pode variar de 30 segundos (degermação leve) a 5 minutos (degermação profunda). Enxágue abundantemente com água corrente. Repetir a aplicação 2 a 3 vezes ao dia ou a critério médico.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas15, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Você pode usar o Sabofen® logo que se lembrar, sempre que for necessário o uso do sabonete antisséptico7.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Raramente o Sabofen® pode causar reações de hipersensibilidade (alergia11) ao iodo, caracterizadas por erupções cutâneas5. Se esses sintomas15 ocorrerem, pare de usar o Sabofen® e procure seu médico.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

É pouco provável que ocorram problemas no caso de uso de uma grande quantidade de Sabofen®. Se reações cutâneas5 forem observadas, procure seu médico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas15 procure orientação médica.
 

M.S. 1.0443.0040
Farmacêutica Responsável: Glaucia Porto Prates CRF - RS 4261

Fabricado por:
Indústria e Comércio Zambon Bernardi Ltda.
Rua Toledo de Barbosa, 666/690.
São Paulo – SP.

Registrado por:
Geyer Medicamentos S.A.
Rua Pelotas, 320 - Porto Alegre – RS.
CNPJ.: 92.670.801/0001-82
Indústria Brasileira


SAC 0800 6040075

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
5 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
6 Dermatomicoses: Doença de pele com dermatite localizada, infectocontagiosa, de caráter crônico, causada pela invasão da pele e pelos por fungos, conhecidos como dermatófitos. Ela é caracterizada por descamação e perda de pelos. Também conhecida por “tinha“, dermatofitose ou tricofitose.
7 Antisséptico: Que ou o que impede a contaminação e combate a infecção.
8 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
9 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
10 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
11 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
12 Olhos:
13 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
14 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
15 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Tem alguma dúvida sobre Sabofen?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.