

Sal de Andrews (Bula do profissional de saúde)
PF Consumer Healthcare Brazil Importadora e Distribuidora de Medicamentos Ltda
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Sal de Andrews
sulfato de magnésio + ácido cítrico + bicarbonato de sódio
Pó efervescente 0,88 g + 1,84 g + 2,18 g
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Pó efervescente
Envelopes de 5 g
USO ORAL
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO:
Cada envelope (5 g) de Sal de Andrews contém:
sulfato de magnésio | 0,88 g |
ácido cítrico | 1,84 g |
bicarbonato de sódio | 2,18 g |
excipiente q.s.p. | 5 g |
Excipientes: carbonato de sódio e sacarina sódica.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSINAIS DE SAÚDE
INDICAÇÕES
Sal de Andrews é indicado como antiácido, para alívio da azia, dispepsia e excesso de acidez gástrica, e como laxante, para alívio da constipação.
RESULTADO DE EFICÁCIA
O sulfato de magnésio possui efeito laxativo descrito em literatura (Goodman & Gilman’s (online, 2013), Remington 21th Edition).
O bicarbonato de sódio proporciona efervescência e tem seu uso tradicionalmente reconhecido como antiácido (Goodman & Gilman’s, 2006 e Martindale 32ª edição).
O Bicarbonato de Sódio e Ácido Cítrico apresentam mecanismo de ação antiácido, proporcionando alívio rápido ao neutralizar o ácido gástrico1-3, que está frequentemente associado a azia e má digestão.
- HENDERSON, Robert P., PRINCE, Valerie T., Heartburn and dyspepsia. In: BERARDI, Rosemary. Handbook of Non-prescription Drugs: An interactive approach to self-care. 14Ed. Universidade de Chicago: American Pharmaceutical Association, 2004. 1370 p., cap. 15, 320-321p;
- WALLACE, J.L., SHARKEY, K.A. Farmacoterapia da acidez gástrica, úlceras pépticas e doença do refluxo gástrico. In: BRUNTON, L.L. Goodman & Gilman: As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 12Ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2012. 2079p., cap. 45, 1315p;
- HUNT, J.N., KNOX, M.T. The effect of citric acid and its sodium salts in test meals on the gastric outputs of acid and of chloride. J Physiol, 1973, 230:171-184.).
CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS
O sulfato de magnésio não é facilmente absorvido pelo instestino e age como um purgativo salino. Os íons de magnésio provocam a secreção no intestino de colecistoquinina, favorecendo o acúmulo intraluminal de água e eletrólitos. O Sal de Andrews apresenta ação local gastrointestinal. Cerca de 10% do íon magnésio é absorvido quando ingerido por indivíduos saudáveis. O magnésio absorvido é excretado pelo sistema renal.
CONTRAINDICAÇÕES
Este medicamento é contraindicado para pacientes com história de hipersensibilidade a quaisquer componentes da fórmula.
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES
Pacientes com insuficiência renal, problemas cardíacos, hipertensos, pacientes grávidas ou amamentando devem consultar o médico antes de utilizar este medicamento. O uso frequente, em pacientes que necessitam de uma dieta restrita em sódio, deve ser evitado. Pacientes que necessitam deste medicamento como laxante diariamente, ou sintam dores abdominais persistentes, devem consultar o médico. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
O sulfato de magnésio pode interferir com a absorção de tetraciclina, e a alcalinização da urina pode alterar a excreção de drogas sensíveis ao pH.
CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO DO MEDICAMENTO
Cuidados de conservação
Sal de Andrews deve ser conservado em temperatura ambiente (15–30°C), protegido da umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas do produto
Sal de Andrews é um pó branco efervescente solúvel em água.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
POSOLOGIA E MODO DE USAR
Como antiácido: O paciente deve dissolver o conteúdo de 1 envelope (5 g) de Sal de Andrews em um copo pequeno de água (200 mL), esperar completar a efervescência e beber de uma vez, podendo repetir até 4 vezes ao dia, não excedendo a dose máxima diária de 20g.
Como laxante: O paciente deve dissolver o conteúdo de 2 envelopes (10 g) de Sal de Andrews em um copo pequeno de água (200 mL), esperar completar a efervescência e beber de uma vez, antes do café da manhã ou à noite, antes de dormir.
REAÇÕES ADVERSAS
Este medicamento é em geral bem tolerado, se utilizado nas doses recomendadas. Entretanto, o uso prolongado pode ocasionar diarréia e, caso o paciente sofra de insuficiência renal severa, sintomas de hipermagnesemia (tais como náusea, vômito, vermelhidão da pele, sede, hipotensão, sonolência, confusão mental, fala arrastada, fraqueza muscular, bradicardia, coma e infarto).
A hipermagnesemia pode levar a uma queda nos níveis séricos de cálcio decorrente da supressão do paratormônio (EJIFCC, 1999), mas o magnésio é de duas a três vezes menos potente na geração desse efeito do que o próprio cálcio (FELSENFELD, A.J., et al. 2015) e está mais associado a um problema renal severo (AUGUS, Z.S., et al. 1982). Em casos de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no Portal da Anvisa.
SUPERDOSE
Doses excessivas deste medicamento podem provocar diarréia. Pessoas com disfunção renal, ao tomar quantidades excessivas deste medicamento, poderão desenvolver hipermagnesemia e hipocalcemia.
Nestes casos, o médico deverá ser consultado para tratamento dos sintomas e suporte adequado. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
MS. 1.9290.0002
Farm. Resp.: Marina Pereira Medeiros. CRF-RJ nº 17.342
Fabricado por:
GlaxoSmithKline Argentina S.A., Buenos Aires – Argentina.
Importado por:
PF Consumer Healthcare Brazil Importadora e Distribuidora de Medicamentos Ltda.
R. Bocácio, nº 471 – Parte Galpão - Chácaras Arcampo, Duque de Caxias.
Rio de Janeiro – RJ - CNPJ: 30.872.270/0002-34.
SAC 0800 021 15 29
