Ajovy

TEVA FARMACÊUTICA LTDA.

Atualizado em 01/04/2022

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

AJOVY®
fremanezumabe 225 mg/1,5mL

APRESENTAÇÕES

Solução injetável 225 mg/1,5mL.
AJOVY® (fremanezumabe) é apresentado em embalagens contendo 1 ou 3 seringas preenchidas.

USO SUBCUTÂNEO1
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

Cada seringa2 preenchida de 1,5 mL de AJOVY® (fremanezumabe) contém: fremanezumabe ............................................225 mg

Excipientes: histidina, cloridrato de histidina monoidratado, sacarose, edetato dissódico, polissorbato 80, água para injeção3.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Leia atentamente esta bula antes de começar a tomar este medicamento, pois ela contém informações importantes para você.

  • Guarde esta bula. Você pode precisar ler novamente.
  • Se você tiver qualquer dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
  • Este medicamento foi receitado para você. Não o forneça a outras pessoas. Ele pode ser prejudicial para elas, mesmo que os sintomas4 delas sejam os mesmos que os seus.
  • Se você tiver quaisquer efeitos indesejáveis, fale com seu médico ou farmacêutico. Isso inclui os possíveis efeitos indesejáveis não mencionados nesta bula.

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

AJOVY® (fremanezumabe) é indicado para o tratamento preventivo5 de enxaqueca6 em adultos com pelo menos 4 dias de enxaqueca6 por mês.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O princípio ativo de AJOVY® (fremanezumabe) é um anticorpo7 monoclonal totalmente humanizado, produzido por meio de cultura celular.

AJOVY® (fremanezumabe) liga-se ao peptídeo relacionado ao gene da calcitocina (CGRP) e bloqueia duas isoformas (α-e β-CGRP) da ligação ao CGRP, impedindo a ativação do sistema trigeminal. O CGRP está diretamente ligado à duração, frequência e intensidade das crises de enxaqueca6. Embora o mecanismo preciso de ação de como o AJOVY® (fremanezumabe) previne as crises de enxaqueca6 seja desconhecido, acredita-se que a prevenção da enxaqueca6 seja obtida pelo seu efeito na modulação do sistema trigeminal.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Não utilize AJOVY® (fremanezumabe) se você for alérgico a fremanezumabe ou a qualquer componente da formulação.

AJOVY® (fremanezumabe) não é recomendado para crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos, porque não foi estudado neste grupo etário.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Reações de hipersensibilidade (alergia8), incluindo rash9 cutâneo10 (alteração na cor ou textura da pele11), prurido12 (coceira), hipersensibilidade (alergia8) ao medicamento e urticária13, foram relatadas em estudos clínicos com AJOVY® (fremanezumabe). A maioria das reações foi considerada leve a moderada, mas algumas levaram a descontinuação ou exigiram tratamento com corticosteroide. A maioria das reações foi relatada dentro de horas a um mês após a administração.

Se ocorrer uma reação de hipersensibilidade, deve-se considerar descontinuar a administração de fremanezumabe e deve ser iniciada uma terapia adequada.

Ligue para o seu profissional de saúde14 ou procure auxílio médico de emergência15 imediatamente se você tiver quaisquer sintomas4 de uma reação alérgica16.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde14.

Gravidez17, lactação18 e fertilidade

Se você estiver grávida ou amamentando, acredita que pode estar grávida ou planeja engravidar, peça aconselhamento ao seu médico antes de receber este medicamento.
É preferível evitar o uso de AJOVY® (fremanezumabe) durante a gravidez17. Os efeitos deste medicamento em mulheres grávidas não são conhecidos.
Se você está amamentando ou planeja amamentar, fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento. Você e seu médico devem decidir se você irá amamentar ou usar o AJOVY® (fremanezumabe).

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

Doenças cardiovasculares19
Informe o seu médico se você tem ou teve doença cardiovascular (problemas que afetam o coração20 e os vasos sanguíneos21) antes de usar este medicamento, porque AJOVY® não foi estudado em pacientes com certas doenças cardiovasculares19.

Crianças e adolescentes
Este medicamento não é destinado para uso em crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos de idade, porque não foi estudado neste grupo etário.

Interação com outros medicamentos
Informe ao seu médico ou farmacêutico se você recentemente usou, estiver usando ou se usará qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos de prescrição e sem receita médica, vitaminas e fitoterápicos.

Saiba os medicamentos que você toma. Mantenha uma lista dos seus medicamentos com você para mostrar ao seu profissional de saúde14 quando for tomar um novo medicamento.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Não é esperado que AJOVY® tenha influência sobre a capacidade de dirigir e usar máquinas.
Atenção: este medicamento contém açúcar22, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes23.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

AJOVY® (fremanezumabe) deve ser armazenado sob refrigeração (entre 2°C e 8°C), em sua embalagem original e protegido da luz. Não congelar.

Se necessário, AJOVY® pode ser mantido em temperatura ambiente até 30 ºC, por até 7 dias, em sua embalagem original. Após ser retirado do refrigerador, AJOVY® deve ser utilizado em até 7 dias, ou deverá ser descartado. Uma vez em temperatura ambiente, AJOVY® não deve ser novamente armazenado sob refrigeração.

Mantenha o AJOVY® (fremanezumabe) fora do calor extremo e da luz direta do sol. Não agite AJOVY® (fremanezumabe).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas: solução clara a opalescente, incolor a levemente amarelada, livre de partículas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

AJOVY® (fremanezumabe) é uma injeção3 para administração subcutânea24 (injeção3 sob a sua pele11). Há duas opções para posologia e administração:

  • 225 mg (1 seringa2) uma vez ao mês (administração mensal);
  • 675 mg (3 seringas) a cada três meses (administração trimestral).

Utilize AJOVY® (fremanezumabe) exatamente como o seu médico ou farmacêutico o orientar. Ele te dirá o quanto de AJOVY® (fremanezumabe) utilizar e quando utilizar.

O seu profissional de saúde14 dirá se você deve utilizar AJOVY® (fremanezumabe) 225 mg uma vez por mês ou AJOVY® (fremanezumabe) 675 mg uma vez a cada 3 meses. Se sua dose prescrita for AJOVY® (fremanezumabe) 675 mg a cada 3 meses, você deve utilizar 3 seringas separadas. Você administrará 3 injeções subcutâneas separadas uma vez a cada 3 meses.

Populações especiais

Uso em idosos
Os estudos realizados com AJOVY® (fremanezumabe) não incluíram números suficientes de indivíduos a partir de 65 anos de idade para determinar se eles respondem diferentemente dos indivíduos mais jovens.
Com base nos resultados da análise farmacocinética populacional, não é necessário ajuste de dose para estes pacientes.

Comprometimento renal25
Não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal26 leve ou moderada.

Comprometimento hepático
Não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência hepática27.

Instruções de uso

Importante:

  • A seringa2 preenchida de AJOVY® se destina apenas a uma utilização (uma vez).
  • Após o uso, descarte AJOVY® em um recipiente de materiais cortantes.
  • Não descarte AJOVY® em lixo doméstico.
  • Antes de injetar AJOVY®, deixe a seringa2 preenchida em temperatura ambiente por 30 minutos.
  • Mantenha AJOVY® longe do alcance de crianças.
  • Após remover a tampa da agulha, não toque na agulha para evitar ferimentos e infecções28.
  • Não puxe o êmbolo29, pois isso pode quebrar a seringa2 preenchida.
  • Não injete AJOVY® nas suas veias30.
  • Não reutilize AJOVY®, pois isto pode causar dano ou infecção31.
  • Não compartilhe AJOVY® com outra pessoa. Você poderá contaminar outra pessoa ou contrair infecção31.

Seringa2 preenchida AJOVY® (fremanezumabe) (Antes do uso). Veja a Figura A.

Como eu injeto AJOVY® (fremanezumabe)?

Etapa 1. Verifique sua receita médica.
AJOVY® (fremanezumabe) apresenta-se como uma seringa2 preenchida de dose única (ou seja, para utilizar 1 vez). O seu médico prescreverá a melhor dose para você.

  • Se o seu médico prescrever a dose de 225 mg mensal para você, tome 1 injeção3 por mês, utilizando uma seringa2 preenchida.
  • Se o seu médico prescrever a dose de 675 mg a cada 3 meses para você, tome 3 injeções separadas, seguidas umas das outras no mesmo dia, utilizando uma seringa2 preenchida diferente para cada injeção3. Você tomará essas injeções uma vez a cada 3 meses.

Antes de injetar, verifique sempre a etiqueta de sua seringa2 preenchida para certificar-se de que você tem o medicamento correto e a dose correta de AJOVY® (fremanezumabe). Se não tiver certeza sobre a sua dose, pergunte ao seu médico.

Etapa 2. Retire a seringa2 preenchida da caixa.

  • Você pode precisar de mais de 1 seringa2 preenchida com base na sua dose prescrita.
  • Segure a seringa2 preenchida (conforme mostra a Figura C).
  • Retire a seringa2 da caixa.

Não agite a seringa2 preenchida em nenhum momento, pois isso pode afetar o funcionamento do medicamento.

Figura C

Etapa 3. Pegue os materiais que você vai precisar para injetar AJOVY® (fremanezumabe).

  • Pegue os seguintes materiais (veja Figura D) e a quantidade de seringas preenchidas de AJOVY® (fremanezumabe) 225 mg que você precisa para administrar a sua dose prescrita:
    • Se sua dose for 225 mg, você precisará de 1 seringa2 preenchida de AJOVY® (fremanezumabe) 225 mg.
    • Se sua dose for 675 mg, você precisará de 3 seringas preenchidas de AJOVY® (fremanezumabe) 225 mg.
    • Compressas com álcool (não fornecidas com o medicamento).
    • Gaze ou bolas de algodão (não fornecidas com o medicamento).
    • Descarte de materiais cortantes ou recipiente resistente à perfuração (não fornecido com o medicamento).

Informe o seu farmacêutico ou médico se você ainda não tiver um recipiente de descarte de materiais cortantes ou recipiente resistente à perfuração.

Etapa 4. Deixe AJOVY® (fremanezumabe) atingir a temperatura ambiente.

  • Coloque os materiais que você pegou em uma superfície limpa e plana.
  • Espere 30 minutos para permitir que o medicamento atinja a temperatura ambiente.
  • Não deixe a seringa2 preenchida em contato direto com a luz solar, pois isso pode causar danos ao medicamento líquido.
  • Não aqueça a seringa2 preenchida de AJOVY® (fremanezumabe) com água quente, no micro-ondas ou de qualquer outra forma além da instruída, pois isso pode causar danos ao medicamento líquido.

Etapa 5. Lave suas mãos32.

  • Lave suas mãos32 com sabão e água e seque bem com uma toalha limpa. Tenha cuidado para não tocar seu rosto ou cabelos após lavar as mãos32.

Etapa 6. Olhe atentamente para sua seringa2 preenchida AJOVY® (fremanezumabe).

Observação: Você pode ver bolhas de ar na seringa2 preenchida. Isso é normal. Não tire as bolhas de ar da seringa2 preenchida antes de administrar sua injeção3. Injetar AJOVY® (fremanezumabe) com essas bolhas de ar não irá prejudicar você.

  • Verifique se o medicamento líquido na seringa2 preenchida está transparente e incolor a levemente amarelado antes de administrar a injeção3 (veja Figura E). Se no líquido contiver quaisquer partículas, ou estiver descolorido, turvo ou congelado, não utilize a seringa2 preenchida. Ligue para o seu profissional de saúde14 ou farmacêutico.
  • Verifique se o nome “AJOVY®” aparece na seringa2 preenchida.
  • Verifique a data de validade na seringa2 preenchida. Não use este medicamento vencido.
  • Não use a seringa2 preenchida se houver algum dano visível, como rachaduras e vazamentos.
  • Não use AJOVY® (fremanezumabe) se você recebeu o medicamento incorreto

As verificações acima são importantes para garantir que o medicamento seja seguro para utilização.


Figura E

Etapa 7. Escolha o seu local para injeção3.

  • Escolha uma área para injeção3 dentro das seguintes áreas (veja Figura F):
    • a área do seu estômago33 (abdômen), evite dois dedos ao redor do umbigo34.
    • a parte frontal das suas coxas35, uma área de pelo menos 2 dedos acima do joelho e 2 dedos abaixo da virilha.
    • parte de trás do seu antebraço36, na área atrás do seu antebraço36.

Figura F

Observação: Há algumas áreas para injeção3 no seu corpo que são difíceis de alcançar (como a parte de trás do seu braço). Você pode precisar da ajuda de alguém que foi instruído sobre como administrar o medicamento se você não alcançar certas áreas de injeção3.

Etapa 8. Limpe sua área para injeção3.

  • Limpe a área escolhida para injeção3 utilizando uma nova compressa com álcool.
  • Espere 10 segundos para permitir que a pele11 seque antes de injetar.
  • Não injete AJOVY® (fremanezumabe) em uma área que esteja sensível, vermelha, machucada, calejada, tatuada, rígida, ou que tenha cicatrizes37 ou estrias.
  • Não injete AJOVY® (fremanezumabe) no mesmo local de injeção3 que você administrou outro medicamento.
  • Se você quer utilizar o mesmo local do corpo para as três injeções separadas necessárias para a dose de 675 mg, garanta que a segunda e a terceira injeções não sejam no mesmo ponto que você utilizou para as outras injeções.

Etapa 9. Remova a tampa da agulha e não a substitua.

  • Pegue a seringa2 preenchida com uma mão38.
  • Puxe a tampa da agulha com a sua outra mão38 (veja Figura G). Não gire.
  • Jogue fora a tampa da agulha imediatamente.
  • Não coloque a tampa da agulha de volta na seringa2 preenchida, para evitar ferimentos e infecção31.

Figura G

Etapa 10. Administre sua injeção3 seguindo as 4 etapas a seguir descritas.

1. Use a sua mão38 livre para segurar suavemente pelo menos um dedo da pele11 que você limpou.

2. Insira a agulha suavemente na pele11 que você está segurando em um ângulo de 45 a 90 graus.

3. Quando a agulha estiver completamente dentro da sua pele11, use o seu polegar para empurrar o êmbolo29.

4. Empurre o êmbolo29 lentamente, totalmente para baixo, na sua capacidade máxima para injetar o medicamento, até que a seringa2 fique vazia.

Etapa 11. Remova a agulha da sua pele11.

  • Após ter injetado todo o medicamento, puxe a agulha para fora (veja Figura H).
  • Não coloque a tampa da agulha de volta em nenhum momento para evitar ferimentos e infecção31.

Figura H

Etapa 12. Pressione suavemente o local da injeção3.

  • Utilize uma bola de algodão limpa e seca ou gaze para pressionar suavemente o local da injeção3
  • por alguns segundos.
  • Não esfregue o local da injeção3.
  • Não reutilize a seringa2 preenchida.

Etapa 13. Descarte a sua seringa2 preenchida imediatamente.

Descarte suas seringas preenchidas utilizadas, agulhas e materiais cortantes em um recipiente de descarte de objetos cortantes logo após o uso.

  • Não jogue fora (descarte) agulhas, seringas ou seringas preenchidas no seu lixo domiciliar.
    Não recicle o seu recipiente de descarte de objetos cortantes utilizado.
  • Se você não possui um recipiente de descarte de objetos cortantes, você pode utilizar um recipiente doméstico que seja:
    • feito de plástico resistente,
    • pode ser fechado com uma tampa resistente a perfurações, apertada, impedindo que os materiais cortantes possam sair;
    • na vertical e estável durante o uso;
    • resistente a vazamentos, e,
    • devidamente etiquetado para avisar sobre resíduos perigosos dentro do recipiente.

Quando o seu recipiente de descarte de objetos cortantes estiver quase cheio, você precisará seguir as orientações de seu médico para a forma correta de descartar o seu recipiente de descarte de objetos cortantes. Pergunte ao seu médico como proceder nesta situação, caso tenha dúvidas.

Não descarte o seu recipiente de descarte de objetos cortantes utilizado no seu lixo em casa. Não recicle o seu recipiente de descarte de objetos cortantes utilizado.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Se você esquecer uma dose de AJOVY® (fremanezumabe), administre assim que possível. Se você precisar tomar a dose atrasada, você precisará ajustar o seu cronograma: se você tomar 225 mg de AJOVY® (fremanezumabe), injete a próxima dose 1 mês depois da dose atrasada. Se você tomar 675 mg de AJOVY® (fremanezumabe), injete a próxima dose 3 meses depois da dose atrasada.

Não tome doses duplicadas para compensar doses esquecidas.

Se você tiver perguntas sobre o seu cronograma, converse com o seu profissional de saúde14.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Como todos os medicamentos, AJOVY® (fremanezumabe) pode causar reações adversas, embora nem todos os pacientes as apresentem.

Reações adversas relatadas em estudos clínicos

As reações adversas descritas foram relatadas durante o período de estudos clínicos com AJOVY® (fremanezumabe).

As reações adversas ao medicamento mais frequentemente relatadas foram no local no local da injeção3 (endurecimento, algia [dor], eritema39 [vermelhidão] e prurido12 [coceira]).

Reações adversas muito comuns (podem afetar mais de 1 em cada 10 indivíduos):

  • Algia (dor), endurecimento e eritema39 (vermelhidão) no local de injeção3

Reações adversas comuns (podem afetar até 1 em cada 10 indivíduos):

  • Prurido12 (coceira) no local de injeção3.

Reações adversas incomuns (podem afetar até 1 em cada 100 indivíduos):

  • Rash9 (manchas avermelhadas) no local de injeção3

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Em caso de superdose de AJOVY® (fremanezumabe), você deve ser monitorado para quaisquer sinais40 ou sintomas4 de efeitos adversos e deve receber tratamento adequado.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

 

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

 

MS n°: 1.5573.0050
Farm. Resp.: Carolina Mantovani Gomes Forti - CRF-SP n°: 34.304

Fabricado por:
Vetter Pharma-Fertigung GmbH & Co. KG Ravensburg – Alemanha

Importado por:
Teva Farmacêutica Ltda.
Av. Guido Caloi, 1935 – Prédio B – 1º Andar São Paulo - SP
CNPJ nº 05.333.542/0001-08

 

 

SAC Teva 0800 777 8382

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Subcutâneo: Feito ou situado sob a pele. Hipodérmico.
2 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
3 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Preventivo: 1. Aquilo que previne ou que é executado por medida de segurança; profilático. 2. Na medicina, é qualquer exame ou grupo de exames que têm por objetivo descobrir precocemente lesão suscetível de evolução ameaçadora da vida, como as lesões malignas. 3. Em ginecologia, é o exame ou conjunto de exames que visa surpreender a presença de lesão potencialmente maligna, ou maligna em estágio inicial, especialmente do colo do útero.
6 Enxaqueca: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
7 Anticorpo: Proteína circulante liberada pelos linfócitos em reação à presença no organismo de uma substância estranha (antígeno).
8 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
9 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
10 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
11 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
12 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
13 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
14 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
15 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
16 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
17 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
18 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
19 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
20 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
21 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
22 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
23 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
24 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
25 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
26 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
27 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
28 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
29 Êmbolo: 1. Cilindro ou disco que se move em vaivém no interior de seringas, bombas, etc. 2. Na engenharia mecânica, é um cilindro metálico deslizante que recebe um movimento de vaivém no interior de um cilindro de motor de combustão interna. 3. Em artes gráficas, é uma haste de ferro com um cilindro, articulada para comprimir e lançar o chumbo ao molde. 4. Em patologia, é um coágulo ou outro tampão trazido pela corrente sanguínea a partir de um vaso distante, que obstrui a circulação ao ser forçado contra um vaso menor. 5. Na anatomia zoológica, nas aranhas, é um prolongamento delgado no ápice do aparelho copulador masculino.
30 Veias: Vasos sangüíneos que levam o sangue ao coração.
31 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
32 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
33 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
34 Umbigo: Depressão no centro da PAREDE ABDOMINAL, marcando o ponto onde o CORDÃO UMBILICAL entrava no feto. OMPHALO- (navel)
35 Coxas: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
36 Antebraço:
37 Cicatrizes: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
38 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
39 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
40 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.