Preço de Kuramed em São Paulo/SP: R$ 20,20

Kuramed

CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA

Atualizado em 11/05/2022

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Kuramed®
cloridrato de lidocaína 20 mg/mL cloreto de benzalcônio 1,3 mg/mL

cloridrato de lidocaína cloreto de benzalcônio

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Solução tópica em frascos spray com 50 mL.

USO TÓPICO1
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS

COMPOSIÇÃO:

Cada mL contém 20 mg de cloridrato de lidocaína, 1,3 mg de cloreto de benzalcônio e veículo* q.s.p. 1 mL.
* álcool isopropílico, edetato tetrassódico e água purificada.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Kuramed® serve para tratar pequenos ferimentos em geral. Este medicamento combate os germes e as bactérias e, ao mesmo tempo, alivia a dor temporariamente.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Kuramed® contém as seguintes substâncias: cloreto de benzalcônio: antisséptico2 que limpa pequenos ferimentos e combate bactérias e cloridrato de lidocaína: anestésico que bloqueia temporariamente o impulso nervoso, aliviando a dor de pequenos ferimentos, de arranhões ou de pequenas queimaduras.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Contraindicações:
Não use Kuramed® se houver hipersensibilidade (sensibilidade excessiva ou alergia3) ao cloridrato de lidocaína, ao cloreto de benzalcônio ou aos excipientes (substância acrescentada na fórmula de alguns medicamentos) da fórmula.

Advertências:
Interrompa o uso deste medicamento e procure um médico, se os sintomas4 persistirem por mais de 7 dias ou se piorarem. Em caso de ingestão acidental, procure imediatamente um médico e leve a bula deste medicamento.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Precauções:
Este medicamento serve somente para uso externo. Consulte um médico em caso de ferimentos profundos, mordidas de animais, ou queimaduras graves. Não se deve usar este medicamento na região dos olhos5 ou em grandes áreas do corpo.
Use somente uma quantidade suficiente deste medicamento nas regiões afetadas.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Interações Medicamentosas:
Não se deve usar cloreto de benzalcônio com sabões e com outros detergentes em geral, tais como, aniônicos, citratos, iodatos, nitratos, permanganatos, salicilatos, sais de prata e tartaratos. Observaram-se outras incompatibilidades com algumas misturas comerciais de borracha, de plástico, e de outras substâncias, como alumínio, roupas de algodão, peróxido de hidrogênio (água oxigenada), lanolina e algumas sulfonamidas
Este medicamento é contraindicado em crianças menores de 2 anos de idade. Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC). Proteger da luz e da umidade.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Medicamento sob a forma líquida: solução incolor, límpida com odor característico.
Dosagem:
Adultos e crianças acima de 2 anos de idade: aplique este medicamento sobre a área afetada, não mais que 3 a 4 vezes por dia.
Como usar:

Segure o frasco com a válvula para cima e pressione de 2 a 3 vezes a uma distância de 5 a 10 cm do ferimento.
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas4, procure orientação médica.
 Não use o medicamento com prazo de validade vencido.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Em concentrações usadas na pele6, o cloreto de benzalcônio, geralmente, não causa irritações, mas aplicações repetidas e prolongadas não são indicadas, porque o cloreto de benzalcônio pode provocar reação alérgica7 em alguns pacientes. A absorção da lidocaína, através das mucosas8 e das superfícies lesadas, é relativamente alta e pode provocar efeitos sobre o Sistema Nervoso Central9 (SNC10) e sobre o sistema cardiovascular11.
Atenção: Embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Caso ocorram reações indesejadas (vermelhidão, coceira, descamação12 da pele6), decorrentes do uso excessivo e/ou prolongado, interrompa imediatamente o uso deste medicamento e procure um médico.

DIZERES LEGAIS:

 

MS – 1.4381.0092
Farm. Resp.: Charles Ricardo Mafra CRF-MG nº 10.883

Fabricado por:
CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA.
Pouso Alegre/MG

Registrado por:
CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA.
Rua Engenheiro Prudente, 121 CEP: 01550-000 São Paulo/SP.
CNPJ: 02.814.497/0001-07.
Indústria Brasileira

 

SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) 0800 704 46 47 

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Antisséptico: Que ou o que impede a contaminação e combate a infecção.
3 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Olhos:
6 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
7 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
8 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
9 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
10 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
11 Sistema cardiovascular: O sistema cardiovascular ou sistema circulatório sanguíneo é formado por um circuito fechado de tubos (artérias, veias e capilares) dentro dos quais circula o sangue e por um órgão central, o coração, que atua como bomba. Ele move o sangue através dos vasos sanguíneos e distribui substâncias por todo o organismo.
12 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.