

VIGAMED
Grupo Cimed
VIGAMED
Forma Farmacêutica e Apresentações de Vigamed
Comprimidos de 40 mg : Embalagem contendo 2 e 4 comprimidos
USO ADULTO
Composição de Vigamed
Cada comprimido contém :
Mesilato de fentolamina ....................40mg
Excipientes* qsp .................... 1 comprimido
* dióxido de silício coloidal, croscarmelose sódica, estearato de magnésio e celulose microcristalina.
Informações ao Paciente de Vigamed
Ação esperada do medicamento: VIGAMED é indicado para o tratamento de disfunção erétil leve a moderada em homens.
Cuidados de armazenamento: O produto deve ser conservado em temperatura ambiente ( entre 15 e 30°C ), protegido da luz e umidade.
Prazo de validade: O prazo de validade está impressa nas embalagens do produto. Não utilize VIGAMED depois de vencido o prazo de validade.
Cuidados de administração: Recomenda-se administrar uma dose de 40 mg de VIGAMED cerca de 30 minutos antes da relação sexual e em um período equivalente a uma hora antes ou duas horas após as refeições. Não tome mais que 40 mg por dia.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não utilize bebidas alcoólicas nos dias em que tomar VIGAMED.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas: Informar ao médico o aparecimento de reações desagradáveis. A principal reação adversa é a diminuição da pressão arterial1 ( com sintomas2 de tontura3 ), mas podem ocorrer outras reações em decorrência da estimulação do coração4 como : batimentos acelerado, alterações no ritmo cardíaco e redução do fluxo sangüíneo nos vasos sangüíneos5 do coração4, com sintomas2 como dor no peito6. A estimulação gastrintestinal pode causar dor abdominal, náusea7, vômito8, diarréia9 e úlcera péptica10. Pode ocorrer ocasionalmente diminuição do fluxo sangüíneo em áreas do cérebro11.
As reações adversas observadas em menos de 2% dos pacientes estudados são: congestão nasal, alteração do ritmo dos batimentos cardíacos, tontura3, dor de cabeça12, falta de ar, conjuntivite13, insônia, dor e edema14 peniano e depressão.
TODO MEDICAMENTO DESE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias: Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.
Contra-indicações e precauções: VIGAMED é contra-indicado em casos de alergia15 à fentolamina e também em pacientes com história de úlcera16, já que VIGAMED pode estimular a secreção gástrica. E também contra-indicado em pacientes com doença coronariana17, pacientes que já tiveram ataque do coração4 e usuários de outras drogas bloqueadoras de receptores alfa-adrenérgicos18 ( medicamentos que diminuem a pressão arterial1 ).
Não Tome Remédio sem o Conhecimento do seu Médico, Pode ser Perigoso para a sua Saúde19.
Informações técnicas de Vigamed
Modo de Ação de Vigamed
Uma liberação neural aumentada de noradrenalina20, causada pelo bloqueio pré-sináptico de receptores alfa 2, pode contribuir com os efeitos inotrópicos e cronotrópicos positivos no músculo cardíaco21. Em doses menores, o efeito inotrópico é predominante e há aumento da pressão sangüínea22; em doses maiores, a vasodilatação periférica pode prevalecer sobre o efeito inotrópico e ocorre a diminuição da pressão sangüínea22.
Os efeitos da fentolamina no tratamento da disfunção erétil são decorrentes do bloqueio alfa-adrenérgico23 nos vasos sangüíneos5 penianos. A ação da droga consiste no relaxamento da musculatura lisa trabecular cavernosa e na dilatação as artérias24 penianas, o que permite o aumento do fluxo sangüíneo arterial ao corpo cavernoso, levando à ereção25, Ocorre uma ligeira tumefação26 na glande e no corpo esponjoso.
Farmacocinética de Vigamed
A fentolamina é rápida e completamente absorvida por via oral. Após a administração oral de 20 mg de fentolamina, o pico da concentração plasmática de fentolamina inalterado é atingido após 0,5-1 horas, correspondendo a 22-46 mg/mL. A meia-vida de eliminação após a administração de uma dose única é de 1,7 horas. Dentro de um período de 24 horas, 90% da dose oral de 20 mg é eliminada inalterada ou na forma de metabólitos27, sendo que 70% é encontrada na urina28 e 20% nas fezes.
A eliminação total completa-se após um período de 4 dias. A fentolamina inalterada na urina28 corresponde a 2-11% da dose oral. Os princípios metabólitos27 presentes na urina28 são: o glicuronídeo da droga-mãe e um metabólito29 carreador de um grupo carboxílico, ao invés de um grupo metila no anel aromático que corresponde a 40% da dose após a administração oral.
Dados de Segurança Pré-Clínicos de Vigamed
A fentolamina não apresentou potencial carcinogênico, entretanto estudos prolongados de carcinogenicidade ainda não foram realizados. De acordo com os dados disponíveis, a fentolamina não apresentou um potencial mutagênico.
Nos testes com micronúcleos de medula óssea30, não foram observados resultados positivos de alterações cromossômicas ao se utilizar doses de atpe 53 mg/Kg de fentolamina administrada por via intraperitoneal.
Não foram observados efeitos adversos na fertilidade e capacidade reprodutiva quando o mesilato de fentolamina foi administrado por voa oral em ratos, em doses de até 150mg/Kg/dia durante 4 semanas ( antes, durante e após o acasalamento ).
Indicações de Vigamed
Tratamento da disfunção erétil leve a moderada em homens
Contra-Indicações de Vigamed
VIGAMED é contra-indicado para pacientes31 com hipersensibilidade à fentolamina, como também para pacientes31 com histórico de úlcera péptica10, já que VIGAMED pode estimular a secreção ácida gástrica.
VIGAMED é contra-indicado em pacientes com doença coronariana17.
Para pacientes31 tratados anteriormente com alfa-bloqueadores observa-se diminuição máxima da pressão arterial1 e aumento correspondente da freqüência cardíaca em um período de até 4 a 5 horas após a administração da fentolamina. Esses eventos podem predispor tais pacientes e desenvolver hipotensão32 postural ou síncope33 grave, após várias horas depois da administração do medicamento.
Advertências e Precauções de Vigamed
O uso de VIGAMED pode reduzir significativamente e pressão arterial1 e produzir alterações do ritmo cardíaco.
Portadores de doenças cardiovasculares34 podem estar seujeitos a risco cardíaco durante a atividade sexual . Portanto, o uso de VIGAMED não é recomendado a pacientes para os quais a atividade sexual é desaconselhada devido a doença cardiovascular pré-existente.
Gravidez35 e Lactação36:
VIGAMED não é indicado para o uso em mulheres.
Efeitos Sobre a Habilidade de Dirigir Veículos ou Operar Máquinas:
VIGAMED pode causar distúrbios no sistema nervoso central37, que podem prejudicar as reações dos pacientes. Por essa razão, os pacientes devem ter cautela em atividades que necessitem de reações rápidas como dirigir veículos e/ou operar máquinas.
Interações Medicamentosas e Outras Formas de Interação de Vigamed
VIGAMED pode potencializar os efeitos de agentes anti-hipertensivos.
Os antipsicóticos podem aumentar o efeito hipotensivo de bloqueadores alfa-adrenérgicos18
O álcool não deve ser consumido durante o tratamento com VIGAMED, devido ao seu efeito hipotensor. A administração de fentolamina com alimentos pode diminuir as concentrações plasmáticas em 31% e levar a um acréscimo de cerca de uma hora para obtenção da concentração máxima ( C máx ), porém não diminui a quantidade de droga absorvida. Recomenda-se a administração de VIGAMED uma hora antes ou horas após as refeições.
Reações Adversas de Vigamed
A principal reação adversa é a hipotensão32, mas podem ocorrer outras reações em decorrência da estimulação cardíaca, assim como: taquicardia38, arritmias39 cardíacas e eventos isquêmicos. A estimulação gastrintestinal pode causar: dor abdominal, náusea7 e exacerbação de úlcera péptica10.
Os resultados dos estudos clínicos realizados demonstram que o mesilato de fentolamina é bem tolerado. As reações adversas observadas em menos de 2% dos pacientes estudados incluem: congestão nasal, rinorréia40, palpitação41, arritmias39 cardíacas, taquicardia38, hipotensão32, cefaléia42, dispnéia43, conjuntivite13, insônia, dor e edema14 peniano e depressão.
Posologia de Vigamed
Deve-se administrar uma dose de 40 mg de VIGAMED, cerca de 30 minutos antes da relação sexual e em um período de tempo equivalente a uma hora antes ou duas horas após as refeições. A dose máxima é de 40 mg por dia.
Superdosagem de Vigamed
Não há informações de superdosagem com os comprimidos de VIGAMED. A superdosagem com formulação injetável caracteriza-se por alterações cardiovasculares como arritmias39, taquicardia38 reflexa, hipotensão32 e possibilidade de choque44. Esses efeitos podem ser acompanhados por cefaléia42, hiperexcitabilidade e outras reações como: sudorese45, aumento da motilidade gástrica, alterações visuais, náusea7, vômito8, diarréias e hipoglicemia46.
De maneira semelhante à superdosagem com fentolamina injetável, é recomendável uma terapia de suporte incluindo administração intravenosa, de líquidos.
Se necessário, pode-se administrar noradrenalina20 por infusão intravenosa, para normalizar pressão arterial1. Não se deve administrar adrenalina47, já que esta pode levar a uma queda da pressão arterial1.
A administração de carvão ativado por via oral ou lavagem gástrica48 podem ser úteis para o tratamento da intoxicação por comprimidos de VIGAMED.
N° de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagens:
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
M.S. n° 1.4381.0064
Farm. Resp.: Charles Ricardo Mafra - CRF-MG 10.883
Cimed Indústria de Medicamentos Ltda
Av. Cel. Armando Rubens Storino, 2750
Pouso Alegre-MG CEP 37550-000
SAC: 0800 704 46 47 - CNPJ: 02.814.497/0002-98
Indústria Brasileira
VIGAMED - Laboratório
Grupo Cimed
Av. Coronel Armando Rubens Storino, 2750
Pouso Alegre/MG
- CEP: 37550 000
Tel: 0800-704 4647
Site: http://www.grupocimed.com.br/
CNPJ: 02.814.497/0002-98
