Preço de ANSITEC em Woodbridge/SP: R$ 26,96

ANSITEC

LIBBS

Atualizado em 03/06/2015

ANSITEC
Ansiolítico

Nome Genérico de Ansitec

: Buspirona (Cloridrato)

Composição de Ansitec

comprimidos de 5 e 10 mg de cloridrato de buspirona.

Informações Técnicas de Ansitec

Agente ansiolítico da classe das azapironas, química e farmacologicamente distinto dos demais ansiolíticos conhecidos. Atividade ansiolítica seletiva sem efeitos anticonvulsionantes, sedativos, miorrelaxantes ou interferência na vigilância mental. Intensifica as atividades noradrenérgica e dopaminérgica, com  redução da atividade colinérgica1 e serotoninérgica. Não produz sedação2, comprometimento psicomotor3 e dependência.

Indicações de Ansitec

Transtornos de ansiedade.

Contra-Indicações de Ansitec

ANSITEC é contra-indicado em pacientes hipersensíveis ao cloridrato de buspirona, durante a gravidez4 e lactação5.

Advertências e Precauções de Ansitec

Uso concomitante com inibidores da monoamino oxidase (IMAO6). Não bloqueia a síndrome7 de abstinência aos benzodiazepínicos. Gravidez4 (categoria C) e lactação5: avaliar risco/benefício.

Interações Medicamentosas de Ansitec

Uso concomitante com trazodona eleva de 3 a 6 vezes o nível sérico de transaminase glutâmico pirúvica.  Em doses menores de 30 mg/dia não interage com álcool ou outros depressores do SNC8.

Reações Adversas de Ansitec

Ocorrem no início da terapia, diminuindo com a continuidade do uso e/ou diminuição da dose: tonturas9, cefaléia10, nervosismo, náusea11, delírio12, excitação e sudorese13/pele14 viscosa. Outras mais raras: distúrbios do sono, disforia15, sensação de claustrofobia, tremores, congestão nasal, fotofobia16. Não existe registro de síndrome7 de abstinência e potencial para abuso.

Posologia de Ansitec

Dose inicial de 5 mg em três tomadas/dia, nos intervalos das refeições. Efeito pleno obtido após, em média, 14 dias e dose de manutenção é de 15 a 30 mg/dia em duas a três tomadas. A dose máxima diária não deve exceder 60 mg. A duração do tratamento deve ser de 3-4 semanas, no mínimo.

Superdose de Ansitec

Lavagem gástrica17 imediata e medidas de suporte de sinais vitais18.

Apresentações de Ansitec

Caixas c/20 comprimidos.

Venda sob prescrição médica, com retenção de receita.

ANSITEC - Laboratório

LIBBS
Rua Raul Pompéia, 1103
São Paulo/SP - CEP: 05025-011
Tel: (11 3)676-0655
Fax: (11 )864-6150
Email: libbs@libbs.com.br
Site: http://www.libbs.com.br/
08000-135044

Ver outros medicamentos do laboratório "LIBBS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Colinérgica: 1. Relativo a ou semelhante à acetilcolina, especialmente quanto à ação fisiológica. 2. Diz-se das sinapses ou das fibras nervosas que liberam ou são ativadas pela acetilcolina.
2 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
3 Psicomotor: Próprio ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
6 IMAO: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
7 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
8 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
9 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
10 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
11 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
12 Delírio: Delirio é uma crença sem evidência, acompanhada de uma excepcional convicção irrefutável pelo argumento lógico. Ele se dá com plena lucidez de consciência e não há fatores orgânicos.
13 Sudorese: Suor excessivo
14 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
15 Disforia: Estado caracterizado por ansiedade, depressão e inquietude.
16 Fotofobia: Dor ocular ou cefaléia produzida perante estímulos visuais. É um sintoma freqüente na meningite, hemorragia subaracnóidea, enxaqueca, etc.
17 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
18 Sinais vitais: Conjunto de variáveis fisiológicas que são pressão arterial, freqüência cardíaca, freqüência respiratória e temperatura corporal.

Tem alguma dúvida sobre ANSITEC?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.