BERLISON

INTENDIS DO BRASIL

Atualizado em 03/06/2015

BERLISON
 
21-acetato de hidrocortisona

Creme e pomada

Uso adulto e pediátrico

Composição de Berlison

Creme: Cada grama1 contém 11,2 mg de 21-acetato de hidrocortisona (equivalentes a 10 mg de hidrocortisona). Pomada: Cada grama1 contém 10 mg de 21-acetato de hidrocortisona.

Indicações de Berlison

Todas as dermatoses que respondem à corticoterapia tópica, tais como: dermatite2 seborréica; eczemas3 de contato, profissional, numular, disidrótico, microbiano, atópico, perianal, de estase4 (não aplicar o medicamento diretamente sobre a zona ulcerada); eritema5 solar; queimadura de 1o grau, picadas de insetos. BERLISON não é adequado para o tratamento de rosácea e de dermatite2 perioral.

Efeitos Colaterais6 de Berlison

Em tratamentos prolongados (mais de 4 semanas) e(ou) tratamento de áreas maiores (mais de 10% da superfície corporal), bem como em caso de curativos oclusivos ou de regiões naturalmente úmidas e ocluídas, não se pode excluir a possibilidade de efeitos colaterais6 locais (como atrofia7 da pele8, telangiectasias9, estrias e quadros acneiformes) ou efeitos sistêmicos10 por absorção do corticóide. Também para recém-nascidos de mães que realizaram, durante a gravidez11 ou no período de amamentação12, tratamento de áreas maiores ou de longa duração deve-se considerar a possibilidade de efeitos secundários (ex.: diminuição da função do córtex supra-renal13 após uso durante as últimas semanas de gestação).

Contra-Indicações de Berlison

Corticóides tópicos são contra-indicados em lesões14 tuberculosas, sifilíticas e virais (como varicela15 ou herpes zóster). Nos primeiros três meses de gravidez11 não se deveria usar, por princípio, nenhuma preparação corticosteróide tópica. Especialmente de vem-se evitar aplicações sobre áreas mais extensas ou tratamentos de longa duração.

Precauções de Berlison

Dermatoses infectadas por bactérias e(ou) fungos exigem medidas específicas adicionais. Em lactentes16 e crianças abaixo de 4 anos, o tratamento não deveria prolongar- se por mais de 3 semanas, especialmente nas zonas cobertas por fraldas. BERLISON não é adequado para uso oftalmológico; usando-o na face17, e especialmente nas pálpebras18, deve-se ter o cuidado de que não entre em contato com os olhos19.

Observações de Berlison

O creme destina-se ao tratamento de lesões14 agudas exsudativas20 e(ou) situadas em áreas úmidas; a pomada destina-se ao tratamento de lesões14 não-exsudativas20 e(ou) situadas em áreas expostas ou glabras.

Posologia de Berlison

Salvo recomendação médica em contrário, aplicar uma camada fina de BERLISON 2 a 3 vezes por dia, sob ligeira fricção se for possível; após melhora do quadro clínico basta muitas vezes uma aplicação diária.

Apresentações de Berlison

Creme e pomada. Bisnagas com 15 g e 30 g (peso líquido).

Informações detalhadas encontram-se à disposição da classe médica.

SCHERING DO BRASIL, Química e  Farmacêutica Ltda.

BERLISON - Laboratório

INTENDIS DO BRASIL
Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 550 - 11º andar conjunto 111- Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04571-000
Tel: 0800-7244444
Email: info@intendisdobrasil.com.br
Site: http://www.intendis.com.br/scripts/en/index.php

Ver outros medicamentos do laboratório "INTENDIS DO BRASIL"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
2 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
3 Eczemas: Afecções alérgicas da pele, elas podem ser agudas ou crônicas, caracterizadas por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
4 Estase: 1. Estagnação do sangue ou da linfa. 2. Incapacidade de agir; estado de impotência.
5 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
6 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
7 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Telangiectasias: Dilatações permanentes da parede de um pequeno vaso sanguíneo localizado na derme.
10 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
11 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
12 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
13 Supra-renal:
14 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
15 Varicela: Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios. Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. É contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.
16 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
17 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
18 Pálpebras:
19 Olhos:
20 Exsudativas: 1. Inerente ou pertencente à exsudação. Ação de exsudar, suar, transpirar. 2. Líquido que, saindo pelos poros da superfície de um vegetal ou de um animal, torna-se espesso ou viscoso nessa superfície.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre BERLISON?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.