AMINOVAC

NIKKHO

Atualizado em 03/06/2015

Aminovac®

Aminovac®
antígenos1 mistos e ácido épsilon-aminocapróico

Forma Farmacêutica e Apresentação de Aminovac

Solução oral (gotas). Embalagem contendo frasco com 15 ml.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição de Aminovac

Cada ml contém:
proteínas2 de substâncias inaláveis 2,00 mcg, proteínas2 de substâncias alimentares 6,00 mcg, antígenos1 de bactérias das vias respiratórias correspondentes a 8,00 mcg, ácido épsilon-aminocapróico 150 mg, veículo q.s.p. 1 ml, excipientes: cloreto de sódio, glicerina, timerosal e água.

Informações ao Paciente de Aminovac

AMINOVAC® destina-se ao tratamento dessensibilizante das alergias alimentares, respiratórias e cutâneas3 e como imunoestimulante. AMINOVAC® deve ser guardado na sua embalagem original, ao abrigo do calor excessivo, umidade e luz solar direta. Nestas condições, este medicamento possui prazo de validade a partir da data de fabricação (vide embalagem externa). Este, como qualquer outro produto, não deve ser usado, após vencido o prazo de validade ou caso suas características físicas estejam alteradas. Ao comprar um medicamento, verifique se a embalagem está íntegra. AMINOVAC®, assim como qualquer outro medicamento, não deve ser utilizado durante a gravidez4 e amamentação5, a não ser sob estrita orientação médica. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez4 ou se está amamentando na vigência do tratamento ou após o seu término. Para que o tratamento com AMINOVAC® forneça os resultados esperados, siga a orientação do seu médico, respeitando sempre o modo de usar, os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento, sem o conhecimento do seu médico. Não desaparecendo os sintomas6, retorne ao seu médico. Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Não há restrições quanto à alimentação ou outra medicação que necessite ser utilizada junto com AMINOVAC®. Mesmo assim, informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE7.

Medidas recomendadas para que o paciente alérgico não seja prejudicado durante o tratamento dessensibilizante com AMINOVAC®:

1. Evitar o uso de quadros, cortinas, tapetes e móveis estofados de tecidos, que constituem depósitos de poeira;2. Evitar o contato com animais domésticos cujos pêlos e penas são reservatórios de alérgenos8;
3. Manter a residência, principalmente o dormitório, bem ventilada, limpa e seca. Usar um desumidificador ou uma lâmpada acesa embaixo ou próximo à cama, para evitar o excesso de umidade;
4. Evitar ceras, inseticidas, espirais contra insetos, tintas, perfumes e desodorantes domiciliares;
5. Todos os travesseiros e colchões do dormitório do paciente alérgico deverão ser de espuma de borracha ou revestidos com plástico;
6. Não usar roupas de lã ou felpudas. Dar preferência a tecidos de algodão e linho;
7. Evitar o manuseio de vassouras, espanadores, livros e guardados antigos empoeirados e mofados;
8. Praticar esportes (natação) ou fazer exercícios respiratórios ao ar livre.

Informação Técnica de Aminovac

AMINOVAC® é um dessensibilizante oral à base de antígenos1 protéicos mistos, extraídos de alimentos, de substâncias inaláveis e de microorganismos das vias respiratórias, associados ao ácido épsilon-aminocapróico. É uma preparação original, uma vez que utiliza a via sublingual, evitando os inconvenientes da via parenteral. Os antígenos1 protéicos do produto não sofrem destruição em presença das enzimas salivares e são bem absorvidos. A dessensibilização9 é obtida, administrando-se doses apropriadas dos extratos antigênicos10, resultando em uma maior tolerância ou criando um estado de refratariedade do organismo, quando em contato com agentes alergênicos. AMINOVAC®, pela presença do ácido épsilon-aminocapróico, inibidor de enzimas proteolíticas, reduz a resposta inflamatória que acompanha o quadro agudo11 das alergias.

Indicações de Aminovac

AMINOVAC® está indicado para o tratamento dessensibilizante das alergiasresultantes da exposição aos fungos do ar, à poeira, aos alimentos e aos germes das vias respiratórias.

Contra-Indicações de Aminovac

AMINOVAC® está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Precauções e Advertências de Aminovac

Durante a gravidez4 e lactação12, o produto deve ser utilizado sob estrita orientação médica. Como qualquer outro medicamento, não se recomenda sua utilização no primeiro trimestre da gravidez4.

Interações Medicamentosas de Aminovac

Até o momento, não foram observadas interações com outros medicamentos.

Reações Adversas de Aminovac

Raramente, podem ocorrer reações de hipersensibilidade. Dependendo do grau de intensidade dessa reação, deve-se reduzir a dose ou, até mesmo, suspender a sua utilização.

Posologia e Modo de Usar de Aminovac

Adultos: 6 gotas, duas vezes ao dia, por via sublingual.
Crianças até 10 anos: metade da dose de adultos, a critério médico.
Para maior absorção e melhor efeito, conservar a medicação na boca13 por alguns minutos, antes de engolir. A terapêutica14 deve ser mantida até a dessensibilização9 e depois espaçada, progressivamente, a cada 3 dias, a cada 7 dias e assim sucessivamente, de acordo com o médico.

Superdosagem de Aminovac

Até o momento, não existem relatos de casos de superdosagem.

Pacientes Idosos de Aminovac

Não há advertências ou recomendações especiais, sobre o uso do produto em pacientes idosos.

Reg. MS nº 1.0014.0004
Farm. Responsável: Dr. Antônio Brault de Miranda  CRF/RJ nº 2631
QUÍMICA E FARMACÊUTICA NIKKHO DO BRASIL Ltda.
Rua Jaime Perdigão, 431/445  Ilha do Governador
Rio de Janeiro  RJ  BRASIL
C.N.P.J. 33.517.558/0001-06
Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 282 9911 e (9-021-21) 3393-4266

INDÚSTRIA BRASILEIRA

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: VIDE EMBALAGEM EXTERNA.


AMINOVAC - Laboratório

NIKKHO
Rua Jaime Perdigão, 431/445
Ilha do Governador/RJ - CEP: 21920-240
Tel: 0800 282 9911
Fax: (9-021-21) 3393-4266

Ver outros medicamentos do laboratório "NIKKHO"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antígenos: 1. Partículas ou moléculas capazes de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substâncias que, introduzidas no organismo, provocam a formação de anticorpo.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
8 Alérgenos: Substância capaz de provocar reação alérgica em certos indivíduos.
9 Dessensibilização: É uma maneira de parar ou diminuir a resposta a reações alérgicas a algumas coisas. Por exemplo, se uma pessoa apresenta uma reação alérgica a alguma substância, o médico dá a esta pessoa uma pequena quantidade desta substância para aumentar a sua tolerância e vai aumentando esta quantidade progressivamente. Após um período de tempo, maiores doses são oferecidas antes que a dose total seja dada. É uma maneira de ajudar o organismo a prevenir as reações alérgicas.
10 Antigênicos: 1. Relativos a ou próprios de antígenos, que são substâncias que, introduzidas no organismo, provocam a formação de anticorpos. 2. Que possuem antigenicidade.
11 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
12 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
13 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
14 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Tem alguma dúvida sobre AMINOVAC?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.