Preço de CALTREN em Cambridge/SP: R$ 59,74

CALTREN

LIBBS

Atualizado em 03/06/2015

CALTREN
Anti-Hipertensivo

Nome Genérico de Caltren

Nitrendipino

Composição de Caltren

Comprimidos de 10 e 20 mg de nitrendipino.

Apresentações de Caltren

Cartucho contendo 1 blister de 20 comprimidos, 2 blisters com 15 comprimidos ou frasco plástico opaco com 60 comprimidos de 10 ou 20 mg.

Informações Técnicas de Caltren

Inibe o influxo do íon1 através dos canais de cálcio na despolarização da membrana dos vasos, produzindo vasodilatação e redução da pressão arterial2; age em dose única diária.

Indicações de Caltren

Na hipertensão arterial3, e como vasodilatador na insuficiência4 coronariana, angina5 e pós-infarto do miocárdio6.

Contra-Indicações de Caltren

Pacientes hipersensíveis ao nitrendipino.

Posologia de Caltren

Dosagem deve ser individualizada. Iniciar com 20 mg/dia, única tomada. A dose pode ser aumentada até 40 mg/dia em 2 tomadas. Reduzir a dose em 2 a 4 semanas. Idosos devem receber 10 mg/dia em 1 tomada.

Advertências e Precauções de Caltren

Reduzir a dose nos idosos na insuficiência hepática7 e nos hipertensos já tratados com outros anti-hipertensivos. Gravidez8 (categoria C) e lactação9: avaliar risco/beneficio. Uso pediátrico não recomendado.

Interações Medicamentosas de Caltren

Efeito potencializado por outros hipotensores (b-bloqueadores e outros antagonistas do cálcio). Glicosídios cardíacos podem necessitar de redução de dose.Hiperatividade adrenérgica  recomenda a associação com b-bloqueadores.

Reações Adversas de Caltren

Vasodilatação periférica com rubor e calor no rosto, cefaléia10 e edema11 gravitacional, todos transitórios. Raramente náuseas12, tonturas13, cansaço, reações cutâneas14 e palpitações15.

Superdose de Caltren

Lavagem gástrica16 e acompanhamento em unidade de tratamento intensivo. Na intoxicação aguda, usar perfusão aguda de gluconato de cálcio.


Venda sob prescrição médica.

CALTREN - Laboratório

LIBBS
Rua Raul Pompéia, 1103
São Paulo/SP - CEP: 05025-011
Tel: (11 3)676-0655
Fax: (11 )864-6150
Email: libbs@libbs.com.br
Site: http://www.libbs.com.br/
08000-135044

Ver outros medicamentos do laboratório "LIBBS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Íon: Átomo ou grupo atômico eletricamente carregado.
2 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
3 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
4 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
5 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
6 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
7 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
10 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
11 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
12 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
13 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
14 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
15 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
16 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.

Tem alguma dúvida sobre CALTREN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.