CONTRATHION

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda

Atualizado em 08/12/2014

Composição de Contrathion

cada frasco contém alfa-piridilaldoximametil-sulfometilato 322 mg (correspondente a 200 mg de hidrato de N-metil alfapiridilaldoxima).

Posologia e Administração de Contrathion

remoção do agente tóxico: Nos casos de envenenamento por ingestão, procede-se à lavagem gástrica1 com solução bicarbonatada, adicionada de carvão ativado, ou então provocar o vômito2 mediante a administração de água salgada morna. Nos casos de envenenamento por contato de partes do corpo com o inseticida, trocar a roupa do paciente por outra limpa, após lavar com água fria e sabão todas as partes atingidas pelo tóxico, praticando-se esta operação com a proteção de luvas de borracha. Tratamento específico: a solução deve ser preparada extemporaneamente por adição a um frasco de Contrathion, de 10 ml de soro3 fisiológico4 (o produto estando liofilizado5, a solução é instantânea). O Contrathion pode ser administrado por: via I.V. (em caso de urgência6), diretamente, sem diluição, em injeção7 lenta (1 ml/minuto), ou em perfusão, após a diluição da solução em soro3 glicosado isotônico8 ou fisiológico4; via S.C., I.M., ou via oral, se a intoxicação a ser tratada não apresentar caráter de urgência6. A primeira injeção7 é de 200 a 400 mg (isto é, 1 a 2 frascos) de Contrathion. A segunda injeção7 é efetuada meia-hora depois: 200 mg de Contrathion (1 frasco). As injeções posteriores, de 200 mg cada (1 frasco), são efetuadas a cada 4 a 6 horas. Habitualmente, associa-se, ao Contrathion, a atropina, controlando de maneira permanente, durante este tratamento, o estado da pupila e do pulso do paciente. Para combater a hipersecreção brônquica e as convulsões, pode-se administrar anti-histamínicos e barbitúricos. É importante, ainda, a adequada hidratação do paciente. Superdosagem: a pralidoxima, em doses muito elevadas, pode agravar o bloqueio neuromuscular, causado pelo organofosforado. Tratamento de apoio e manutenção.

Precauções de Contrathion

quanto mais precoce for a administração de Contrathion após a intoxicação maior sua eficácia. Portanto, ele terá pouco efeito se o prazo entre a intoxicação e o início do tratamento for superior a 36 horas. - Gravidez9: por medida de segurança, a sua administração em mulheres grávidas deve ser limitada às intoxicações com risco de vida. Durante o tratamento com Contrathion, evitar que o paciente receba leite ou alimentos gordurosos. Recomenda-se não administrar morfina, teofilina ou analépticos cardiorrespiratórios concomitantemente ao uso de Contrathion.

Reações Adversas de Contrathion

distúrbios visuais: diplopia10, visão11 turva. Mal-estar, vertigens12, cefaléia13 e taquicardia14.

Contra-Indicações de Contrathion

sensibilidade à droga. A eficácia da pralidoxima varia conforme as diversas classes de inseticidas organofosforados. Em princípio, ela não está indicada nas intoxicações por inseticidas carbamatos anticolinesterásicos15 (cuja ligação com a acetilcolinesterase é não covalente, de baixa energia e, portanto, rapidamente reversível).

Indicações de Contrathion

intoxicação pelo parathion e outros derivados organofosforados anticolinesterásicos15.

Apresentação de Contrathion

caixa com 5 frascos.


CONTRATHION - Laboratório

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano/SP - CEP: 08613-010
Site: http://www.sanofi-aventis.com.br
C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 - Indústria Brasileira

Ou

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Av Brasil, 22.155- Rio de Janeiro - RJ
CNPJ 02.685.377/0019-86 - Indústria Brasileira
Atendimento ao Consumidor 0800-703-0014
www.sanofi-aventis.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
2 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
3 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
4 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
5 Liofilizado: Submetido à liofilização, que é a desidratação de substâncias realizada em baixas temperaturas, usada especialmente na conservação de alimentos, em medicamentos, etc.
6 Urgência: 1. Necessidade que requer solução imediata; pressa. 2. Situação crítica ou muito grave que tem prioridade sobre outras; emergência.
7 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
8 Isotônico: Relativo à ou pertencente à ação muscular que ocorre com uma contração normal. Em química, significa a igualdade de pressão entre duas soluções.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Diplopia: Visão dupla.
11 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
12 Vertigens: O termo vem do latim “vertere” e quer dizer rodar. A definição clássica de vertigem é alucinação do movimento. O indivíduo vê os objetos do ambiente rodarem ao seu redor ou seu corpo rodar em relação ao ambiente.
13 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
14 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
15 Anticolinesterásicos: Os agentes anticolinesterásicos inibem de modo aproximadamente igual a acetilcolinesterase e a pseudo-acetilcolinesterase. A acetilcolinesterase é uma enzima existente principalmente nas hemácias, sinapses (terminações nervosas) e músculos estriados. A pseudo-acetilcolinesterase é uma enzima existente principalmente no fígado, no plasma, no pâncreas e no intestino delgado.

Tem alguma dúvida sobre CONTRATHION?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.