DAIVONEX

ROCHE

Atualizado em 08/12/2014

DAIVONEX*
Calcipotriol

Forma Farmacêutica e Apresentação de Daivonex

USO ADULTO.

Cada grama1 de DAIVONEX* Pomada contém 50 mg (0,005%) de calcipotriol; livre de cosnervantes, de cor branca e textura leve.

Bisnagas com 30 g.

Informação ao Paciente de Daivonex

 ·    DAIVONEX é indicado para o tratamento da psoríase2 vulgar.
·    Conservar em local fresco.
·    O prazo de validade de DAIVONEX Pomada é de 24 meses e encontra-se granado na embalagem externa. Em saco de vencimento, inutilize o produto.
·    Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término.
·    Informe ao seu médico se está amamentando.
·    Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
·    Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
·    Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
·    TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
·    O medicamento é indicado somente para uso dermatológico.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE4.

Informação Técnica de Daivonex

Características

DAIVONEX Pomada é uma formulação tópica de um análogo da Vitamina5 D, o calcipotriol, que induz diferenciação e suprime a proliferação de queratinócitos6. DAIVONEX, então, normaliza a proliferação e a diferenciação celular anormal na pele7 psoriática.


- INDICAÇÃO

DAIVONEX* é indicado para o tratamento da psoríase2 vulgar.

Contra-Indicação de Daivonex

DAIVONEX* é contra-indicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula. DAIVONEX* também é contra-indicado em pacientes com conhecidos distúrbios do metabolismo8 do cálcio.

Precauções e Advertências de Daivonex

DAIVONEX* Pomada não deve ser usado na face9 (uma vez que pode causar irritação da pele7).

Recomenda-se lavar as mãos10 após a manipulação do produto e evitar o contato inadvertido em outras áreas do corpo, especialmente a face9.
Uso na gravidez3 e lactação11.

Apesar de estudos realizados em animais experimentais não terem registrado efeitos teratogênicos12, a segurança do uso de DAIVONEX* Pomada durante a gravidez3 ainda não está estabelecida. Ainda não é conhecida a excreção do calcipotriol no leite materno.

Uso em crianças.

A eficácia e a segurança de DAIVONEX* Pomada no tratamento de pacientes pediátricos ainda não estão estabelecidas.

Interação Medicamentosa de Daivonex

Não há interação entre o calcipotriol e a luz solar ou ultravioleta.

Reações Adversas de Daivonex

A incidência13 de efeitos colaterais14 é pequena, tendo sido registrada uma irritação local transitória. Há relatos de ocorrência de dermatite15 facial ou perioral.

Posologia e Administração de Daivonex


DAIVONEX* Pomada deve ser aplicado na área afetada, duas vezes por dia. Nos casos de terapia de manutenção, a dose pode ser reduzida. A dose semanal não deve exceder 100 g.

Superdose de Daivonex

O uso excessivo de DAIVONEX* Pomada (mais de 100 g por semana) pode causar elevação do cálcio sérico, que rapidamente regride com a descontinuação do tratamento.

DAIVONEX - Laboratório

ROCHE
Av. Engenheiro Billings, 1729 - Jaguaré
São Paulo/SP - CEP: 05321-900
Tel: 0800 7720 289
Fax: 0800 7720 292
Site: http://www.roche.com/
Estrada dos Bandeirantes, 2020
CEP: 22710-104
Rio de Janeiro - RJ

Ver outros medicamentos do laboratório "ROCHE"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
2 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
6 Queratinócitos: Queratinócitos ou ceratinócitos são células diferenciadas do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme (como os cabelos e unhas) de animais terrestres responsáveis pela síntese da queratina.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
9 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
10 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
11 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
12 Teratogênicos: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
13 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
14 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
15 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).

Tem alguma dúvida sobre DAIVONEX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.