

Mydriacyl
NOVARTIS BIOCIENCIAS S.A
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Mydriacyl®
tropicamida
Solução oftálmica estéril
APRESENTAÇÕES
Solução oftálmica estéril
Frasco plástico conta-gotas contendo 5 ml de solução oftálmica
VIA DE ADMINISTRAÇÃO TÓPICA OCULAR
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO
Cada mL contém:
tropicamida | 10 mg |
veículo q.s.p. | 1 mL |
Veículo: cloreto de sódio, com edetato dissódico diidratado, cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada.
Cada mL corresponde a 34 gotas. Cada gota1 contém 0,29 mg de tropicamida.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Mydriacyl® solução oftálmica é indicado em procedimentos de diagnósticos como midriático (dilatar a pupila) e cicloplégico (paralisar a acomodação da pupila).
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
A tropicamida bloqueia as respostas do músculo esfíncter2 da íris3 e do músculo ciliar à estimulação colinérgica4, dilatando a pupila (midríase5) e paralisando sua acomodação (cicloplegia). Mydriacyl® solução oftálmica age entre 15-30 minutos, e a duração da atividade é de aproximadamente 3-8 horas. A recuperação da midríase5 em alguns indivíduos pode requerer 24 horas. Íris3 mais pigmentadas podem requerer doses maiores que íris3 pouco pigmentadas.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento esta contraindicado para pessoas que tenham hipersensibilidade (alergia6) ao princípio ativo ou qualquer excipiente da fórmula. Também está contraindicado em pacientes com glaucoma7 de ângulo da câmara anterior8 estreito ou com suspeita.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
- A tropicamida pode causar um aumento da pressão intraocular9 (dentro do olho10). A possibilidade de glaucoma7 não diagnosticado deve ser considerada pelo seu médico em alguns pacientes, tais como pacientes idosos. O médico deve determinar a pressão intraocular9 e uma estimativa da profundidade do ângulo da câmara anterior8 antes do início da terapia.
- Reações psicóticas induzidas pela tropicamida e distúrbios comportamentais podem ocorrer em pacientes com aumento da suscetibilidade a medicamentos anticolinérgicos (vide QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR).
- Mydriacyl® solução oftálmica contém cloreto de benzalcônio que pode causar irritação nos olhos11 e é conhecido por alterar a coloração lentes de contato gelatinosas. Evite o contato com lentes de contato gelatinosas. Você será instruído a retirar as lentes de contato antes da aplicação do Mydriacyl® solução oftálmica e esperar pelo menos 15 minutos antes da reinserção.
- Este medicamento não deve ser injetado. Apenas use o medicamento para gotejar dentro do seu olho10.
População pediátrica
A tropicamida pode causar distúrbios do sistema nervoso central12, o que pode ser perigoso em lactentes13 (crianças que são amamentadas) e crianças.
O uso excessivo em crianças pode produzir sintomas14 tóxicos sistêmicos15 (no organismo). Use com extremo cuidado em bebês16, crianças pequenas ou prematuras ou em crianças com síndrome de Down17, paralisia18 espástica (presença de rigidez muscular e dificuldade de movimento) ou com lesão19 cerebral (vide COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO).
Os pais devem ser advertidos sobre a toxicidade20 oral desta preparação para crianças, e ser aconselhados a lavar as próprias mãos21 e as mãos21 da criança após a administração.
Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas
A tropicamida pode causar sonolência, visão22 turva e sensibilidade à luz. Você será advertido para não dirigirou se envolver em outras atividades perigosas, a menos que a visão22 esteja clara.
Gravidez23 e lactação24
Não há, ou há uma quantidade de dados insuficiente para o uso de tropicamida em mulheres grávidas. Mydriacyl®
Solução oftálmica não é recomendado durante a gravidez23.
Desconhece-se se a tropicamida/metabólitos25 são excretados no leite humano. O risco para a criança amamentada não pode ser excluído. A decisão de interromper a amamentação26 ou descontinuar/abster- se da terapia com Mydriacyl® Solução oftálmica, deve levar em conta o benefício da amamentação26 para a criança e o benefício da terapia para a mulher.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
Interações medicamentosas
Os efeitos da tropicamida podem ser melhorados pela utilização concomitante de outros medicamentos com propriedades anti-muscarínicas, tais como amantadina, alguns anti-histamínicos, antipsicóticos de fenotiazina e antidepressivos tricíclicos.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde27.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de conservação
Armazene o frasco de Mydriacyl® solução oftálmica em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC e protegido da luz. A validade do produto é de 24 meses. A validade da amostra grátis é de 18 meses.
Após aberto, válido por 28 dias.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas
Mydriacyl® solução oftálmica é uma solução incolor.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não use em concentrações superiores a 0,5% em crianças pequenas.
EXCLUSIVAMENTE PARA USO TÓPICO28 OCULAR. NÃO INJETAR.
Para evitar possível contaminação do frasco, mantenha a ponta do frasco longe do contato com qualquer superfície. lnstilar 1 ou 2 gotas de Mydriacyl® solução oftálmica, e decorridos 5 minutos, instilar mais 1 ou 2 gotas. Se o paciente não for atendido nos 20-30 minutos decorridos da primeira instilação, deve ser instilada uma gota1 adicional, a fim de prolongar os efeitos cicloplégico e midriático. Os pacientes com íris3 fortemente pigmentada podem precisar de doses maiores. O saco lacrimal deve ser comprimido por dois ou três minutos logos após a instilação para evitar uma absorção sistêmica. Midríase5 irá reverter espontaneamente com o decorrer do tempo, tipicamente em 4 a 8 horas. Entretanto, em alguns casos, a recuperação completa pode tomar até 24 horas.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se esquecer uma dose, aplique o medicamento o quanto antes. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao esquema regular.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
As seguintes reações adversas foram relatadas após o uso tópico28 oftálmico de tropicamida. As frequências não puderam ser estimadas a partir dos dados disponíveis. Dentro de cada classe de sistema de órgãos as reações adversas são apresentadas por ordem decrescente de gravidade.
Classificação por sistema de órgão |
Termo preferido MedDRA (v. 12.1) |
Distúrbios do sistema nervoso29 |
Tontura30 e dor de cabeça31 |
Distúrbios oculares |
Visão22 turva, fotofobia32 (sensibilidade à luz), dor nos olhos11, irritação nos olhos11, hiperemia33 (vermelhidão) nos olhos11 |
Distúrbios vasculares34 |
Desmaio, hipotensão35 (queda da pressão arterial36) |
Distúrbios gastrintestinais |
Náusea37 |
Distúrbios da pele38 e tecidos subcutâneos |
Rash39 (erupção40 na pele38) |
Distúrbios gerais |
Efeito prolongado do medicamento (midríase5 - dilatação da pupila) |
Medicamentos cicloplégicos podem aumentar a pressão intraocular9 e pode ocasionar glaucoma7 de ângulo fechado em pacientes predispostos (vide “3. Quando não devo usar este medicamento?” e “4. O que devo saber antes de usar este medicamento?”).
Reações psicóticas e perturbações do comportamento têm sido relatadas com esta classe de medicamentos, especialmente em crianças (vide “4. O que devo saber antes de usar este medicamento?”).
Outras manifestações tóxicas de medicamentos anticolinérgicos incluem rubor (vermelhidão) da pele38, secura da membrana das mucosas41, taquicardia42, diminuição da secreção das glândulas sudoríparas43 (que produzem suor) e secura da boca44, diminuição da motilidade gastrointestinal (movimento do intestino) e constipação45, retenção urinária46 e diminuição das secreções nasais, brônquicas e lacrimais.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Uma superdose ocular de Mydriacyl® solução oftálmica pode ser lavada do(s) olho10(s) com água morna.
A toxicidade20 sistêmica pode ocorrer após a aplicação tópica, particularmente em crianças. Manifesta-se por rubor (vermelhidão) e secura da pele38 (erupção40 da pele38 – rash39 – pode estar presente em crianças), visão22 turva, batimento cardíaco rápido e irregular, febre47, distensão abdominal em crianças, convulsões, alucinações48 e perda de coordenação neuromuscular. O tratamento é sintomático49 e de suporte. Em bebês16 e crianças pequenas, a superfície do corpo deve ser mantida úmida.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
MS -1.0068.1107.001-2
Farm. Resp.: Tatiana Torres Pubill – CRF-SP N° 41.752
Fabricado por:
Novartis Biociências S.A., São Paulo, SP
Registrado por:
Novartis Biociências S.A.
Av. Prof. Vicente Rao, 90
São Paulo - SP
CNPJ: 56.994.502/0001-30
Indústria Brasileira
SAC 0800 707 7908
