Preço de BACTROBAN em Houston/SP: R$ 36,27

BACTROBAN

GlaxoSmithKline

Atualizado em 03/06/2015

BACTROBAN
Mupirocina

Forma Farmacêutica e Apresentação de Bactroban

Creme a 2%.Embalagem contendo tubo de 15g.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição:

Cada grama1 de creme contém:

.    mupirocina ....................    20 mg    
.    excipiente q.s.p....................    1   g    

Excipiente: polietilenoglicol.

Informação ao Paciente de Bactroban

A mupirocina é um antibiótico tópico2, indicado para o tratamento de infecções3 da pele4.

Conservar o produto em lugar fresco (temperatura não superior a 25oC).

O prazo de validade do produto é de 24 meses, a contar da data de sua fabricação.

Não use medicamentos com prazo de validade vencido.

Caso ocorra gravidez5 durante ou logo após o tratamento com BACTROBAN, suspenda a medicação e comunique imediatamente ao seu médico.

O uso de BACTROBAN não é recomendado durante a gravidez5 ou em mulheres que estejam amamentando.

BACTROBAN creme não está indicado para uso oftálmico ou intranasal.

O contato de BACTROBAN com os olhos6 deve ser evitado.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Informe ao médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como coceira, vermelhidão, sensação de ardência e de ferroada, ressecamento da pele4.

todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

BACTROBAN é contra-indicado para pacientes7 com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

O uso do produto em lesões8 extensas deve ser feito com cautela devido à possível absorção do polietilenoglicol, que é potencialmente tóxico aos rins9.

Comunique ao seu médico se estiver fazendo uso de outros medicamentos.

Não use remédio sem o conhecimento do seu médico.  Pode ser perigoso para a sua saúde10.

Informações Técnicas de Bactroban

Bactroban contém, como princípio ativo, a mupirocina, um antibiótico obtido de culturas de Pseudomonas fluorescens que, em termos de estrutura química e mecanismo de ação, não apresenta qualquer relação com outra classe de antibióticos conhecidos até o momento.

Sua ação é bactericida em concentrações elevadas, como as que se alcançam quando se utiliza a administração tópica.

Apresenta um espectro antibacteriano bem amplo, atuando em germes gram-positivos, tais como Staphylococcus aureus (inclusive cepas11 meticilino-resistentes), Staphylococcus epidermidis, Streptococcus pyogenes e Streptococcus pneumoniae, freqüentemente encontrados em infecções3 da pele4.

Possui boa atividade contra algumas bactérias gram-negativas, tais como Haemophilus influenzae,  Escherichia coli e Proteus mirabilis.  
Não foi observada resistência cruzada da mupirocina com outros antibióticos comumente usados.

Bactroban não determinou, nos diversos estudos clínicos, hipersensibilização de contato, fototoxicidade ou fotossensibilização.

Indicações de Bactroban


Bactroban é indicado para o tratamento tópico2 de infecções3 dermatológicas causadas por patógenos sensíveis à mupirocina.

Contra-Indicações de Bactroban

Bactroban É CONTRA-INDICADO para pacientes7 com um histórico de hipersensibilidade aOS componentes DA FÓRMULA.

Precauções de Bactroban

Deve ser usado com cuidado no tratamento de queimaduras extensas, ulcerações12 tróficas e outras lesões8 maiores, onde seja possível a absorção de grandes quantidades do veículo, devido ao potencial nefrotóxico do polietilenoglicol. Cuidados especiais devem ser tomados com pacientes com comprometimento renal13 moderado ou grave.

Bactroban creme não é indicado para uso oftálmico ou intranasal.

Quando usado em região periorbital14, todo cuidado deve ser tomado pois pode provocar irritação conjuntival.

Em caso de ingestão acidental do produto, recomenda-se lavar a boca15 com água e ingerir grande quantidade de líqüidos.

Como acontece com qualquer produto antibacteriano, o uso prolongado pode favorecer o crescimento de microrganismos não suscetíveis à droga, inclusive de fungos.

Caso isto ocorra, devem ser tomadas as medidas apropriadas.

Gravidez5 e lactação16
Embora os estudos de reprodução17 realizados em animais, usando doses sistêmicas de até 100 vezes as doses tópicas recomendadas para uso humano, não tenham revelado qualquer evidência, relacionada à mupirocina, de diminuição de fertilidade ou lesões8 nos fetos, não existem adequados estudos de controle em mulheres grávidas. Portanto, o uso dessa droga durante a gravidez5 deve ser evitado, a menos que, a critério do médico assistente, os benefícios terapêuticos superem os riscos potenciais.

Dados adequados sobre o uso de mupirocina em seres humanos e animais durante a lactação16 não estão disponíveis.

Interações Medicamentosas de Bactroban

Nenhuma interação medicamentosa foi identificada.

Reações Adversas de Bactroban

Reações de sensibilização local à mupirocina ou à base do creme têm sido raramente RELATADAS. ALGUMAS REAÇÕES ADVERSAS LOCALIZADAS NA ÁREA DE APLICAÇÃO FORAM OBSERVADAS, tais como: prurido18, eritema19, sensação de ardência e ferroada, DOR AGUDA, ressecamento da pele4.

REAÇÕES ALÉRGICAS SISTÊMICAS TÊM SIDO RELATADAS COM BACTROBAN.

Posologia de Bactroban

Aplicar uma fina camada do creme sobre a área afetada, três vezes ao dia.

O tratamento não deve exceder 10 dias, dependendo da resposta ao produto.

Superdosagem de Bactroban

Não se tem relatos de casos de superdosagem com BACTROBAN creme.


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

BACTROBAN - Laboratório

GlaxoSmithKline
Estrada dos Bandeirantes, 8464
Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22783-110

Ver outros medicamentos do laboratório "GlaxoSmithKline"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
2 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Olhos:
7 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
8 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
9 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
10 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
11 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
12 Ulcerações: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
13 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
14 Região periorbital: Região que se situa ao redor do olho, revestindo a cavidade orbitária.
15 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
16 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
17 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
18 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
19 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre BACTROBAN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.