Profenid Gel
SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Profenid®
cetoprofeno
APRESENTAÇÃO
Gel 25 mg/g
Embalagem com 1 bisnaga com 30 g.
USO TÓPICO1.
USO ADULTO.
COMPOSIÇÃO
Cada grama2 de Profenid Gel contém:
cetoprofeno | 25 mg |
excipiente q.s.p. | 1 g |
Excipientes: carbômer, trolamina, essência de lavanda, álcool etílico 96º GL e água purificada.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Profenid Gel é um medicamento indicado para o tratamento da dor muscular e/ou articular como lombalgia3/dor lombar baixa, torcicolo4 (dor no pescoço5 ), contusões (batidas), entorses6 (torção7), tendinites (inflamação8 dos tendões9), distensões/distensões musculares, lesões10 leves decorrentes da prática esportiva.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Profenid Gel tem como princípio ativo o cetoprofeno, de natureza não esteroidal , com propriedades anti-inflamatória e analgésica, sendo indicado no tratamento tópico1 (sobre a pele11) de inflamações12 e dores em geral.
O cetoprofeno inibe a agregação plaquetária (união das plaquetas13 umas às outras) e a formação de uma substância relacionada à inflamação8 chamada prostaglandina14), no entanto ,seu exato mecanismo de ação não é conhecido.
Devido à sua formulação, Profenid Gel é transparente, não oleoso, que se espalha com facilidade na pele11, permitindo uma rápida absorção do cetoprofeno.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Profenid Gel não deve ser usado em pacientes com:
- pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade conhecida (alergia15 ou intolerância) ao cetoprofeno, fenofibrato, ácido tiaprofêncio, ácido acetilsalicílico ou outros AINES tais como sintomas16 de asma17 (falta de ar e chiado no peito18), rinite19 alérgica (quadro alérgico que causa inflamação8 da mucosa20 do nariz21 caracterizada por coceira, aumento de secreção e obstrução da narina) ou urticária22 (erupção23 na pele11, geralmente de origem alérgica que causa coceira).
- histórico de hipersensibilidade a qualquer componente da formulação;
- histórico de reações de fotossensibilidade (sensibilidade exagerada da pele11 à luz);
- histórico de reações cutâneas24 ao cetoprofeno, ácido tiaprofênico, fenofibrato, bloqueadores UV (bloqueadores solares) e perfumes.
- mulheres no terceiro trimestre de gravidez25
Profenid Gel não deve ser utilizado sobre alterações de pele11 de causa alérgica, inflamatória ou infecciosa, como eczema26 (inflamação8 da pele11 que pode apresentar vermelhidão, inchaço27, bolhas, crostas, descamação28, coceira e ardência) ou acne29; ou em pele11 infeccionada ou feridas expostas.
Não utilize Profenid Gel se você não puder evitar a exposição solar, mesmo em dias nublados, nem a exposição à luz UV artificial, durante o tratamento e por 2 semanas após o seu término (vide “O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO”).
Este medicamento é contraindicado na faixa etária pediátrica .
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (3° trimestre gestacional) sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico ou cirurgião-dentista em caso de suspeita de gravidez25.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES
Não utilizar Profenid Gel em curativos oclusivos (fechados).
Você deve tomar cuidado com os olhos30 quando utilizar Profenid Gel. Evite que o produto entre em contato com as membranas mucosas31 dos olhos30.
Você deve proteger a região tratada, mantendo-a coberta por roupas sempre que estiver ao ar livre, mesmo que não haja exposição direta ao sol. Isto deve ser feito durante o período de tratamento e duas semanas após o seu término, a fim de evitar reações de fotossensibilidade (reações que podem ocorrer após o uso do produto devido à exposição ao sol).
Você deve realizar uma lavagem cuidadosa e prolongada das mãos32 após cada uso de Profenid Gel.
Gravidez25 e amamentação33
Na ausência de experiência clínica com a forma farmacêutica gel, assim toma-se como referência as formas sistêmicas (comprimidos, cápsulas e injetáveis):
Durante o primeiro e segundo trimestres da gravidez25: uma vez que a segurança do cetoprofeno em mulheres grávidas não foi avaliada, seu uso deve ser evitado durante o primeiro e segundo trimestres da gravidez25.
Durante o terceiro trimestre da gravidez25: todo inibidor da síntese de prostaglandinas34, inclusive o cetoprofeno, pode ser tóxico para o sistema cardiopulmonar e renal35 no feto36. No final da gravidez25 pode ocorrer aumento do tempo de sangramento da mãe e do feto36. Portanto, cetoprofeno é contraindicado durante o último trimestre de gravidez25 (vide “QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?”).
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (1º e 2º trimestre gestacional) sem orientação médica.
Amamentação33: Não existem dados disponíveis sobre a excreção de cetoprofeno no leite humano. O uso de cetoprofeno não é recomendado durante a amamentação33.
Populações especiais
Pacientes idosos
A absorção do cetoprofeno não é modificada; há aumento da meia-vida (3 horas) e diminuição da depuração plasmática erenal.
Crianças
A segurança e eficácia de Profenid Gel em crianças ainda não foram estabelecidas.
Outros grupos de risco
Pacientes com comprometimentos cardíaco (do coração37), hepático (do fígado38) ou renal35 (dos rins39) devem utilizar Profenid Gel com cautela. Foram relatados casos isolados de reações adversas sistêmicas (que podem acontecer em outra área do corpo que não é onde o gel foi aplicado), principalmente nos rins39.
Sensibilidade cruzada
Devido às reações cruzadas, Profenid Gel não deve ser utilizado por pacientes que apresentaram reações de hipersensibilidade tais como: crises de asma17, rinite19 alérgica ou urticária22 a outras formulações de cetoprofeno ou a outros agentes anti-inflamatórios não esteroidais ou ao ácido acetilsalicílico.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Considerando que as concentrações plasmáticas são baixas após aplicação tópica do cetoprofeno, é improvável que ocorra interação de Profenid Gel com outros medicamentos.
O tratamento deve ser descontinuado imediatamente caso você apresente reações na pele11, incluindo reações cutâneas24 após coaplicação com produtos contendo octocrileno (tais como alguns filtros solares, produtos cosméticos e de higiene).
Interferência em exames de laboratório
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência de cetoprofeno em exames laboratoriais.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde40.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Profenid Gel deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), proteger da luz, mesmo depois de aberto.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características do medicamento
Gel homogêneo incolor e transparente. Odor característico de lavanda.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Profenid Gel deve ser aplicado sobre o local dolorido ou inflamado, 2 a 3 vezes ao dia, massageando levemente por alguns minutos.
A quantidade de gel deve ser ajustada para que possa cobrir a área afetada.
A dose diária total não deve exceder 15 g por dia (7,5 gramas correspondem a aproximadamente 14 cm de gel).
A duração do tratamento não deve exceder uma semana.
A bisnaga deve ser fechada após o uso.
A lavagem prolongada e cuidadosa das mãos32 deve ser realizada após cada uso de Profenid Gel.
Não há estudos dos efeitos de Profenid Gel administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via tópica, conforme recomendado pelo médico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).
Reação desconhecida (não é possível ser estimada a partir dos dados disponíveis).
Distúrbios do Sistema Imune41:
Desconhecida: choque anafilático42 (reação alérgica43 grave), angioedema44 (inchaço27 em região subcutânea45 ou em mucosas31, geralmente de origem alérgica), reações de hipersensibilidade (alergia15 ou intolerância).
Distúrbios Gastrintestinais:
Embora os níveis plasmáticos após administração de cetoprofeno gel sejam bem mais baixos do que aqueles observados após administração oral, efeitos colaterais46 gastrintestinais sistêmicos47 [tais como náusea48 (enjoo), dor abdominal, vômito49 e flatulência (excesso de gases no estômago50 ou intestinos51)] são possíveis em raras circunstâncias, dependendo da quantidade de gel aplicada, e da aplicação de gel em uma ampla área da pele11.
Incomum: náusea48 (enjoo).
Desconhecida: dor abdominal, vômito49 e flatulência (excesso de gases no estômago50 ou intestinos51).
Distúrbios de Pele11 e Tecidos Subcutâneos:
Comum a rara: eritema52 (vermelhidão), prurido53 (coceira) e eczema26 (inflamação8 da pele11 na qual ela fica vermelha, escamosa54 e algumas vezes com rachaduras e pequenas bolhas).
Rara: reações de fotossensibilidade, dermatite55 bolhosa (inflamação8 da pele11 com aparecimento de bolhas) e urticária22 (erupção23 na pele11, geralmente de origem alérgica que causa coceira).
Foram relatadas reações cutâneas24 (na pele11) localizadas que podem ultrapassar o local de aplicação.
Desconhecida: sensação de queimação.
Distúrbios Renais e Urinários:
Muito rara: casos de agravamento de insuficiência renal56 (redução grave da função dos rins39).
Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Em caso de superdose acidental, procure imediatamente atendimento médico de emergência57
Sintomas16
A ocorrência de superdose por via de administração tópica é improvável. Em caso de ingestão acidental, o gel pode causar reações adversas sistêmicas (reações indesejáveis no corpo inteiro), dependendo da quantidade ingerida.
Tratamento
Se ocorrerem reações adversas sistêmicas, o tratamento deve ser sintomático58 e de suporte de acordo com o tratamento para superdose com formas orais de anti-inflamatórios.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
MS 1.1300.0271
Farm. Resp.: Silvia Regina Brollo
CRF-SP nº 9.815
Registrado por:
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Av. Mj. Sylvio de M. Padilha, 5200 – São Paulo – SP
CNPJ 02.685.377/0001-57
Fabricado por:
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Rua Conde Domingos Papaiz, 413 – Suzano – SP
CNPJ 02.685.377/0008-23
Indústria Brasileira
SAC 0800 703 0414