TAMOFEN

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Tamofen

CADA COMPRIMIDO CONTEM 10 OU 20 MG DE TAMOXIFENO; EXCIPIENTES Q.S.P. 1 COMPRIMIDO.

Indicações de Tamofen

TRATAMENTO PALIATIVO1 DE CARCINOMA2 MAMARIO HORMONIO3-DEPENDENTE E DE SUAS METASTASES4 EM MULHERES NA POS-MENOPAUSA5.

Contra-Indicações de Tamofen

GRAVIDEZ6: E CONVENIENTE ELIMINAR A POSSIBILIDADE DE GRAVIDEZ6 ANTES DE SE PRESCREVER TAMOFEN. HIPERSENSIBILIDADE AO TAMOXIFENO.

Precauções de Tamofen

AMAMENTACAO7: SUSPENDER A AMAMENTACAO7 OU A DROGA, LEVANDO-SE EM CONSIDERACAO A IMPORTANCIA DA DROGA PARA A MAE. A FUNCAO HEPATICA8 DEVE SER ACOMPANHADA NOS TRATAMENTOS DE LONGA DURACAO. TAL COMO EM OUTRAS TERAPIAS HORMONAIS (ESTROGENICAS E ANDROGENICAS), HIPERCALCEMIA TEM SIDO RELATADA EM ALGUMAS PACIENTES COM CANCER9 DE MAMA10 E COM METASTASES4 OSSEAS, DENTRO DE ALGUMAS SEMANAS APOS O INICIO DO TRATAMENTO COM TAMOXIFENO. SE A HIPERCALCEMIA OCORRER, MEDIDAS APROPRIADAS DEVEM SER TOMADAS E, SE FOR SEVERA, TAMOXIFENO DEVE SER DESCONTINUADO.

Reações Adversas de Tamofen

EM TODOS OS PACIENTES TRATADOS, PODEM OCORRER: NAUSEAS11 E VOMITOS12 SAO FREQUENTES, MAS NAO REQUEREM DESCONTINUACAO DA TERAPEUTICA13; " ONDAS DE CALOR" E PRURIDO14 VULVAR, RESULTANTE DO EFEITO ANTIESTROGENICO; METRORRAGIAS SAO MENOS FREQUENTES; DE UMA MANEIRA POUCO FREQUENTE, PODEM SER OBSERVADAS HIPERCALCEMIA, EDEMA15 PERIFERICO, DEPRESSAO, TONTURAS16 E DOR DE CABECA17; TEM SIDO OBSERVADO, OCASIONALMENTE, LEUCOPENIA18 E TROMBOCITOPENIA19, POREM NAO E CERTO QUE ESTES EFEITOS SEJAM DEVIDO A TERAPIA COM TAMOXIFENO; TROMBOCITOPENIA19 TRANSITORIA E MODERADA OBSERVADA EM ALGUNS PACIENTES E GERALMENTE LIMITADA A 50.100.000 PLAQUETAS20/MM \UP4 3 SEM TENDENCIA HEMORRAGICA21, ESPONTANEAMENTE RESOLUTIVA, MESMO COM O PROSSEGUIMENTO DA TERAPEUTICA13; DOR NO LOCAL DO TUMOR22 E RETENCAO HIDRICA FORAM OBSERVADAS MUITO RARAMENTE; ALGUNS CASOS DE ACIDENTES TROMBOEMBOLICOS FORAM RELATADOS DURANTE O TRATAMENTO; NO ENTANTO, COMO ESTES FENOMENOS SAO FREQUENTES EM AFECCOES23 MALIGNAS QUALQUER QUE SEJA O TRATAMENTO, UMA RELACAO CAUSA-EFEITO COM O TAMOXIFENO NAO PODE SER ESTABELECIDA; DISTURBIOS VISUAIS, ALTERACAO DA CORNEA24 E/OU RETINOPATIAS FORAM DESCRITAS EM UM PEQUENO NUMERO DE CASOS, ESSENCIALMENTE NAQUELES PACIENTES TRATADOS COM DOSES MUITO ELEVADAS E POR LONGOS PERIODOS; PACIENTES DIABETICOS DEVEM SER MONITORADOS.

Posologia e Administração de Tamofen

INICIALMENTE E RECOMENDADA UMA DOSE DE 10 MG, DUAS VEZES AO DIA, POR VIA ORAL, DE MANHA E A NOITE OU 20 MG EM DOSE UNICA. - SUPERDOSAGEM: NAO EXISTE ANTIDOTO25 ESPECIFICO PARA O TAMOXIFENO E O TRATAMENTO DEVE SER SINTOMATICO26.

Apresentação de Tamofen

ESTOJOS COM 30 OU 250 COMPRIMIDOS A 10 MG E 20 MG DE TAMOXIFENO.

TAMOFEN - Laboratório

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano/SP - CEP: 08613-010
Site: http://www.sanofi-aventis.com.br
C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 - Indústria Brasileira

Ou

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Av Brasil, 22.155- Rio de Janeiro - RJ
CNPJ 02.685.377/0019-86 - Indústria Brasileira
Atendimento ao Consumidor 0800-703-0014
www.sanofi-aventis.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Paliativo: 1. Que ou o que tem a qualidade de acalmar, de abrandar temporariamente um mal (diz-se de medicamento ou tratamento); anódino. 2. Que serve para atenuar um mal ou protelar uma crise (diz-se de meio, iniciativa etc.).
2 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
3 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
4 Metástases: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
5 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
8 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
9 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
10 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
11 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
12 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
13 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
14 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
15 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
16 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
17 Cabeça:
18 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
19 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
20 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
21 Hemorrágica: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
22 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
23 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
24 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
25 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
26 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Tem alguma dúvida sobre TAMOFEN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.