PONDUSVITAM

IQB

Atualizado em 09/12/2014

PONDUSVITAM

Orexígeno1

Comprimidos  Suspensão

Uso adulto e pediátrico

Composição de Pondusvitam

Comprimidos: Cada comprimido contém: Buclizina 25 mg; Cloridrato de tiamina 5 mg; Riboflavina 3 mg; Cloridrato de piridoxina 3 mg; Nicotinamida 5 mg. Suspensão: Cada 5 ml contém: Buclizina 5 mg; Cloridrato de tiamina 1,5 mg; Riboflavina 0,5 mg; Nicotinamida 2,5 mg; Cloridrato de Piridoxina 0,5 mg.

Propriedades de Pondusvitam

O cloridrato de buclizina através do estímulo indireto dos centros hipotalâmicos da fome, atuando como antagonista2 da serotonina, promove acentuado aumento do apetite e ganho ponderal3, associado com a deposição de tecido adiposo4 em distribuição normal e incremento na utilização das proteínas5 ingeridas com maior incorporação de aminoácidos. Não é virilizante nem age na esfera sexual.

Indicações de Pondusvitam

Estimulante do apetite, indicado no tratamento de distúrbios pôndero-estaturais na infância, nos estados de astenia6, anorexia7 e caquexia8 e nos períodos de convalescença pós-enfermidades infecciosas.

Contra-Indicações de Pondusvitam

É formalmente contra-indicado nos três primeiros meses de gravidez9.

Posologia de Pondusvitam

Adultos: 1 comprimido meia hora antes das principais refeições. Crianças: 1 a 2 colheres das de chá (5 ml), meia-hora antes das principais refeições.

Apresentações de Pondusvitam

Caixa com 20 comprimidos e frasco com 100 ml de suspensão.


IQB  Instituto de Química e Biologia S/A.

PONDUSVITAM - Laboratório

IQB
RUA A, 20 - NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
NITERÓI/RJ - CEP: 24130-670
Tel: 21 2625-1702
Site: http://iqb@iqb.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "IQB"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Orexígeno: Que ou o que produz orexia, ou seja, produz uma necessidade ou desejo imperioso e contínuo de ingerir alimentos; que produz apetite.
2 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
3 Ponderal: Relativo a peso, equilíbrio. Exemplos: Perda ponderal = perda de peso, emagrecimento. Ganho ponderal = ganho de peso.
4 Tecido Adiposo: Tecido conjuntivo especializado composto por células gordurosas (ADIPÓCITOS). É o local de armazenamento de GORDURAS, geralmente na forma de TRIGLICERÍDEOS. Em mamíferos, existem dois tipos de tecido adiposo, a GORDURA BRANCA e a GORDURA MARROM. Suas distribuições relativas variam em diferentes espécies sendo que a maioria do tecido adiposo compreende o do tipo branco.
5 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
6 Astenia: Sensação de fraqueza, sem perda real da capacidade muscular.
7 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
8 Caquexia: Estado de involução geral caracterizado por perda de peso, astenia e incapacidade de desempenhar atividades mínimas. Pode acompanhar estados terminais das doenças crônicas (SIDA, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória). Também se pode aplicar este termo a um órgão determinado, quando o mesmo se encontra afetado por um transtorno incapacitante terminal (caquexia cardíaca).
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.