Alomide
ALCON
Alomide®
Lodoxamida
Solução Oftálmica Estéril
Forma Farmacêutica e Apresentação de Alomide
Em frascos plásticos conta-gotas contendo 5ml de solução oftálmica.
Composição de Alomide
Cada ml contém:
Lodoxamida (sob a forma de trometamina de lodoxamida)........ 1mg
Veículo constituído de manitol, hipromelose, citrato de sódio, ácido cítrico, edetato dissódico, tiloxapol, cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada q.s.p. 1 ml.
Indicações e Usos de Alomide
ALOMIDE Solução Oftálmica é indicado no tratamento de sinais1 e sintomas2 oculares associados com certas doenças oculares alérgicas como ceratoconjuntivite primaveril, conjuntivite3 primaveril, ceratite primaveril e atópica. Os fatores etiológicos são desconhecidos, porém há uma relação entre os alérgenos4 comuns transportados pelo ar e lentes de contato. A lodoxamida pode ser eficaz contra outras doenças oculares onde a hipersensibilidade imediata tipo 1 (ou mastócitos5) exerce um papel principal na resposta inflamatória.
Contra-Indicações de Alomide
ALOMIDE Solução Oftálmica é contra-indicado nas pessoas que tenham uma hipersensibilidade conhecida à lodoxamida ou a qualquer componente da fórmula.
Advertências de Alomide
EXCLUSIVAMENTE PARA USO TÓPICO6. O PRODUTO NÃO DEVE SER INJETADO. Não toque o conta-gotas do frasco em qualquer superfície para evitar a contaminação da solução.
Uso Durante a Gravidez7 e Lactação8 de Alomide
Os estudos de reprodução9, com a trometamina de lodoxamida administrada por via oral a ratos e coelhos, não mostraram qualquer efeito do produto sobre a fertilidade ou capacidade de reprodução9 ou qualquer evidência de embriotoxicidade ou toxicidade10 pré e pós natal. Entretanto, não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. Uma vez que os estudos de reprodução9 em animais nem sempre podem prever as respostas humanas, ALOMIDE® Solução Oftálmica não deve ser usado durante a gravidez7, a menos que seu uso seja considerado indispensável.
Não se sabe se a lodoxamida é excretada no leite humano. Deve-se ter cautela quando ALOMIDE Solução Oftálmica for administrado à mãe lactante11.
Precauções de Alomide
Como acontece com todos os produtos que contenham cloreto de benzalcônio, os usuários de lentes de contato gelatinosas (hidrofílicas) devem abster-se de usar lentes quando estiverem em tratamento com ALOMIDE Solução Oftálmica. As lentes podem ser usadas algumas horas após a interrupção do tratamento. A freqüência recomendada de administração não deve ser excedida. É improvável que ALOMIDE Solução Oftálmica possa afetar a habilidade do paciente em dirigir ou operar máquinas.
Reações Adversas de Alomide
ALOMIDE Solução Oftálmica tem sido geralmente bem tolerado. Em estudos clínicos controlados, o efeito colateral12 comum mais relatado foi desconforto moderado e transitório após a instilação (8,7% dos pacientes), como queimação, ardor13, prurido14 ou lacrimejamento.
Posologia e Administração de Alomide
ADULTOS E CRIANÇAS: 1 ou 2 gotas em cada olho15, quatro vezes por dia, em intervalos regulares.
Os pacientes devem ser orientados que o efeito da terapia com ALOMIDE Solução Oftálmica depende da sua administração em intervalos regulares, conforme recomendado.
É evidente uma melhora nos sinais1 e sintomas2 (diminuição do desconforto, prurido14, sensação de corpo estranho, fotofobia16, dor ocular aguda, lacrimejamento, secreção, vermelhidão/edema17 da conjuntiva18 bulbar e limbo, descamação19 epitelial, ptose20) após alguns dias de tratamento com ALOMIDE Solução Oftálmica, mas um tratamento mais prolongado por até quatro semanas é algumas vezes necessário. Quando ocorrer uma melhora sintomática21, a terapia deve continuar pelo tempo necessário para manter a melhora.
A segurança e a eficácia do ALOMIDE Solução Oftálmica em crianças abaixo de 4 anos de idade não foram estabelecidas.
Se necessário, corticosteróides podem ser usados concomitantemente com o ALOMIDE Solução Oftálmica.
ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA QUANDO CORRETAMENTE INDICADO. PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS. EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.
NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE22.
Alomide - Laboratório
ALCON
AV. N. SRA. DA ASSUNCAO, 736
SAO PAULO/SP
- CEP: 05359001
Tel: (011 )268-7433
Fax: (011 )819-2171
Ver outros medicamentos do laboratório "ALCON"