CYNT

SOLVAY FARMA

Atualizado em 08/12/2014

CYNT

Moxonidina

Indicações de Cynt

A moxonidina é indicada na hipertensão arterial1 sistêmica primária ou essencial.

Contra-Indicações de Cynt

A moxonidina é contra-indicada nos pacientes com hipersensibilidade conhecida
a qualquer um dos componentes do produto, com doença do nó sinusal2 ou com bradicardia3 grave
(freqüência cardíaca em repouso menor que 50 batimentos por minuto).

Advertências e Precauções de Cynt

Se a moxonidina for usada em combinação com um b-bloqueador e ambos tiverem que serdescontinuados, o b-bloqueador deve ser descontinuado primeiro e somente depois a moxonidina.

Interrupção da Droga de Cynt

Como com outros agentes anti-hipertensivos, o tratamento com moxonidina
não deve ser interrompido abruptamente.

Insuficiência Renal4 de Cynt

Embora não ocorra acumulação, o efeito hipotensor da moxonidina deve ser cuidadosamente monitorado nos pacientes com disfunçãorenal (filtração glomerular menor que 60 ml/min), especialmente no início do tratamento.

Uso na Gravidez5 e Lactação6 de Cynt

Não há estudos com moxonidina em mulheres grávidas. Como as experiências
em humanos são limitadas, a moxonidina só deve ser usada durante a gestação se os benefícios
justificarem os potenciais riscos para o feto7. Nos estudos pré-clínicos não foram observados efeitos
sobre o concepto ou na reprodução8. A moxonidina é excretada no leite materno. Mulheres lactantes9
devem parar o tratamento com a droga ou devem ser alertadas para não amamentar enquanto
estiverem usando a moxonidina.

Uso em Crianças de Cynt

A segurança e eficácia em pacientes com menosde 18 anos não foram determinadas.

Uso em Pacientes Idosos de Cynt

Foram notadas alterações na farmacocinética relacionadas à idade, provavelmente devidas à redução da atividade metabólica e/ou
biodisponibilidade ligeiramente maior em idosos. Contudo, essa diferença farmacocinética não é
considerada clinicamente relevante.

Habilidade Para Dirigir ou Operar Máquinas de Cynt

Não existem dados disponíveis que sugiram que a moxonidina tenha efeito sobre a habilidade de dirigir veículos ouoperar máquinas. Entretanto, como foram reportadas sonolência e tontura10, o paciente deve evitar
dirigir veículos e operar máquinas até que tenha certeza que o seu desempenho não foi afetado.

Interações Medicamentosas de Cynt

A administração concomitante de outros anti-hipertensivos tem efeito
aditivo. Em voluntários sadios, não foram observadas interações farmacocinéticas com
hidroclorotiazida, glibenclamida ou digoxina. Não foi demonstrada interação farmacodinâmica com
moclobemida. A moxonidina aumenta moderadamente o desempenho das funções cognitivas nos
pacientes tratados com lorazepam. A moxonidina isoladamente não tem efeitos negativos no
desempenho de testes de função cognitiva11. A moxonidina pode aumentar o efeito sedativo de
benzodiazepinas quando administrada concomitantemente. Como os antidepressivos tricíclicos podem
reduzir a eficácia dos agentes anti-hipertensivos de ação central, não é recomendado que estes
antidepressivos sejam co-administrados com moxonidina.

Reações Adversas de Cynt

Os efeitos adversos reportados com maior freqüência incluem boca12 seca, dor de cabeça13, sonolência, tontura10 e fraqueza.Esses sintomas14 geralmente diminuem após as primeiras semanas do tratamento. Os efeitos adversos
reportados com menos freqüência são: náusea15, dificuldade para dormir e reações alérgicas incluindo
erupção16 cutânea17 e prurido18. Foram reportados casos isolados de angioedema19.

Posologia e Administração de Cynt

A dose inicial usual de moxonidina é de 0,2 mg ao dia, com uma dose diária máxima
de 0,6 mg dividida em duas doses (0,4 mg pela manhã e 0,2 mg à noite). A máxima dose única a ser
administrada é de 0,4 mg. Os ajustes na dose diária devem ser individualizados segundo a resposta do
paciente. A moxonidina pode ser administrada com ou sem alimento. A moxonidina foi coadministrada
com segurança com diuréticos20 tiazídicos e antagonistas de cálcio. A moxonidina é
eliminada em pequena quantidade por hemodiálise21.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. MS - 1.1260.0036

CYNT - Laboratório

SOLVAY FARMA
Rua Salvador Branco de Andrade, 93. Taboão da Serra - SP
São Paulo/SP
Tel: 0800-141500

Ver outros medicamentos do laboratório "SOLVAY FARMA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
2 Nó sinusal: Pequena massa de fibras musculares cardíacas modificadas, localizada na junção da VEIA CAVA SUPERIOR com o átrio direito. Os impulsos da contração provavelmente começam neste nó, propagam-se pelo átrio (ÁTRIO CARDÍACO) sendo então transmitidos pelo feixe de His (FEIXE ATRIOVENTRICULAR) para o ventrículo (VENTRÍCULO CARDÍACO).
3 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
8 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
9 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
10 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
11 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
12 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
13 Cabeça:
14 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
15 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
16 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
17 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
18 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
19 Angioedema: Caracteriza-se por áreas circunscritas de edema indolor e não-pruriginoso decorrente de aumento da permeabilidade vascular. Os locais mais acometidos são a cabeça e o pescoço, incluindo os lábios, assoalho da boca, língua e laringe, mas o edema pode acometer qualquer parte do corpo. Nos casos mais avançados, o angioedema pode causar obstrução das vias aéreas. A complicação mais grave é o inchaço na garganta (edema de glote).
20 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
21 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre CYNT?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.