

DOXAL
EMS S/A
Doxal®
Cloridrato de piridoxina + mononitrato de tiamina
Forma Farmacêutica e Apresentação de Doxal
Doxal® - Caixas contendo 20 comprimido revestidos
Composição de Doxal
Cada comprimido revestido contém: IDR*
cloridrato de piridoxina (vitamina1 B6)....................80 mg ....................12.307 %
mononitrato de tiamina (vitamina1 B1)....................30 mg ....................5.000 %
excipiente q.s.p. ....................1 comprimido revestido
(celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, fosfato de cálcio dibásico, polímero do ácido metacrílico, dióxido de titânio, corante alumínio laca amarelo tartrazina 5, álcool polivinílico+talco+macrogol).
* IDR = Ingestão Diária Recomendada para adultos, de acordo, com a posologia máxima recomendada.
Este produto contém o corante amarelo TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma2 brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.
Informações ao Paciente de Doxal
Ação esperada do medicamento: Doxal® é indicado nas deficiências de vitamina1 B1 (tiamina) e/ou vitamina1 B6 (piridoxina), durante a tensão pré-menstrual e para mulheres que fazem uso de anticoncepcionais.
Cuidados de Armazenamento: Manter à temperatura ambiente (15?C a 30?C). Proteger da luz e manter em lugar seco.
Prazo de Validade: O número do lote e as datas de fabricação e validade estão impressos no cartucho.Não tome medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Gravidez3 e Lactação4: Informar ao médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando.
Cuidados de Administração: O medicamento deverá ser tomado segundo a prescrição médica e de acordo com a posologia estabelecida na bula. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Reações Adversas: Informe a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Contra-indicações e Precauções: Doxal® é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade a algum dos
componentes da fórmula.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja tomando antes do início ou durante o tratamento.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE5.
- INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Doxal® é uma associação vitamínica destinada fundamentalmente a suprir as necessidades das vitaminas B1 e B6 para o funcionamento normal do metabolismo6 de nosso organismo.
O cloridrato de piridoxina regulariza o metabolismo6 dos aminoácidos, exercendo sua atividade nos distúrbios onde o metabolismo6 das proteínas7 é intenso. É eficaz em alguns casos típicos de anemia8 microcítica e hipocrômica. Exerce ação profilática sobre a neurite9 periférica de pacientes em tratamento com drogas como a isoniazida e a cicloserina.
O cloridrato de tiamina é um fator importante no metabolismo6 dos hidratos de carbono, sendo necessário nas situações de aumentado consumo de oxigênio pelos tecidos. Indispensável à transmissão do impulso nervoso, exerce ações antineuríticas e neuroprotetoras em diversas afecções10 do sistema nervoso periférico11.
Farmacocinética:
O cloridrato de piridoxina é rapidamente absorvido pelo trato gastrintestinal, principalmente pelo jejuno12, exceto nas síndromes de má absorção. Não se liga às proteínas7 plasmáticas. O fosfato de piridoxal liga-se totalmente às proteínas7 plasmáticas. Armazena-se principalmente no fígado13 com quantidades menores no músculo e no cérebro14. Sofre biotransformação hepática15, degradando-se em ácido 4-piridóxido. Sua meia-vida é de 15 a 20 dias. É eliminada pela urina16, quase que inteiramente como metabólitos17; o excesso, que não é aproveitado, é excretado pela urina16, grandemente na forma íntegra. É removível pela hemodiálise18.
O cloridrato de tiamina é rapidamente absorvido pelo trato gastrintestinal, principalmente no duodeno19, exceto nas síndromes de má absorção. O álcool inibe sua absorção. Sua absorção oral pode ser aumentada administrando a tiamina em porções divididas junto com alimentos. Sua absorção máxima por via oral é de 8 a 15 mg/dia. Sofre biotransformação hepática15. É eliminado pela urina16, quase que inteiramente como metabólito20. O excesso é excretado na forma íntegra e de metabólitos17 também pela urina16.
Indicações de Doxal
No tratamento e/ou profilaxia das deficiências de vitamina1 B6 (piridoxina) e vitamina1 B1 (tiamina).
Doxal® está particularmente indicado na síndrome21 de tensão pré-menstrual (TPM); em mulheres sob uso contínuo de anticoncepcionais em geral; no alívio das náuseas22 e vômitos23 da gravidez3, no tratamento do alcoolismo agudo24 e das intoxicações em geral; em pacientes que usam drogas como a isoniazida e a cicloserina.
Por causa da presença de vitamina1 B1, Doxal® está indicado no tratamento dos distúrbios cardiovasculares,
gastrintestinais e neurológicos característicos do beribéri.
Contra-Indicações de Doxal
Hipersensibilidade aos componentes da formulação.
Precauções de Doxal
Seguir rigorosamente a dosagem indicada pelo médico, sob o risco de ocorrer hipervitaminose.
Interações Medicamentosas de Doxal
A vitamina1 B6 (piridoxina) diminui a ação da levodopa pela estimulação da enzima25 dopa descarboxilase periférica. Pode também reduzir os níveis séricos da fenitoína e fenobarbital. Muitas drogas como os anticoncepcionais orais, hidralazina, isoniazida e pinicilamina podem aumentar as necessidades de piridoxina.
Efeito Colaterais / Reações Adversas de Doxal
Raros casos de alergia26; manifestações neurológicas periféricas, em particular, um tipo de parestesia27 que ocorre com altas doses de vitamina1 B6 por tempo prolongado, progredindo desde andar vacilante e pés entorpecidos até o adormecimento e desajeitamento das mãos28; este quadro é reversível. Pode inibir a lactação4 por supressão da prolactina29.
Posologia de Doxal
Tensão pré-menstrual: 1 comprimido revestido, 2 vezes ao dia, durante os 7 dias que antecedem a data prevista do início da menstruação30.Nas demais indicações: 1 comprimido revestido, 2 vezes ao dia.
Superdosagem de Doxal
Ataxia31 e severas neuropatias sensoriais têm ocorrido em pacientes que consumiram piridoxina (50 mg a 2 g) por um longo período de tempo. Quando a piridoxina é descontinuada, os sintomas32 diminuem. Pode levar cerca de 6 meses para o completo retorno à normalidade. Como não existe tratamento específico utilizar medidas sintomáticas.
Pacientes Idosos de Doxal
Até o momento não há restrições do uso deste medicamento em pacientes idosos. A posologia é a mesma recomendada para as outras faixas etárias.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS32 PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
Registro MS nº: 1.0583.0182
Farm. Resp.: Maria Geisa P. de Lima e Silva
CRF-SP: nº 8.082
Fabricado e comercializado por EMS S/A.
Rua Com. Carlo Mário Gardano, 450 - S. B. do Campo/SP - CEP: 09720-470
C.N.P.J.: 57.507.378/0001-01
SAC: 0800-191222
www.ems.com.br
Germed Farmacêutica Ltda.
Rod. SP 101, km 08 - Hortolândia/SP
CEP: 13186-901
C.N.P.J.: 45.992.062/0001-65 - INDÚSTRIA BRASILEIRA
DOXAL - Laboratório
EMS S/A
Rod. Jornalista F. A. Proença, km 08. Bairro Chácara Assay.
Hortolândia/SP
- CEP: 13186-901
Site: http://www.ems.com.br
Ver outros medicamentos do laboratório "EMS S/A"
