Preço de GENTAMICINA em Houston/SP: R$ 11,03

GENTAMICINA

ALLERGAN

Atualizado em 08/12/2014

Composição da Gentamicina

colírio1: sulfato de gentamicina (equivalente a3,0 mg de gentamicina base) 5 mg, veículo q.s.p. 1 ml. Veículo basicamente constituído de fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, cloreto de sódio, edetato dissódico e cloreto de benzalcônio. Pomada oftálmica: sulfato de gentamicina (equivalente a 3,0 mg de gentamicina base) 5 mg, excipiente q.s.p. 1 g. Excipiente basicamente constituído de lanolina, cera microcristalina, vaselina sólida e metilparabeno.

Posologia e Administração da Gentamicina

colírio1: instilar 2 gotas nos olhos2, 3 a 4 vezes por dia, ou a critério médico. Pomada oftálmica: aplicar uma pequena quantidade no saco conjuntival, de acordo com a indicação do médico. Para maior comodidade, pode-se utilizar o colírio1 durante o dia e a pomada à noite, ao deitar-se.

Precauções da Gentamicina

o uso prolongado de antibióticos pode ocasionalmente favorecer a infecção3 por microorganismos não sensíveis, inclusive fungos.

Reações Adversas da Gentamicina

irritação ocular transitória. Infecções4 secundárias por germes não sensíveis.

Contra-Indicações da Gentamicina

hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Indicações da Gentamicina

infecções4 externas do globo ocular5 e seus anexos6, causadas por germes sensíveis à gentamicina. Conjuntivite7, ceratite, ceratoconjuntivite, úlcera8 de córnea9, blefarite10 e blefaroconjuntivite, episclerite, dacriocistite11.

Apresentação da Gentamicina

colírio1: frasco plástico conta-gotas, hermeticamente fechado e estéril, com 5 ml. Pomada oftálmica: bisnaga contendo 3,5 g.


GENTAMICINA - Laboratório

ALLERGAN
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1855
São Paulo/SP - CEP: 04548-005
Tel: (11) 829-4575
Site: http://www.allergan.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "ALLERGAN"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Colírio: Preparação farmacológica líquida na qual se encontram dissolvidas diferentes drogas que atuam na conjuntiva ocular.
2 Olhos:
3 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Globo ocular: O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Ele possui em seu exterior seis músculos, que são responsáveis pelos movimentos oculares, e por três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa (protetora) é constituída pela córnea e a esclera. A camada média (vascular) é formada pela íris, a coroide e o corpo ciliar. A camada interna (nervosa) é constituída pela retina.
6 Anexos: 1. Que se anexa ou anexou, apenso. 2. Contíguo, adjacente, correlacionado. 3. Coisa ou parte que está ligada a outra considerada como principal. 4. Em anatomia geral, parte acessória de um órgão ou de uma estrutura principal. 5. Em informática, arquivo anexado a uma mensagem eletrônica.
7 Conjuntivite: Inflamação da conjuntiva ocular. Pode ser produzida por alergias, infecções virais, bacterianas, etc. Produz vermelhidão ocular, aumento da secreção e ardor.
8 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
9 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
10 Blefarite: Inflamação do bordo externo das pálpebras ou pestanas. Também conhecida como palpebrite, sapiranga, sapiroca ou tarsite.
11 Dacriocistite: Inflamação do saco lacrimal.

Tem alguma dúvida sobre GENTAMICINA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.