ROVAMICINA 250 mg

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda

Atualizado em 09/12/2014

Composição da Rovamicina

cada cápsula contém 250 mg (750.000 UI) deespiramicina, excipientes (carboximetilcelulose; fosfato tricálcico; estearato de magnésio).

Posologia e Administração da Rovamicina

adultos e crianças a partir da idade escolar: 1 a 2 cápsulas de 250 mg (750.000 UI), de 6 em 6 horas. Esta posologia pode ser aumentada a critério médico, devendo o tratamento prolongar-se durante 48 horas após o desaparecimento dos sintomas1 da doença. Somente o seu médico poderá indicar a posologia que for mais conveniente para o seu caso. Superdosagem: deve-se proceder à lavagem gástrica2 precoce e tratamento sintomático3.

Precauções da Rovamicina

uma vez que há passagem de Rovamicina para o leite materno, recomenda-se não utilizá-la durante o aleitamento ou, se ela for necessária, a suspensão do aleitamento deve ser considerada. A ausência de eliminação renal4 da molécula ativa faz com que não haja necessidade de se modificar a posologia em caso de insuficiência renal5. Interações medicamentosas: até o presente momento não foram descritas interações da Rovamicina com outros medicamentos.

Reações Adversas da Rovamicina

em geral, muito bem tolerada pelo organismo. Podem ocorrer, embora infreqüentemente, manifestações digestivas, como náuseas6, vômitos7 e diarréia8, ou manifestações alérgicas cutâneas9.

Contra-Indicações da Rovamicina

pacientes alérgicos ao seu princípio ativo, a espiramicina e outros componentes da fórmula.

Indicações da Rovamicina

a indicação de Rovamicina deriva da atividade antibacteriana e das características farmacocinéticas da espiramicina. Pode, pois ser utilizada nas infecções10 causadas por germes definidos como sensíveis, notavelmente em suas manifestações otorrinolaringológicas, broncopulmonares, cutâneas9, genitais (em particular prostáticas), ósseas e estomatológicas.

Apresentação da Rovamicina

estojo com 16 cápsulas.


ROVAMICINA 250 mg - Laboratório

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano/SP - CEP: 08613-010
Site: http://www.sanofi-aventis.com.br
C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 - Indústria Brasileira

Ou

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Av Brasil, 22.155- Rio de Janeiro - RJ
CNPJ 02.685.377/0019-86 - Indústria Brasileira
Atendimento ao Consumidor 0800-703-0014
www.sanofi-aventis.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
3 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
7 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
9 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
10 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.