VERZUM

ELOFAR

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Verzum

cada comprimido contém: cinarizina 75 mg.Excipiente q.s.p. 1 comprimido.

Posologia e Administração de Verzum

distúrbios de circulação1 cerebral: 1 comprimido de 75 mg administrado diariamente. Distúrbios de circulação1 periférica: 1 comprimido de 75 mg administrado 3 vezes ao dia. Distúrbios de equilíbrio: 1 comprimido de 75 mg administrado diariamente. Em geral, o controle dos sintomas2 é obtido com a posologia média diária indicada, ou conforme prescrição médica. Dosagem de manutenção previamente ajustada podem ser mantidas por meses, sem inconvenientes. Nas síndromes crônicas, os melhores resultados são obtidos com um tratamento ininterrupto de várias semanas. - Superdosagem: em caso de superdosagem aguda, os procedimentos de lavagem gástrica3 e tratamento geral de suporte devem ser empregados.

Precauções de Verzum

devido à possibilidade de ocorrer sonolência em alguns pacientes, principalmente no início do tratamento, os pacientes devem ter cuidado na manipulação de máquinas e na condução de veículos. Não são conhecidos os riscos de administração da cinarizina em pacientes grávidas, desta forma, a utilização da droga na gravidez4 deve ser ponderada levando-se em conta benefícios e riscos. - Interações medicamentosas: deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento pela possibilidade de potencialização dos efeitos da cinarizina pelo álcool.

Reações Adversas de Verzum

os efeitos colaterais5 se resumem basicamente à discreta sonolência e transtornos gastrintestinais transitórios, que tendem a desaparecer com o decorrer do tratamento. Excepcionalmente se observou em pacientes idosos e durante o tratamento prolongado, o aparecimento de sintomas2 extrapiramidais ou o agravamento desses sintomas2, quando os mesmos já se encontravam presentes; nesses casos, deve-se interromper o tratamento.

Contra-Indicações de Verzum

pacientes com cardiopatias descompensadas; acidente vascular cerebral6 e insuficiência hepática7 severa.

Indicações de Verzum

tratamento dos distúrbios circulatórios centrais e periféricos e dos distúrbios de equilíbrio de origem vestibular8.

Apresentação de Verzum

embalagem com 30 comprimidos.


VERZUM - Laboratório

ELOFAR
RUA TEREZA CRISTINA, 67
FLORIANOPOLIS/SC - CEP: 88070790
Tel: (048 )248-1344
Fax: (048 )244-1099

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
6 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
7 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
8 Vestibular: 1. O sistema vestibular é um dos sistemas que participam do equilíbrio do corpo. Ele contribui para três funções principais: controle do equilíbrio, orientação espacial e estabilização da imagem. Sintomas vestibulares são aqueles que mostram alterações neste sistema. 2. Exame que aprova e classifica os estudantes a serem admitidos nos cursos superiores.

Tem alguma dúvida sobre VERZUM?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.