AMOXIL-BD

GlaxoSmithKline

Atualizado em 03/06/2015

AMOXIL ® BD
Amoxicilina


Formas Farmacêuticas e Apresentações de Amoxil-Bd

Comprimido revestido: Embalagem com 14 comprimidos de 875mg.Suspensão oral: Embalagem com frasco de 100 ml (200mg e 400mg), acompanhado de medida dosadora.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição de Amoxil-Bd

·       Comprimido revestido
Cada comprimido revestido contém:
.    amoxicilina (sob a forma trihidratada)....................    875 mg    
.    excipiente q.s.p....................        1 comp.    

Excipientes : crospovidona, estearato de magnésio, amido glicolato de sódio, dióxido de silício coloidal, celulose microcristalina, dióxido de titânio, hidroxipropilmetilcelulose, polietilenoglicol, corante vermelho D&C 30.

·       Pó para suspensão oral
Cada 5 ml de suspensão oral contém:
.    amoxicilina ....................    200 mg    ............ 400 mg    
.    veículo q.s.p....................        5 ml    .............    5 ml    

Veículo: açúcar1, benzoato de sódio, citrato de sódio, corante vermelho FDC no 3, goma xanthan, essência de tutti-frutti, sílica coloidal.

Informação ao Paciente de Amoxil-Bd

AMOXIL (amoxicilina) é um antibiótico usado no tratamento de infecções2 não-complicadas.

Conservar o produto ao abrigo da umidade e calor excessivo (temperatura não superior a 25oC).
O prazo de validade do comprimido é de 18 meses e da suspensão oral é de 24 meses, a contar da data de sua fabricação.

A suspensão oral, após reconstituição, ficará estável por 14 dias à temperatura ambiente.

Não use medicamentos com prazo de validade vencido.

Caso ocorra gravidez3 durante ou logo após o tratamento com AMOXIL (amoxicilina), suspenda a medicação e comunique imediatamente ao seu médico.

O uso de AMOXIL (amoxicilina) é contra-indicado para pacientes4 com história de reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Informe ao médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como dor gástrica, náusea5, vômito6, diarréia7 e flatulência.

todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Informe ao seu médico se estiver fazendo uso de outros medicamentos.

A alimentação não interfere com a ação de AMOXIL (amoxicilina), podendo o mesmo ser ingerido juntamente com alimentos.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico.  Pode ser perigoso para sua saúde8.

Informações Técnicas de Amoxil-Bd

Propriedades Farmacodinâmicas
Amoxil
contém como princípio ativo a amoxicilina, quimicamente a D-(-)-alfa-amino p-hidroxibenzil penicilina, uma aminopenicilina semi-sintética do grupo beta-lactâmico de antibióticos. Tem um amplo espectro de atividade antibacteriana contra muitos microrganismos gram-positivos e gram-negativos, agindo através da inibição da biossíntese do mucopeptídeo das paredes das células9.

Tem rápida ação bactericida e perfil de segurança de uma penicilina.

Propriedades Farmacocinéticas
AMOXIL
(amoxicilina) é bem absorvido. A administração oral, geralmente no esquema conveniente de dosagem de três vezes ao dia, produz altos níveis séricos, independentemente do horário em que a alimentação é ingerida. Amoxil (amoxicilina) proporciona boa penetração nas secreções brônquicas e altas concentrações urinárias de antibiótico inalterado.

Amoxicilina não possui alta ligação a proteínas10; aproximadamente 18% do teor total do fármaco11 no plasma12 liga-se a proteínas10. Amoxicilina espalha-se prontamente na maioria dos tecidos e fluidos corporais, com exceção do cérebro13 e fluido espinhal. A inflamação14 geralmente aumenta a permeabilidade15 das meninges16 às penicilinas e isto pode aplicar-se à amoxicilina.

A meia-vida de eliminação é de aproximadamente 1 hora. A principal via de eliminação da amoxicilina é através dos rins17. Aproximadamente 60%-70% de AMOXIL (amoxicilina) são excretados inalterados na urina18 durante as primeiras 6 horas após a administração de uma dose padrão. AMOXIL (amoxicilina) também é parcialmente eliminado pela urina18 como ácido penicilóico inativo, em quantidades equivalentes a 10%-25% da dose inicial.

A administração simultânea de probenecida retarda a excreção de amoxicilina.

Cepas19 dos seguintes microrganismos geralmente são sensíveis à ação bactericida de AMOXIL (amoxicilina) in vitro:

Gram-positivos
Aeróbios:
Streptococcus faecalis, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Streptococcus viridans, Staphylococcus aureus sensível à penicilina, espécies de Corynebacterium, Bacillus anthracis, Listeria monocytogenes.
Anaeróbios: espécies de Clostridium.

Gram-negativos
Aeróbios:
Haemophilus influenzae, Escherichia coli, Proteus mirabilis, espécies de Salmonella, espécies de Shigella, Bordetella pertussis, espécies de Brucella, Neisseria gonorrhoeae, Neisseria meningitidis, Pasteurella septica, Vibrio cholerae, Helicobacter pylori.

Amoxicilina é suscetível à degradação por beta-lactamases e, portanto, o espectro de atividade de AMOXIL (amoxicilina) não inclui os microrganismos que produzem estas enzimas, incluindo Staphylococcus resistente e todas as cepas19 de Pseudomonas, Klebsiella e Enterobacter.

Indicações de Amoxil-Bd

AMOXIL é um antibiótico de amplo espectro, indicado para o tratamento de infecções2 bacterianas causadas por germes sensíveis à ação da amoxicilina.

- CONTRA-INDICAÇÕES:

AMOXIL (amoxicilina) é uma penicilina e não deve ser administrado a pacientes hipersensíveis à penicilina.

Deve-se dedicar atenção à possível sensibilidade cruzada com outros antibióticos beta-lactâmicos, ex.: cefalosporinas.

Advertências e Precauções de Amoxil-Bd

Antes de iniciar o tratamento com AMOXIL (amoxicilina), deve-se fazer uma investigação cuidadosa com relação às reações prévias de hipersensibilidade a penicilinas ou cefalosporinas. Reações de hipersensibilidade (anafilactóides) graves e ocasionalmente fatais foram relatadas em pacientes recebendo tratamento com penicilinas. Estas reações são mais prováveis de ocorrer em indivíduos com um histórico de hipersensibilidade a antibióticos beta-lactâmicos (veja Contra-indicação).

Rashes eritematosos20 (mobiliformes) foram associados à febre21 glandular em pacientes recebendo amoxicilina.

O uso prolongado também pode, ocasionalmente, resultar em supercrescimento de microrganismos não-suscetíveis.

A dose deve ser ajustada em pacientes com insuficiência renal22 (veja Posologia).

Gravidez3 e lactação23
Uso na gravidez3

Estudos do AMOXIL (amoxicilina), em animais, não demonstraram efeitos teratogênicos24. O produto tem estado em extensivo uso clínico desde 1972 e sua adequabilidade na gravidez3 humana foi bem documentada em estudos clínicos. Sendo necessário o tratamento com antibióticos durante a gravidez3, AMOXIL (amoxicilina) pode ser considerado apropriado quando os benefícios potenciais justificarem os riscos potenciais associados ao tratamento.

Uso na lactação23
Amoxicilina pode ser administrada durante a lactação23. Com exceção do risco de sensibilidade associada à excreção de quantidades mínimas de amoxicilina no leite materno, não existem efeitos nocivos conhecidos para o bebê lactente25.

Interações Medicamentosas de Amoxil-Bd

A probenecida reduz a secreção tubular renal26 de amoxicilina. O uso concomitante com AMOXIL (amoxicilina) pode resultar em níveis aumentados e prolongados de amoxicilina no sangue27.

Em comum com outros antibióticos de amplo espectro, AMOXIL (amoxicilina) pode reduzir a eficácia de contraceptivos orais. As pacientes devem ser apropriadamente advertidas.

A administração simultânea de alopurinol, durante o tratamento com amoxicilina, pode aumentar a probabilidade de reações alérgicas da pele28.

O prolongamento do tempo de protrombina29 foi raramente relatado em pacientes recebendo amoxicilina. A monitoração apropriada deve ser realizada quando anticoagulantes30 forem prescritos simultaneamente.

Recomenda-se que, ao realizar testes para verificação da presença de glicose31 na urina18 durante o tratamento com amoxicilina, sejam usados métodos de glicose31 oxidase enzimática. Devido às altas concentrações urinárias de amoxicilina, leituras falso-positivas são comuns com métodos químicos.

Reações Adversas de Amoxil-Bd


Efeitos colaterais32, assim como para outras penicilinas, são incomuns e principalmente de natureza leve e transitória.

Reações de hipersensibilidade: Se ocorrer qualquer reação de hipersensibilidade, o tratamento deve ser descontinuado.

Erupções de pele28, prurido33 e urticária34 foram ocasionalmente relatados. foram Raramente relatadas reações de pele28, tais como eritema multiforme35 e síndrome de Stevens-Johnson36, necrólise epidérmica tóxica37 e dermatite38 bolhosa e exfoliativa.

Assim como ocorre com outros antibióticos, reações alérgicas graves, incluindo edema angioneurótico39, anafilaxia40 (veja Advertências), doença do soro41 e vasculite42 de hipersensibilidade foram raramente relatadas.

Nefrite43 intersticial44 pode ocorrer raramente.

Reações gastrintestinais: Os efeitos incluem náusea5, vômito6 e diarréia7. Candidíase45 intestinal e colite46 associada a antibióticos (incluindo colite46 pseudomembranosa e colite46 hemorrágica47) foram raramente relatadas.

Efeitos hepáticos:
Um aumento moderado em AST e/ou ALT foi ocasionalmente observado, mas a significância do fato não está clara. Assim como ocorre com outros antibióticos beta-lactâmicos, hepatite48 e icterícia49 colestática foram raramente relatadas.

Efeitos hematológicos: Da mesma forma que com outros beta-lactâmicos, leucopenia50 reversível (incluindo neutropenia51 grave ou agranulocitose52), trombocitopenia53 reversível e anemia hemolítica54 foram raramente relatadas. O prolongamento do tempo de sangramento e do tempo de protrombina29 também foram raramente relatados (veja Advertências).

Efeitos sobre o SNC55:
Os efeitos sobre o SNC55 foram raramente observados. Eles incluem hipercinesia56, vertigem57 e convulsões. As convulsões podem ocorrer em pacientes com função renal26 prejudicada ou naqueles recebendo altas dosagens.

Efeitos diversos:
Descoloração superficial dos dentes foi raramente relatada e, na maioria dos casos, com a suspensão e comprimidos mastigáveis. A descoloração geralmente pode ser removida pela escovação.

Posologia de Amoxil-Bd

ComprimidosDose para adultos (incluindo pacientes idosos):
Dose padrão para adultos: 875mg a cada 12 horas.

Suspensão oral
A dose usual diária recomendada é:
·     25mg/kg/dia em infecções2 leves a moderadas (infecções2 do trato respiratório superior; ex.: tonsilite recorrente, infecções2 do trato respiratório inferior e infecções2 da pele28 e dos tecidos moles).

·     45mg/kg/dia para o tratamento de infecções2 mais sérias (infecções2 do trato respiratório superior; ex.: otite média58 e sinusite59; infecções2 do trato respiratório inferior, ex.: broncopneumonia60 e infecções2 do trato urinário61).

As tabelas abaixo fornecem instruções para crianças.

Crianças acima de 2 anos

25mg/kg/dia     2 - 6 anos (13 - 21 kg)      5,0 ml de Amoxil BD Suspensão 200mg/5ml  ou     2,5 ml de Amoxil BD Suspensão 400mg/5ml 2 vezes ao dia     
    7 - 12 anos (22 - 40 kg)     10,0 ml de Amoxil BD Suspensão 200mg/5ml  ou     5,0 ml de Amoxil BD Suspensão 400mg/5ml 2 vezes ao dia    
45mg/kg/dia    2 - 6 anos (13 - 21 kg)    10,0 ml de Amoxil BD Suspensão 200mg/5ml  ou     5,0 ml de Amoxil BD Suspensão 400mg/5ml 2 vezes ao dia     
    7 - 12 anos (22 - 40 kg)    10,0 ml de Amoxil BD Suspensão 400mg/5ml 2 vezes ao dia    

Crianças de 2 meses a 2 anos

Crianças abaixo de 2 anos devem receber doses de acordo com o peso corporal.


AMOXIL BD suspensão 400mg/5ml    
Peso (kg)    25mg/kg/dia (ml/2 vezes ao dia)    45mg/kg/dia (ml/2 vezes ao dia)    

2    0,3    0,6    
3    0,5    0,8    
4    0,6    1,1    
5    0,8    1,4    
6    0,9    1,7    
7    1,1    2,0    
8    1,3    2,3    
9    1,4    2,5    
10    1,6    2,8    
11    1,7    3,1    
12    1,9    3,4    
13    2,0    3,7    
14    2,2    3,9    
15    2,3    4,2    

A experiência com Amoxil BD Suspensão 200mg/5ml e 400mg/5ml é insuficiente para embasar recomendações de dosagem para crianças abaixo de 2 meses de idade.
Bebês62 com função renal26 imatura
Para crianças com função renal26 imatura, Amoxil BD Suspensão 200mg/5ml e 400mg/5ml não é recomendado.

Insuficiência renal22
Para pacientes4 com TFG > 30 ml/min, nenhum ajuste na dosagem é necessário. Para pacientes4 com TFG < 30 ml/min, Amoxil BD não é recomendado.

Insuficiência hepática63
Administrar com cautela; monitorar a função hepática64 em intervalos regulares. No momento, as evidências são insuficientes para servirem de base para uma recomendação de dosagem.

Método de administração:

Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem mastigar. Se necessário, os comprimidos podem ser partidos pela metade e engolidos sem mastigar.

Para preparar a suspensão, coloque água filtrada até a marca indicada no rótulo e agite bem o frasco, até que o pó se misture totalmente com a água. Verifique se a mistura atingiu a marca.

AGITE A SUSPENSÃO ANTES DE USAR.

Para minimizar uma potencial intolerância gastrintestinal, administre no início da refeição. A absorção de AMOXIL (amoxicilina) é otimizada quando administrado no início da refeição. A duração do tratamento deve ser apropriada para a indicação e não deve exceder 14 dias sem revisão.

Superdosagem de Amoxil-Bd

É pouco provável que, em caso de superdosagem com amoxicilina, ocorram problemas. Se observados, efeitos gastrintestinais, tais como náusea5, vômito6 e diarréia7 podem ser evidentes e devem ser tratados sintomaticamente, com atenção ao equilíbrio hidroeletrolítico65.

Durante a administração de altas doses de amoxicilina, uma ingestão adequada de líqüidos e eliminação urinária têm de ser mantidos, a fim de minimizar a possibilidade de cristalúria causada por amoxicilina.

Amoxicilina pode ser removida da circulação66 por hemodiálise67.

ATENÇÃO :

Este produto é um novo medicamento  e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis, ainda não descritas ou conhecidas. Em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

AMOXIL-BD - Laboratório

GlaxoSmithKline
Estrada dos Bandeirantes, 8464
Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22783-110

Ver outros medicamentos do laboratório "GlaxoSmithKline"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
5 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
6 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
7 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
8 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
9 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
10 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
11 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
12 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
13 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
14 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
15 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).
16 Meninges: Conjunto de membranas que envolvem o sistema nervoso central. Cumprem funções de proteção, isolamento e nutrição. São três e denominam-se dura-máter, pia-máter e aracnóide.
17 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
18 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
19 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
20 Eritematosos: Relativos a ou próprios de eritema. Que apresentam eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
21 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
22 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
23 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
24 Teratogênicos: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
25 Bebê Lactente: Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
26 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
27 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
28 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
29 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
30 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
31 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
32 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
33 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
34 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
35 Eritema multiforme: Condição aguda, auto-limitada, caracterizada pelo início abrupto de pápulas vermelhas fixas simétricas, algumas evoluindo em lesões em forma de “alvo”. A lesão alvo são zonas concêntricas de alterações de coloração com a área central púrpura ou escura e a externa vermelha. Elas irão desenvolver vesícula ou crosta na zona central após vários dias. Vinte porcento de todos os casos ocorrem na infância.O eritema multiforme geralmente é precipitado pelo vírus do herpes simples, Mycoplasma pneumoniae ou histoplasmose.
36 Síndrome de Stevens-Johnson: Forma grave, às vezes fatal, de eritema bolhoso, que acomete a pele e as mucosas oral, genital, anal e ocular. O início é geralmente abrupto, com febre, mal-estar, dores musculares e artralgia. Pode evoluir para um quadro toxêmico com alterações do sistema gastrointestinal, sistema nervoso central, rins e coração (arritmias e pericardite). O prognóstico torna-se grave principalmente em pessoas idosas e quando ocorre infecção secundária. Pode ser desencadeado por: sulfas, analgésicos, barbitúricos, hidantoínas, penicilinas, infecções virais e bacterianas.
37 Necrólise Epidérmica Tóxica: Sinônimo de Síndrome de Lyell. Caracterizada por necrólise da epiderme. Tem como características iniciais sintomas inespecíficos, influenza-símile, tais como febre, dor de garganta, tosse e queimação ocular, considerados manifestações prodrômicas que precedem o acometimento cutâneo-mucoso. Erupção eritematosa surge simetricamente na face e na parte superior do tronco, provocando sintomas de queimação ou dolorimento da pele. Progressivamente envolvem o tórax anterior e o dorso. O ápice do processo é constituído pela característica denudação da epiderme necrótica, a qual é destacada em verdadeiras lamelas ou retalhos, dentro das áreas acometidas pelo eritema de base. O paciente tem o aspecto de grande queimado, com a derme desnuda, sangrante, eritêmato-purpúrica e com contínua eliminação de serosidade, contribuindo para o desequilíbrio hidroeletrolítico e acentuada perda protéica. Graves seqüelas oculares e esofágicas têm sido relatadas.Constitui uma reação adversa a medicamentos rara. As drogas que mais comumente a causam são as sulfas, o fenobarbital, a carbamazepina, a dipirona, piroxicam, fenilbutazona, aminopenicilinas e o alopurinol.
38 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
39 Edema angioneurótico: Ataques recidivantes de edema transitório que aparecem subitamente em áreas da pele, membranas mucosas e ocasionalmente nas vísceras, geralmente associadas com dermatografismo, urticária, eritema e púrpura.
40 Anafilaxia: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
41 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
42 Vasculite: Inflamação da parede de um vaso sangüíneo. É produzida por doenças imunológicas e alérgicas. Seus sintomas dependem das áreas afetadas.
43 Nefrite: Termo que significa “inflamação do rim” e que agrupa doenças caracterizadas por lesões imunológicas ou infecciosas do tecido renal. Alguns exemplos são a nefrite intersticial por drogas, a glomerulonefrite pós-estreptocócica, etc. Podem manifestar-se por hipertensão arterial, hematúria e dor lombar.
44 Intersticial: Relativo a ou situado em interstícios, que são pequenos espaços entre as partes de um todo ou entre duas coisas contíguas (por exemplo, entre moléculas, células, etc.). Na anatomia geral, diz-se de tecido de sustentação localizado nos interstícios de um órgão, especialmente de vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.
45 Candidíase: É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, SIDA, etc.).
46 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
47 Hemorrágica: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
48 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
49 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
50 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
51 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.
52 Agranulocitose: Doença causada pela falta ou número insuficiente de leucócitos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que se manifesta como ulcerações na garganta e outras mucosas, seguidas por infecções graves.
53 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
54 Anemia hemolítica: Doença hereditária que faz com que os glóbulos vermelhos do sangue se desintegrem no interior dos veios sangüíneos (hemólise intravascular) ou em outro lugar do organismo (hemólise extravascular). Pode ter várias causas e ser congênita ou adquirida. O tratamento depende da causa.
55 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
56 Hipercinesia: Motilidade patologicamente excessiva, com aumento da amplitude e da rapidez dos movimentos.
57 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
58 Otite média: Infecção na orelha média.
59 Sinusite: Infecção aguda ou crônica dos seios paranasais. Podem complicar o curso normal de um resfriado comum, acompanhando-se de febre e dor retro-ocular.
60 Broncopneumonia: Infecção do tecido pulmonar produzida em geral por microorganismos que alcançam os alvéolos através dos brônquios. Pode ser uma doença grave, principalmente em pacientes idosos. Manifesta-se por tosse, febre e opacificação na radiografia de tórax.
61 Trato Urinário:
62 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
63 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
64 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
65 Hidroeletrolítico: Aproximadamente 60% do peso de um adulto são representados por líquido (água e eletrólitos). O líquido corporal localiza-se em dois compartimentos, o espaço intracelular (dentro das células) e o espaço extracelular (fora das células). Os eletrólitos nos líquidos corporais são substâncias químicas ativas. Eles são cátions, que carregam cargas positivas, e ânions, que transportam cargas negativas. Os principais cátions são os íons sódio, potássio, cálcio, magnésio e hidrogênio. Os principais ânions são os íons cloreto, bicarbonato, fosfato e sulfato.
66 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
67 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.