VERRUX

IGEFARMA

Atualizado em 09/12/2014

VERRUX
Colódio Lacto-Salicilado
Solução
Uso adulto e pediátrico
Uso externo

Apresentação e Composição de Verrux

Frasco de vidro contendo 10 mlCada grama1 contém:
Ácido salicílico.................... 0,165g
Ácido lático.................... 0,1452g
Colódio Flexível q.s.p. .................1,00g

Informações ao Paciente de Verrux

Cuidados de conservação: o medicamento deve ser conservado à temperatura ambiente (15-30°C). É altamente inflamável e deve ser mantido longe do fogo ou de chamas. Mantenha o frasco bem fechado após o uso.
Prazo de validade: o prazo de validade está gravado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, sob risco de não produzir os efeitos desejados.
ATENÇÃO:
Aplicar exclusivamente sobre as lesões2, evitando contato com a pele3 sadia.
Medicamento de uso exclusivamente externo.
Evite contato com os olhos4, boca5 e mucosa6.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."
"NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SE RPERIGOSO PARA A SUA SAÚDE7".
"SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS8 PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA."

Indicações de Verrux

Agente queratolítico indicado para remoção de verrugas planas, comuns e plantares.

Contra-Indicações de Verrux

Verrux é contra-indicado em pacientes diabéticos ou com problemas circulatórios ou hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Não deve ser aplicado sobre pintas, marcas de nascença ou em lesões2 onde nasçam pêlos.

Precauções de Verrux

Não aplicar Verrux perto dos olhos4, nas mucosas9 ou sobre a pele3 irritada, inflamada ou infeccionada.

Reações Adversas de Verrux

Pode ocorrer irritação local, acompanhada de sensação de ardor10 e formação de crosta. Estes sintomas8 diminuem com a suspensão da medicação. A ingestão acidental do produto pode acarretar efeitos sistêmicos11 como: vômito12, dor abdominal e acidose13, que é revertida com a ingestão de solução aquosa de bicarbonato de sódio.

Informações Complementares de Verrux

Verrugas são crescimentos causados por infecção14 viral na superfície da pele3. A aparência da verruga depende do local do crescimento.Verrugas comuns: são geralmente pequenas, arredondadas, de superfície áspera. São de cor da pele3 ou de tonalidade marrom, localizadas no corpo em geral.
Verrugas plantares: estão localizadas nas plantas dos pés. São achatadas e internas devido à pressão do peso do corpo. Possuem ponto preto no seu meio, indicando a presença do vaso sangüíneo. São geralmente dolorosas. As verrugas, por serem causadas por uma infecção14 viral são contagiosas, podendo passar de uma pessoa para a outra ou, num mesmo paciente, de uma parte para outra do corpo. Pacientes com sistema imunológico15 enfraquecido são mais susceptíveis à infecção14.

Posologia e Modo de Usar de Verrux

- Lavar corretamente a área afetada com água e sabão. Secar.
- Aplicar com o pincel o Verrux diretamente sobre a verruga, evitando contato com a pele3 sadia. Deixar secar.
- Cobrir a área tratada com fita adesiva.
- Aplicar 1 vez ao dia até eliminação total da verruga ou no máximo por 3 meses.
- Diariamente lixar levemente a superfície da verruga com a parte menos áspera da lixa, evitando sangramento, objetivando eliminar a parte superior rugosa da verruga.
- Se a verruga tornar-se muito dolorida, interromper o tratamento e entrar em contato com seu médico.
OBS: Não parar o tratamento precocemente, pois pode haver uma recaída.
Farmacêutica Responsável:

Dra. Rosa Maria Scavarelli
CRF - SP 6.015
IGEFARMA LABORATÓRIOS S.A.
Marginal Direita da Via Anchieta, km 13,5
São Bernardo do Campo - SP
CEP: 09696-005
CNPJ 61.517.397/0001-88
Indústria Brasileira

VERRUX - Laboratório

IGEFARMA
Av. Marginal Direita Via Anchieta Km 13,5 - Bairro: Rudge Ramos
São Bernardo Do Campo/SP - CEP: 09883-000
Site: http://www.grupoigefarma.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "IGEFARMA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
2 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Olhos:
5 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
6 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
8 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
9 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
10 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
11 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
12 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
13 Acidose: Desequilíbrio do meio interno caracterizado por uma maior concentração de íons hidrogênio no organismo. Pode ser produzida pelo ganho de substâncias ácidas ou perda de substâncias alcalinas (básicas).
14 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
15 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.

Tem alguma dúvida sobre VERRUX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.