Preço de TENAG em Houston/SP: R$ 52,23

TENAG

MARJAN

Atualizado em 09/12/2014

Tenag

Identificação do Produto de Tenag

Vitex agnus-castus L.MEDICAMENTO FITOTERÁPICO TRADICIONAL

Nomenclatura botânica

Nome científico: Vitex agnus-castus L.

Nome popular: Chaste Tree

Família: Verbenaceae

Forma Farmacêutica e Apresentações de Tenag

Comprimidos revestidos - caixas com 20 comprimidos.
 

Composição de Tenag

Cada comprimido revestido contém:

Extrato seco de Vitex agnus-castus L. .................... 40 mg

Excipientes: celactose, estearato de magnésio, explotab, dióxido de silício, eudragit, talco, dióxido de titânio, corante lacca vermelho n°6, polissorbato, trietilcitrato, polietilenoglicol e simeticone.

Cada comprimido revestido contendo 40mg de Vitex agnus-castus L. apresenta 4 a 5% de iridóides totais, expressos como aucubina.

Informação ao Paciente de Tenag

Ação esperada do medicamento

Altera a relação dos hormônios sexuais femininos, corrigindo o desequilíbrio.

Cuidados na conservação

O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade.

Prazo de validade

36 meses após a data de fabricação impressa no cartucho.

Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.

Conduta na gravidez1 e na lactação2

Devido às ações farmacológicas documentadas e à ausência de estudos de toxicidade3 em gestantes e em mulheres que amamentam, deve-se evitar o uso durante a gravidez1 e a lactação2.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez1 na vigência do seu tratamento ou após seu término. Informar ao médico se estiver amamentando.

Cuidados de administração

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento

Recomenda-se continuar o tratamento por várias semanas após a melhora dos sintomas4.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas

Ocasionalmente, poderão ocorrer prurido5 e urticária6, dores de cabeça7 e queixas gastrointestinais. Algumas mulheres relatam aumento do fluxo menstrual durante o tratamento, que frequentemente é uma indicação de eficácia terapêutica8.

Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS

Ingestão concomitante com outras substâncias

Não deve ser usado conjuntamente com outras terapias endócrinas (reposição hormonal, anticoncepcionais orais, hormônios sexuais). Pode ter seu efeito diminuído pela ingestão de drogas antagonistas dos receptores dopaminérgicos.

Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Contra-indicações e precauções

Seu uso está contra-indicado nas seguintes situações: tratamento com outras terapias endócrinas ( reposição hormonal, anticoncepcionais orais, hormônios sexuais); defeitos metabólicos do FSH; gravidez1 e lactação2.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE9.

Informações Técnicas de Tenag

Parte utilizada da planta: fruto.

Características químicas e farmacológicas

Vitex agnus-castus L., um membro da família Verbenaceae, contém óleos essenciais (monoterpenos e sesquiterpenos), flavonóides (incluindo acasticina) e glicosídeos iridóides (incluindo aucubina e agno-sídeo).

Não existem dados disponíveis sobre a farmacocinética.

Em relação à farmacodinâmica, Vitex agnus-castus L. inibe a secreção de FSH e estimula a secreção de LH, desviando a relação estrógeno10/progesterona a favor da progesterona. Este efeito de Vitex agnus-castus L. para aumentar ou modular os níveis de progesterona no organismo é um efeito indireto e não uma ação hormonal direta.

Estudos em ratos demonstraram que Vitex agnus-castus L. inibe a liberação de prolactina11 pela hipófise12, principalmente em condições de estresse, pela habilidade de Vitex agnus-castus L. de se ligar aos receptores dopaminérgicos.

Indicações de Tenag

Irregularidades do ciclo menstrual como: metrorragia13, oligomenorréia14, polimenorréia e amenorréia secundária15.

Síndrome16 pré-menstrual principalmente sintomas4 como mastalgia17 e retenção líquida.

Outras: hiperprolactinemia, infertilidade18 devido a níveis diminuídos de progesterona ou hiperprolactimenia.

Contra - Indicações de Tenag

Seu uso está contra-indicado nas seguintes situações:

tratamento com outras terapias endócrinas ( reposição hormonal, anticoncepcionais orais, hormônios sexuais); defeitos metabólicos do FSH; gravidez1 e lactação2.

 

Precauções e Advertências de Tenag

Recomenda-se continuar o tratamento por várias semanas após melhora dos sintomas4.

Interações Medicamentosas de Tenag

Não deve ser usado conjuntamente com outras terapias endócrinas (reposição hormonal, anti-conceptivos orais, hormônios sexuais). Pode ter seu efeito diminuído pela ingestão de drogas antagonistas dos receptores dopaminérgicos.

Reações Adversas de Tenag

Ocasionalmente, poderão ocorrer prurido5 e urticária6, dores de cabeça7 e queixas gastrointestinais. Algumas mulheres relatam aumento do fluxo menstrual durante o tratamento, que freqüentemente é uma indicação de eficácia terapêutica8.

Posologia de Tenag

1 comprimido de 40mg ao dia, em jejum, antes do café da manhã.

Superdosagem de Tenag

Ainda não são conhecidas as manifestações por superdosagem. Em caso de acidente, recomenda-se provocar o esvaziamento gástrico.

ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E EMBORA AS PESQUISAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA, QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS, AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS, EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.

 

Informações de Rodapé de Tenag

M.S. 1.0155.0038 •  Farm. Resp: Regina H. V. Souza / CRF-SP nº 6394

Marjan Ind. e Com. Ltda •  Rua Gibraltar,165 •  Sto. Amaro -São Paulo/SP •  CEP:04755-070

TEL:(11)5642-9888 •  CNPJ nº 60.726.692/0001-81

TENAG - Laboratório

MARJAN
Rua Gibraltar, 165
São Paulo/SP - CEP: 04755-070
Tel: (11) 5642-9888

Ver outros medicamentos do laboratório "MARJAN"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
6 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
7 Cabeça:
8 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
10 Estrógeno: Grupo hormonal produzido principalmente pelos ovários e responsáveis por numerosas ações no organismo feminino (indução da primeira fase do ciclo menstrual, desenvolvimento dos ductos mamários, distribuição corporal do tecido adiposo em um padrão feminino, etc.).
11 Prolactina: Hormônio secretado pela adeno-hipófise. Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias. O aumento de produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia, podendo causar alteração menstrual e infertilidade nas mulheres. No homem, gera impotência sexual (por prejudicar a produção de testosterona) e ginecomastia (aumento das mamas).
12 Hipófise:
13 Metrorragia: Hemorragia uterina produzida fora do período menstrual. Pode ser sinal de menopausa. Em certas ocasiões é produzida pela presença de tumor uterino ou nos ovários.
14 Oligomenorréia: Menstruação produzida a intervalos prolongados. Pode ser a expressão de anormalidades na função ovariana.
15 Amenorréia secundária: É a ausência de menstruação por um período maior do que três meses consecutivos em uma mulher que anteriormente já apresentou ciclos menstruais.
16 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
17 Mastalgia: Dor nas mamas. Costuma ser um distúrbio benigno em mulheres jovens devido a um desequilíbrio hormonal durante o ciclo menstrual. Mas, pode ter outras causas.
18 Infertilidade: Capacidade diminuída ou ausente de gerar uma prole. O termo não implica a completa inabilidade para ter filhos e não deve ser confundido com esterilidade. Os clínicos introduziram elementos físicos e temporais na definição. Infertilidade é, portanto, freqüentemente diagnosticada quando, após um ano de relações sexuais não protegidas, não ocorre a concepção.

Tem alguma dúvida sobre TENAG?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.