XYLESTESIN 2% S/V-50carp. 1,8ml

CRISTALIA

Atualizado em 09/12/2014

XYLESTESIN 2% S/V-50carp. 1,8ml:

Xylestesin® 2%
Cloridrato de Lidocaína
_ Sem vasoconstritor
_Com Norepinefrina 1:50.000

Forma Farmacêutica de Xylestesin

Solução injetável  1,8 ml Anestésico odontológico de rápida ação.

Apresentação de Xylestesin

Caixa contendo 50 tubetes de 1,8 ml

Composição de Xylestesin

Cada tubete de 1,8 ml contém 2% com Vasoconstritor 2% sem VasoconstritorCloridrato de Lidocaína (DCB 0739.02-2) 36 mg 36 mg
Bitartarato de Norepinefrina (DCB 0900.02-8) 0,072 mg
Veículo estéril qsp 1,8 ml 1,8 ml
(Veículo sem vasoconstritor: cloreto de sódio, metilparabeno, hidróxido de sódio, água para injetáveis)
(Veículo com vasoconstritor: edetato de sódio, bicarbonato de sódio, cloreto de sódio, metabissulfito de sódio, metilparabeno, água para injetáveis)
USO PEDIÁTRICO OU ADULTO

Informações ao Paciente de Xylestesin

XYLESTESIN® 2% (Cloridrato de Lidocaína) com e sem vasoconstritor, na forma de tubetes é o anestésico odontológico mais usado devido às suas excepcionais propriedades como latência1 extremamente curta, grande margem de segurança e excelente tolerância clínica, local e geral.
XYLESTESIN® 2% Tubetes proporciona uma anestesia2 instalada entre 50 e 70 segundos com duração de até 90 minutos para a apresentação sem vaso e de 2 a 3 horas com vasoconstritor.
Seu prazo de validade é de 24 meses para o produto com Norepinefrina e 36 meses para o produto sem vasoconstritor, a partir da data de fabricação, sendo que após este prazo o produto não apresenta mais efeito terapêutico.
Conservar o produto sem vasoconstritor em temperatura ambiente, entre 15 e 30ºC, protegido da luz. O produto com vasoconstritor deve ser conservado em temperatura ambiente controlada, entre 15 e 25ºC, protegido da luz.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE3.

Informações Técnicas de Xylestesin

XYLESTESIN® 2% (Cloridrato de Lidocaína), sendo um anestésico local, impede ao mesmo tempo a origem e a condução do impulso nervoso. Seu principal local de ação, acha-se na membrana celular4 e, aparentemente, há pouca atividade de importância fisiológica5 no exoplasma.XYLESTESIN® 2% bloqueia a condução do impulso nervoso por meio da interferência no processo fundamental de origem do potencial de ação do nervo, principalmente o grande aumento transitório da permeabilidade6 da membrana aos íons7 sódio produzido por leve despolarização da membrana. À medida em que a ação anestésica progride num nervo o limiar para a excitabilidade elétrica aumenta gradualmente e o fator de segurança para a condução diminui. Sendo esta ação suficientemente intensa, dá-se o bloqueio da condução.
A duração do anestésico local é proporcional ao tempo em que o mesmo se acha em contato com os tecidos nervosos. Portanto, os processos que contribuem para localizar o medicamento no nervo, concorrem para prolongar acentuadamente a duração da anestesia2. Na prática clínica, a injeção8 de um anestésico local é geralmente acompanhada de Adrenalina9 (1:100.000) ou de um congênere. Deste modo a Adrenalina9 diminui a velocidade de absorção e condiciona a velocidade de sua destruição para marchar pari passu com a velocidade com que é absorvida pela circulação10 sanguínea.

Indicações de Xylestesin

XYLESTESIN® 2% Tubetes está indicada para anestesia2 local em odontologia.
CONTRA-INDICAÇÕES:
XYLESTESIN® 2% apresenta uma notável tolerância clínica e não provoca reações alergênicas. Todavia, havendo superdosagem, técnica defeituosa ou injeção8 intravascular11, podem ocorrer reações tóxicas.

Precauções de Xylestesin

A administração da solução anestésica deve ser feita lentamente (1 ml por minuto) e a dose deve restringir-se à quantidade necessária para obtenção da anestesia2.

Posologia de Xylestesin

ANESTESIA2 TERMINAL BLOQUEIO CIRURGIA
1 ml 1,5 a 1,8 ml 3 a 5 ml
DOSES MAXIMAS XYLESTESIN® 2% s/vaso:- 11 ml (06 tubetes)
PERMITIDAS XYLESTESIN® 2% c/vaso:- 25 ml (14 tubetes)
Na rotina deve-se usar XYLESTESIN® 2% com Norepinefrina 1:50.000.
XYLESTESIN® 2% sem vasoconstritor deve ser reservada para uso em cardíacos e na tireotoxicose e quando há sensibilidade à Norepinefrina.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA OU DE CIRURGIÃO-DENTISTA
EXCLUSIVAMENTE PARA USO PROFISSIONAL
N.º do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho
Reg. MS N.º 1.0298.0072 (com vasoconstritor)
Reg. MS N.º 1.0298.0029 (sem vasoconstritor)
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis CRF-SP N.º 5061

CRISTÁLIA - Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira-Lindóia, km 14  Itapira - SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira


REVISADO EM 27/09/01

XYLESTESIN 2% S/V-50carp. 1,8ml - Laboratório

CRISTALIA
Escritório central - Unidade II: Av. Paoletti, 363 - Nova Itapira
Itapira/SP - CEP: 13970-000
Tel: (19) 3863-9500
Fax: (19) 3863-9500
Site: http://www.2cristalia.com.br/fale_conosco.php
Escritório comercial
Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1847 - Butantã
São Paulo /SP
CEP: 05581-001
Tel./Fax: (11) 3723-6400

Unidade I
Rod. Itapira-Lindóia, Km 14 - Ponte Preta
Itapira /SP
CEP: 13970-000
Tel./Fax: (19) 3843-9500

Unidade III
Av. Nossa Senhora Assunção, 574 - Butantã
São Paulo /SP
CEP: 05359-001
Tel./Fax: (11) 3732-2250

Ver outros medicamentos do laboratório "CRISTALIA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Latência: 1. Estado, caráter daquilo que se acha latente, oculto. 2. Por extensão de sentido, é o período durante o qual algo se elabora, antes de assumir existência efetiva. 3. Em medicina, é o intervalo entre o começo de um estímulo e o início de uma reação associada a este estímulo; tempo de reação. 4. Em psicanálise, é o período (dos quatro ou cinco anos até o início da adolescência) durante o qual o interesse sexual é sublimado; período de latência.
2 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Membrana Celular: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
5 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
6 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).
7 Íons: Átomos ou grupos atômicos eletricamente carregados.
8 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
9 Adrenalina: 1. Hormônio secretado pela medula das glândulas suprarrenais. Atua no mecanismo da elevação da pressão sanguínea, é importante na produção de respostas fisiológicas rápidas do organismo aos estímulos externos. Usualmente utilizado como estimulante cardíaco, como vasoconstritor nas hemorragias da pele, para prolongar os efeitos de anestésicos locais e como relaxante muscular na asma brônquica. 2. No sentido informal significa disposição física, emocional e mental na realização de tarefas, projetos, etc. Energia, força, vigor.
10 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
11 Intravascular: Relativo ao interior dos vasos sanguíneos e linfáticos, ou que ali se situa ou ocorre.

Tem alguma dúvida sobre XYLESTESIN 2% S/V-50carp. 1,8ml?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.