INFORMAÇÕES TÉCNICAS ATURGYL ADULTO E INFANTIL

Atualizado em 18/05/2016

Aturgyl contém como princípio ativo o cloridrato de fenoxazolina, quimicamente o cloridrato de isopropil-2'-fenoximetil-2-imidazolina, um simpaticomimético com ação vasoconstritora na mucosa1 rinofaríngea. Esta ação é rápida e particularmente prolongada, persistindo, em média, durante 7 horas. Métodos de pesquisa objetiva, rinometria indireta e rinorreometria, podem demonstrar que, na coriza2 aguda, a duração do efeito atinge 7-9 horas, sem ocorrência de vasodilatação secundária.

A técnica clássica do íleo3 isolado de cobaia permite evidenciar que Aturgyl manifesta uma ação da mesma ordem que os anti-histamínicos comumente utilizados em terapêutica4.

Ainda que secundária, a ação anestésica local de Aturgyl é considerada como uma importante propriedade, por atenuar a sensação de prurido5 nasal, freqüentemente associada às rinites.

Aturgyl não modifica a função autodepuradora da mucosa1 nasal, não comprometendo, dessa forma, a drenagem6 das secreções nasais e sinusais, normais ou patológicas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
2 Coriza: Inflamação da mucosa das fossas nasais; rinite, defluxo.
3 Íleo: A porção distal and mais estreita do INTESTINO DELGADO, entre o JEJUNO e a VALVA ILEOCECAL do INTESTINO GROSSO. Sinônimos: Ileum
4 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
5 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
6 Drenagem: Saída ou retirada de material líquido (sangue, pus, soro), de forma espontânea ou através de um tubo colocado no interior da cavidade afetada (dreno).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.