PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS ACTICALCIN

Atualizado em 18/05/2016


A calcitonina1 promove uma acentuada inibição do processo de reabsorção óssea pelos osteoclastos2, de modo transitório. Com o uso contínuo, persiste a diminuição da reabsorção. Há evidências que a formação óssea pode ser aumentada pelo ACTICALCINÒ através do aumento da atividade osteoblástica. Estudos em animais provaram que a calcitonina1 endógena participa primariamente através da ação sobre o osso, com o paratormônio (PTH) na regulação homeostática do cálcio sangüíneo. Por conseguinte, níveis elevados de cálcio no sangue3 causam aumento da secreção desse hormônio4, que por sua vez, inibe a reabsorção óssea. O fenômeno reduz a transferência de cálcio ósseo para o sangue3. Em adultos normais, que possuem grau relativamente baixo de reabsorção, a  administração de calcitonina1 exógena resulta em leve diminuição do cálcio sérico. Em pacientes com doença de Paget generalizada, a reabsorção óssea é mais rápida e a queda do cálcio sérico mais pronunciada em resposta ao hormônio4. Sobre o rim5, a calcitonina1 aumenta a excreção dos  íons6  fosfato,  cálcio  e  sódio, decorrentemente à diminuição da reabsorção tubular. Entretanto,  uma vez que o efeito ósseo é predominante, constata-se na maioria dos casos, uma estabilização e, até mesmo, uma diminuição da calciúria. Sobre o sistema  nervoso central e  periférico, a calcitonina1  apresenta  efeito  analgésico7 aumentando os níveis de bb-endorfina ou, indiretamente, pela fixação  em  receptores específicos.  A avaliação farmacocinética para 100 U.I., segue os parâmetros seguintes: a) tempo de pico (Tmax) em minutos = 52,50 ± 6,88 e pico de concentração (Cmax) em pg/ml = 219,17 ± 5,16. b) Constante de eliminação de primeiro grau (bb) = 0,00371 ± 0,00026. c) Meia-vida (†½)  em minutos  = 1998,71 ± 15,97. A via de administração varia as características farmacocinéticas de ACTICALCINÒ. Na verdade, o spray de calcitonina1 sintética identifica-se por rápida absorção (devido à rica vascular8ização da mucosa9 nasal) e  pico de absorção menor  (c.a. 35%) que a solução injetável i.m. A quantidade de hormônio4 absorvida  via nasal  e detectada no soro10 é menor que a total i.m. Todavia, isto não é necessariamente importante aos propósitos esperados à atividade metabólica do produto. Os níveis mínimos de eficácia para  obter-se  o efeito farmacológico não são conhecidos.

Precauções especiais para a conservação do produto: Preservar em  temperatura  abaixo de  22°C, ao abrigo da luz.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Calcitonina: Hormônio secretado pela glândula tireoide que inibe a perda de cálcio dos ossos.
2 Osteoclastos: Célula que garante a destruição do tecido ósseo.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
4 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
5 Rim: Os rins são órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
6 Íons: Átomos ou grupos atômicos eletricamente carregados.
7 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
8 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
9 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
10 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.