INFORMAÇÕES TÉCNICAS ADEROGIL D3 GOTAS

Atualizado em 18/05/2016

ADEROGIL D3 possui em sua formulação duas vitaminas (Vitamina1 A e Vitamina1 D) em solução lipossolúvel, permitindo a sua utilização nos casos de carência e hipovitaminoses.

A Vitamina1 A desempenha um papel essencial na função retiniana, pois na forma de retinol se combina com a opsina (pigmento vermelho da retina2) formando a rodopsina, necessária para a adaptação visual na escuridão, atua no crescimento ósseo, na função testicular e ovariana, e no desenvolvimento embrionário. Atua também como cofator em reações bioquímicas. A Vitamina1 A é  absorvida no trato gastrintestinal. A excreção ocorre essencialmente através das fezes e urina3. Sua biotransformação é hepática4.

A Vitamina1 D3 atua regulando positivamente a homeostasia5 do cálcio. É essencial para promover a absorção e utilização de cálcio e fosfato e para calcificação6 normal dos ossos.

A Vitamina1 D3, o paratohormônio e a calcitonina7 são os principais reguladores da concentração de cálcio no plasma8. O mecanismo
pelo qual a Vitamina1 D3 atua para manter as concentrações de cálcio e fosfato normais é facilitando sua absorção no intestino delgado9, potencializando sua mobilização nos ossos e diminuindo sua excreção renal10. Estes processos servem para manter as concentrações de cálcio e potássio no plasma8 em níveis ideais, essenciais para a atividade neuromuscular normal, mineralização dos ossos e outras funções dependentes do cálcio. A Vitamina1 D3 é rapidamente absorvida pelo intestino delgado9, ligando-se a alfa-globulinas11 específicas para o seu transporte. Sua eliminação é essencialmente biliar e renal10.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Retina: Parte do olho responsável pela formação de imagens. É como uma tela onde se projetam as imagens: retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico. Possui duas partes: a retina periférica e a mácula.
3 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Homeostasia: Processo de regulação pelo qual um organismo mantém constante o seu equilíbrio. Em fisiologia, é o estado de equilíbrio das diversas funções e composições químicas do corpo (por exemplo, temperatura, pulso, pressão arterial, taxa de açúcar no sangue, etc.).
6 Calcificação: 1. Ato, processo ou efeito de calcificar(-se). 2. Aplicação de materiais calcíferos básicos para diminuir o grau de acidez dos solos e favorecer seu aproveitamento na agricultura. 3. Depósito de cálcio nos tecidos, que pode ser normal ou patológico. 4. Acúmulo ou depósito de carbonato de cálcio ou de carbonato de magnésio em uma camada de profundidade próxima a do limite de percolação da água no solo, que resulta em certa mobilidade deste e alteração de suas propriedades químicas.
7 Calcitonina: Hormônio secretado pela glândula tireoide que inibe a perda de cálcio dos ossos.
8 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
9 Intestino delgado: O intestino delgado é constituído por três partes: duodeno, jejuno e íleo. A partir do intestino delgado, o bolo alimentar é transformado em um líquido pastoso chamado quimo. Com os movimentos desta porção do intestino e com a ação dos sucos pancreático e intestinal, o quimo é transformado em quilo, que é o produto final da digestão. Depois do alimento estar transformado em quilo, os produtos úteis para o nosso organismo são absorvidos pelas vilosidades intestinais, passando para os vasos sanguíneos.
10 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
11 Globulinas: Qualquer uma das várias proteínas globulares pouco hidrossolúveis de uma mesma família que inclui os anticorpos e as proteínas envolvidas no transporte de lipídios pelo plasma.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.