REAÇÕES ADVERSAS BUSCOPAN PLUS

Atualizado em 18/05/2016
Com relação ao componente brometo de N-butilescopolamina, podem ocorrer, ocasionalmente, reações de hipersensibilidade, tais como urticária1. Podem ocorrer efeitos anticolinérgicos, como diminuição do suor e produção da saliva, bem como aceleração dos batimentos cardíacos. Quanto ao paracetamol, nas doses usuais e principalmente no tratamento a longo prazo pode ocorrer disfunção hepática2 de intensidade variável, mas raramente necrose3. Sob uso prolongado podem surgir também discrasias sangüíneas4. A literatura a respeito relata casos de trombocitopenia5, pancitopenia6, agranulocitose7, anemia hemolítica8 e meta-hemoglobinemia, já tendo sido relatados casos de aplasia medular. O uso prolongado pode provocar necrose3 papilar renal9. Reações cutâneas10 têm sido relatadas e incluem principalmente eritema11 e urticária1.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
2 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
3 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
4 Discrasias sangüíneas: Qualquer alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
5 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
6 Pancitopenia: É a diminuição global de elementos celulares do sangue (glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas).
7 Agranulocitose: Doença causada pela falta ou número insuficiente de leucócitos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que se manifesta como ulcerações na garganta e outras mucosas, seguidas por infecções graves.
8 Anemia hemolítica: Doença hereditária que faz com que os glóbulos vermelhos do sangue se desintegrem no interior dos veios sangüíneos (hemólise intravascular) ou em outro lugar do organismo (hemólise extravascular). Pode ter várias causas e ser congênita ou adquirida. O tratamento depende da causa.
9 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
10 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
11 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.

Tem alguma dúvida sobre REAÇÕES ADVERSAS BUSCOPAN PLUS?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.